Em busca da sorte em Munique; os leões da Bavária, suas lendas e supertições


Fala sério, vocês já repararam como há leões espalhados por toda Munique? Existem leões na decoração dos palácios, nos monumentos, no logo das cervejarias e até nas tendas do Oktoberfest. Vocês sabem por quê? Bem, o Leão simboliza Bavária há anos. Foi no Século XIII que os Wittelsbacher o adotaram em suas bandeiras e no brasão, como símbolo de força e poder. E, a coisa permaneceu. Assim como os ursos fazem parte de Berlim, os leões fazem parte de Munique.

No Feldherrnhalle, os dois grandes leões foram adicionados em 1900. Reparem como o leão virado para o palácio está rosnando, e aquele que “olha” para a igreja é calmo e está com uma boca fechada. Achei isso engenhoso!





Na entrada do restaurante Ratskeller.




Os mais famosos, uma instituição para os locais, tal qual Hofbräuhaus, são os quatros leões esverdeados que ficam em frente à fachada do Palácio Residenz (na Residenzstrasse).

Eles foram colocado aí há mais de 400 anos e ficam sobre um pedestal, segurando um escudo com pequenos leõezinhos na parte de baixo. Toda vez um morador passa, ele acaricia o focinho do animal. Sabe por quê? Porque conta a lenda que traz sorte.



Eu não sou supersticiosa, mas na dúvida...


No entanto, não basta só passar a mão no focinho, não. A coisa toda é elaborada. Veja bem, cada um dos quatros leões do Residenz representa um pedido: o primeiro (da esquerda para direita) traz amor; o segundo, riqueza; o terceiro, saúde; o quarto, prosperidade. Mas atenção: você só pode escolher 3! Se acariciar os 4, não consegue nadinha!

E, de onde vem essa ideia de leão/sorte/pedidos? Conta a lenda que um jovem estudante de Munique desafiou a sorte ao escrever uma carta criticando o estilo de vida libertino do Rei Ludwig I, o que levou a sua captura. Todavia, esse conseguiu cativar o rei, dada a sua ousadia. Dessa forma, não só não foi punido, como ainda ganhou uma recompensa. Ao sair da prisão, diz-se que ele, em um gesto de comemoração, tocou os focinhos das estátuas. Entenderam? Focinho = sorte!! Fazer...

Se você é supersticioso tem outro animal para "focinhar" em Munique e receber sorte: o Deutsches Jagd Und Fischereimuseum (Neuhauser Str. 2), que é uma cópia do famoso Porcellino de Florença.



Gostaram das dicas de hoje?? Deixem seus recadinhos!

Comentários

Postagens mais visitadas