Lisboa: um roteiro passo a passo pelo Bairro Alfama (parte 2).


Vamos continuar o nosso passeio pelo pitoresco Bairro Alfama. Estamos, agora, no final da Calçadinha de Santo Estêvão onde, após passar por um portal manuelino, estamos na Rua dos Remédios. Subiremos, a rua em direção ao número 139.











Quem quiser, aqui, pode subir as Escadinhas do Arco da Dona Rosa para se ter um vista do Tejo do alto. Vá um pouco mais a frente para ver a criativa loja de suvenires Alfama Shop - O Passeio da D. Sardinha e do Sr. Bacalhau (R. dos Remédios 169). Por falar em loja, não perca, também, a Lisbon Souvenir - Stay In Alfama! (R. dos Remédios 61) e a Loja do Sr. Mário (R. dos Remédios 116).


Beco dos Paus
esse painel que sobreviveu ao terramoto (data de 1749) representa São Marçal e Santo António com o Menino Jesus.


Retorne e suba as Escadinhas dos Remédios, que fica em frente ao painel anterior. Aqui, vê-se outro painel, desta vez de 1757 e que ilustra a Sagrada Família no regresso da Fuga para o Egito.





Vire à direita, e mais um pouco a frente, também à direita, achará o Beco dos Ramos, a “rua mais florida de Lisboa".





Retorne, siga pelo Beco da Lapa, vire à direita no número 74, e está-se de novo da Rua dos Remédios, onde se vira à esquerda, e segue-se até à Capela dos Remédios, com o seu belo portal manuelino.


 Chega-se, então, ao belo Largo do Chafariz de Dentro, onde se pode visitar o Museu do Fado (terça a domingo das 10-18h/5€).






Pegue a Rua de São Pedro, onde passará por várias casas de fado, bares, e restaurantes.








Ao fim, e à esquerda, encontrará o Largo de São Rafael, onde se entra na antiga Judiaria.



Desça a colina no Largo de São Rafael e chegará à Rua da Judiaria onde pode observar alguns antigos detalhes arquitetônicos, e onde encontrará uma fonte com um arco ao lado. Siga pelo arco e de repente estará fora do bairro, quase à beira-rio. Aqui, encontrará um monumental chafariz do século XIX (Chafariz D’El Rei). Vire à direita na Travessa de São João da Praça (por baixo do arco junto ao chafariz), siga pela esquerda (por baixo de uma série de arcos) até chegar à Igreja de São João da Praça, onde deve-se virar à esquerda. Passe pelo Arco de Jesus, e estará na Casa dos Bicos que foi inspirada na arquitetura renascentista italiana, e construída no século XVI. Desde 2010, recebe a Fundação José Saramago, que pretende preservar e divulgar vida e obra do consagrado Nobel da Literatura. Abre de segunda à sábado das 10-28 horas.











Uma outra curiosidade: as cinzas de José Saramago foram espalhadas em frente à Casa dos Bicos, ao lado de uma oliveira.


A próxima parada será para tomar um vinho verde no Pois, Café que mostrei neste post.



Hora de visitar a Sé de Lisboaa mais antiga catedral da cidade, construída em 1147, quando o primeiro rei de Portugal conquistou a cidade dos mouros. Tendo sido construída e reconstruída diversas vezes, ela apresenta características do estilo românico tardio (fachada) e do gótico, isso para não citar a presença de ruínas atribuídas aos romanos e aos visigodos. Abre de segunda a sábado das 9 às 19h; aos domingo das 9 às 20 horas.






Daqui, pode-se seguir para a Praça do Comércio, ou antes visitar: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, a Igreja da Madalena, a Igreja de Santo António, ou mesmo, ir assistir ao pôr do sol no terraço do Memmo Alfama Hotel Lisboa.

O passeio termina aqui. Qualquer dúvida é só deixar um recadinho.

Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas