Como é a visita ao Palacio de Viana, em Córdoba
Para mergulhar na riquíssima história de Córdoba, além de visitar os lugares da Calle Judios (que já lhes mostrei), é essencial conhecer os jardins do Alcazar de los Reyes Cristianos e os pátios do Palacio de Viana.
Hoje, vou contar um pouquinho sobre as minhas impressões sobre o Palacio de Viana.
Ele pertenceu, do século XV ao XIX, a nobre família Villaseca. Em 1873, a IX marquesa de Villaseca, viúva e única herdeira desta propriedade, se casou, em segundas núpcias, com D. Teobaldo Saavedra. O rei Alfonso XII lhe concedeu, em 1875, o título de Marquês de Viana. Posteriormente, em 1980, a III marquesa de Viana, viúva e sem parentes, vendeu a casa à Caja Provincial de Ahorros de Córdoba. Atualmente, ela pertence a Fundación CajaSur.
O palácio, que foi sendo expandindo ao longo dos séculos, possui 12 pátios e um jardim. Todos muito bonitos e bem conservados. Eu destacaria o Patio del Recibo, o frondoso Patio de los Naranjos com suas laranjeiras centenárias, e o Patio de la Madama com seu topiário.
A entrada é pelo colorido Patio de la Cancela, do século XIX, onde se destacam as paredes revestidas de azulejos.
Ao seu lado, fica a lojinha, com excelentes perfumes, livros e até roupas, onde se compram as entradas.
A seguir, está o Patio de Recibo, do fim do século XVI, que era a principal entrada para o palácio.
Ele é cercado por arcos com colunas toscanas,
Reparem que aqui a largura dos arcos é maior. Servia para a entrada das carruagens.
Os Patios de los Naranjos que segue a tradição muçulmana de águas e horta.
O Patio de Columnas é o que foi construído mais recentemente, e onde ocorrem atividades culturais da Fundación Cajasur.
O jardim.
Patio del Pozo.
Patio de los Jardineros.
Vianna Essence. É um cantinho meio multimídia onde se apresentam diversos tipos de flores, com seus cheirinhos característicos. Amei!!
Patio de la Capilla, do século XVII, com objetos arqueológicos.
A visita aos pátios pode ser feita com calma em 40 minutos. A entrada custa 5 euros. Veja mais detalhes sobre os pátios aqui.
Além dos pátios e do jardim, o interior do palácio também pode ser visto através de uma visita guiada. Foi a parte de que eu mais gostei, pois além de vermos diversos estilos arquitetônicos e artes decorativas, podemos entender como vivia a aristocracia espanhola ao longo dos séculos. Na visita, pude ver inclusive a cozinha e os aposentos dos criados, onde se destaca como era a comunicação com a ala nobre do palácio.
A visita, que dura cerca de 50 minutos, é dividida em 3 partes:
Primeiro passeamos pelo térreo na chamada "LA EXHIBICIÓN DEL PODER"; depois fomos ver o setor ocidental do térreo e o oriental do segundo piso, a parte chamada de "LA CASA VIVIDA"; por fim a parte mais legal, onde conhecemos "LAS GRANDES COLECCIONES" no setor oriental do segundo piso. Aqui admirei a coleção de azulejos heráldicos, mosquetes reais, tapeçarias, pinturas, porcelanas, etc. O que destaco é o Salón Goya, onde se vê tapeçarias da Real Fábrica de Tapices de Santa Bárbara. Eu amo essas tapeçarias, e já tinha visto algumas de Goya no Prado. Sério gente, só elas já valeriam a entrada do palácio!
Esse é o primeiro salão que visitamos. E, essas são fotos furtivas, pois não é permitido fotografar no interior do palácio.
Fotos do site do palácio.
Mais detalhes do interior da casa aqui. A visita guiada, mais pátios, custa
8 euros.
Horários: no invernos abre das 10-19 de terça a sábado, aos domingos até as 15h. No verão (Julio e Agosto), de segunda a sábado, das 10-15h. As visitas guiadas são em horários fixos, mais ou menos umas 5/dia. É possível, ver os pátios e curtir a lojinha enquanto aguarda o horário.
Se, ainda, assim sobrar tempo, não deixe de tomar umas na Taberna de Viana que fica em frente.
Endereço: Plaza de Don Gome, 2.
Imperdível, hem, gente?!?
Abraços!!
PS: a visita ao Palacio de Viana é grátis nas quartas-feiras.




Comentários
Postar um comentário