Olá, pessoal!! Você querem me acompanhar em um passeio por Córdoba? Então, vamos embora...
Vamos começar lá no rio Guadalquivir, precisamente na Plaza del Triunfo. A primeira coisa a se fazer é visitar o Centro de Recepción de Visitantes de Córdoba que lhes mostrei domingo. Depois de aprender um pouco de história, e já com um mapa na mão, vamos apreciar a Puerta del Puente, a Puente Romano, e o Triunfo de San Rafael.
Com toda a calma, vamos seguir a Calle Ronda de Isasa, curtindo a beira do rio onde os locais correm e andam de bike, até a Puente de Miraflores. Se for hora do almoço, a boa é provar o famoso salmorejo do Garum 2.1 (Calle San Fernando, 122). Caso seja mais cedo, pare em frente para um suco no La Bicicleta (detalhes neste post).
Agora, vamos até a Plaza del Potro, citada em Don Quixote, onde no antigo Hospital de la Caridad hoje estão o Museo provincial de las Bellas Artes e o Museo de Julio Romero de Torres. Há, ainda a Iglesia de San Francisco com seu charmoso claustro. Isso, sem falar na interessantíssima Casa Museo de Antonio Fernández "Fosforito" que mostrei neste post.
Continuando o passeio, passamos pela Iglesia San Francisco (Calle Compás de San Francisco) e pela boêmia Plaza de las Cañas, onde vale uma paradinha para uma cerva.
Enfim, estamos na Plaza de la Corredera, a única plaza mayor quadrangular da Andaluzia, que é um dos maiores points pra ir de tapas e tomar umas. Ao sul da praça, de segunda a sábado, ocorre a principal feira da cidade.
Na Calle Capitulares, podemos ver o belo Templo Romano de Córdoba que foi reconstruído por Félix Hernández. No passado, ele era parte do Foro Provincial e era dedicado ao culto imperial. Contava com um pódio, seis grandiosas colunas e um altar.
Ao lado, fica o Ayuntamiento de Córdoba, e em frente, a Iglesia de San Pablo.
Seguimos até o Palacio de Viana (Plaza de Don Gome, 2) para ver os seus deliciosos pátios (detalhes aqui).
A próxima parada é na Plaza del Condes de Priego, com igreja de mesmo nome, onde está situado o monumento a Manolete, o famosíssimo toureiro andaluz.
Subindo a Cuesta del Bailío, com suas buganvileas, e tomando uma ruela a direita, chega-se a Plaza de los Capuchinos, conhecida pelo Cristo de los Desagravios y Misericordia, popularmente chamado de Cristo de los Faroles.
Vamos, então, até a Plaza de San Miguel, comer, beber, e descansar, já que esse charmoso lugar é cheio de bares/restaurantes, onde destaco o El Pisto.
No caminho...
A linda Casa El Pisto.
Daqui, seguimos até a Plaza de las Tendillas, onde desembocam as grandes ruas comerciais da cidade. Seu destaque é o relógio que marca as horas com acordes flamencos de uma guitarra espanhola.
Percorrendo a Calle Conde de Gondomar, encontraremos lojas famosas como Zara, etc, etc. Depois, das compras um café ou drinque no fofo Omundo de Alicia (Plaza de la Trinidad, 4) que já lhes mostrei.
O passeio termina na Puertas de Almodovar, de onde quem quiser pode seguir para a Calle Judíos.
Esse roteiro, com visita ao Palacio de Viana dura cerca de 6 horas. Pode segui-lo, e divirta-se!!
Abraços!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário