Em Bruxelas: conhecendo o MOOF (Museum Of Original Figurines). O museu que até os que odeiam museus amam!


Bruxelas, como vimos no post passado, é a capital das HQs. E, tem um museu que conta tudinho sobre elas, o Belgium Comic Strip Center. Fiquei muito na dúvida entre visitá-lo ou o MOOF, já que só tinha um dia na cidade. Escolhi o MOOF que me pareceu mais lúdico.

MOOF (Museum Of Original Figurines)



No MOOF podemos ver os figurinos originais de diversos personagens que viraram filmes, originais das HQs, os desenhos que lhes deram origem, e há os 'bonecos" em 3D. São mais de 650 figurinos e objetos, em um espaço colorido e criativo. Uma viagem no tempo, que aquece o coração de crianças e adultos. Há diversos personagens das HQs franco-belgas, das americanas e até dos mangas.

O tour começa com Franquin, seguido do Império Romano e da pequena aldeia gaulesa de Asterix. Passamos pela área dedicada aos Smurfs, onde se vê os primeiros desenhos originais e os "bonecos" utilizados no filme.












A seguir, nos deparamos com o Tintin que é amado na Bélgica. Toda a sua história, e dos países que visitou, pode ser vista no MOOF. Há, também, uma área dedicada ao filme “As aventuras de Tintim” (2011), animação dirigida por Spielberg.










Uma curiosidade sobre o jornalista: seu tradicional topete não constava no desenho original, e só se tornaria sua marca registrada após o episódio em que Tintin dirige um carro conversível.


Depois entramos na na floresta troll com Blake e Mortimer.





Muitas das figuras são colocadas ao lado das placas de quadrinhos originais de onde elas se originaram.

As HQs americanas:


Manga


  


O MOOF fica na Galerie Horta (desça a escada rolante ao entrar), em um espaço entre os hotéis NH e Novotel. Endereço: Rue du Marché aux Herbes 11. O ingresso custa 10 euros para os adultos. Abre diariamente das 10-18h.


a entrada dá na lojinha com vários itens relacionados as HQs,
mas achei tudo caro

Em resumo: o museu é instrutivo, mas mais divertido do que isso. Vale muito a pena para os adultos recordarem a infância e para as crianças conhecerem as maravilhas da Nona Arte de décadas passadas.

Ao lado há a Smurf Store com roupas, brinquedos, acessório, e tudo que você puder imaginar dessa turma azul. Havia, inclusive, aquele boneco que mostrei na 2be de Bruges, que repetia em qualquer língua tudo o que falávamos.





Dica dada!

Aquele abraço!!

Comentários

Postagens mais visitadas