Páginas

terça-feira, 21 de março de 2017

Um guia, passo a passo (com mapa) para conhecer o Bario Albaicín. Parte 2.


Olá, no post passado começamos o nosso tour pelo Albaicín, e agora subiremos a íngreme Cuesta del Chapiz, para admirar a parte alta do bairro. Passearemos por suas ruas tortuosas que levam a minúsculas praças bem escondidinhas,veremos as fontes que abasteciam os moradores com água potável (os aljibes). Visitaremos belos Cármenes, que são antigos solares com altos muros e fachadas austeras, que escodem pátios floridos e jardins, em seu interior.












Subir a cuesta não é moleza, mas são diversas as atrações no caminho, então vale a pena. Todavia, há a possibilidade de se pegar os ônibus C1 ou C2 (os pequenos e vermelhos que se paga direto ao motorista) e descer na parada Placeta del Abad, próxima a Iglesia Salvador, ou na 
parada Aljibe de Las Tomasas.






Para conhecer o bairro de Sacromonte, pegue o C2.






Bem, vamos a pé. A primeira parada é na Casa Morisca, ou Palacio de los Córdova, um edifçio do séc. XVI que foi reformando na década de 60, e agora abriga o Arquivo Municipal. Aberto: 10–18h.















A seguir, vamos conhecer a Carmen de la Victoria (Cuesta del Chapiz 9), do séc. XIX, que atualmente pertence a Universidade de Granada. Abre de segunda a sexta das 10-14h e das 16-18h. Para entrar, basta tocar a campainha no portão.






As vistas.





Seus jardins mouriscos são lindos!








E, a vista do Alhambra... Ohhh!!








Agora, veremos a Casas de Chapiz, ou Escuela de Estudios Árabes, duas casa mouriscas do séc. XIV, com belos jardins.






 







As vistas do Alhambra!








Saímos para ver o Peso de Harina com a estátua de Chorrojumo (1824-1906), o rei dos ciganos. Daqui temos algumas opções: pegar um ônibus até a Igreja do Salvador, ir a pé para mesma igreja, ir para o bairro de Sacromonte, ou seguir até o Mirador de Morayma.




ponto de ônibus
a pé
Para o mirante:




A praça da Iglesia Salvador é o ponto mais alto onde chegam os ônibus.


A igreja foi construída (entre 1501 e 1527) onde ficava a maior mesquita do Albaicin. Do passado muçulmano restou o belo Patio de las Abluciones e o artesanato mudéjar. Abre: de 11:30-13h e das 17-18:30h. Fechada aos domingos.


E como ninguém é de ferro, vamos até a Plaza Aliatar comer e beber no Bar Caracoles (veja neste post).





Daqui o passeio segue até a Plaza de Fátima.





Deste ponto em diante não circulam carros.


  


Hora do almoço na Casa Gabriel.



Nada mau!!






Depois do almoço, após parar na Iglesia de San Bartolomé (Calle Iglesia San Bartolomé, 13) com seus aljibes, seguimos até o Mirador de San Cristobal.
















A Catedral.

























Mais detalhes no mapa abaixo:



No próximo post, a última parte do nosso tour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário