Em busca da sorte em Munique; os leões da Bavária, suas lendas e supertições
Fala sério, vocês já repararam como há leões espalhados por toda Munique? Existem leões na decoração dos palácios, nos monumentos, no logo das cervejarias e até nas tendas do Oktoberfest. Vocês sabem por quê? Bem, o Leão simboliza a Bavária há anos. Foi no Século XIII que os Wittelsbacher o adotaram em suas bandeiras e no brasão, como símbolo de força e poder. E, a coisa permaneceu. Assim como os ursos fazem parte de Berlim, os leões fazem parte de Munique.
No Feldherrnhalle, os dois grandes leões foram adicionados em 1900. Reparem como o leão virado para o palácio está rosnando, e aquele que “olha” para a igreja é calmo e está com uma boca fechada. Achei isso engenhoso!
Na entrada do restaurante Ratskeller.
Os mais famosos, uma instituição para os locais, tal qual a Hofbräuhaus, são os quatros leões esverdeados que ficam em frente à fachada do Palácio Residenz (na Residenzstrasse).
Eles foram colocado aí há mais de 400 anos e ficam sobre um pedestal, segurando um escudo com pequenos leõezinhos na parte de baixo. Toda vez um morador passa, ele acaricia o focinho do animal. Sabe por quê? Porque conta a lenda que traz sorte.
Eu não sou supersticiosa, mas na dúvida...
No entanto, não basta só passar a mão no focinho, não. A coisa toda é elaborada. Veja bem, cada um dos quatros leões do Residenz representa um pedido: o primeiro (da esquerda para direita) traz amor; o segundo, riqueza; o terceiro, saúde; o quarto, prosperidade. Mas atenção: você só pode escolher 3! Se acariciar os 4, não consegue nadinha!
E, de onde vem essa ideia de leão/sorte/pedidos? Conta a lenda que um jovem estudante de Munique desafiou a sorte ao escrever uma carta criticando o estilo de vida libertino do Rei Ludwig I, o que levou a sua captura. Todavia, esse conseguiu cativar o rei, dada a sua ousadia. Dessa forma, não só não foi punido, como ainda ganhou uma recompensa. Ao sair da prisão, diz-se que ele, em um gesto de comemoração, tocou os focinhos das estátuas. Entenderam? Focinho = sorte!! Fazer...
Se você é supersticioso tem outro animal para "focinhar" em Munique e receber sorte: o Deutsches Jagd Und Fischereimuseum (Neuhauser Str. 2), que é uma cópia do famoso Porcellino de Florença.
Gostaram das dicas de hoje?? Deixem seus recadinhos!



Comentários
Postar um comentário