Em Lisboa: o Restaurante ZamBeZe e sua vista panorâmica


Olá, pessoal!! Certo, é que conhecer o Castelo de São Jorge durante uma passagem por Lisboa é programa indispensável. E, provavelmente, após a visita vocês vão querer fazer uma pausa e aproveitar para um bom almoço. No entorno do castelo, há a opção do Chapitôà mesa (Costa do Castelo 7)uma mistura de teatro, circo, e restaurante de autor que oferece belas vistas do Tejo. Entretanto, a minha escolha foi o Restaurante ZamBeZe que anda na "modinha" em Lisboa.



Ele se localiza na Calçada Marquês de Tancos, um cantinho muito interessante, onde também encontramos a Espumantariado do Petisco que possui um terraço gostoso para tomar "umas" no fim da tarde.



A propósito, para quem não sabe, além do elétrico 12 e do 28E, existe uma forma de se chegar ao castelo sem precisar encarar as subidas de Alfama. É assim: da Baixa, no fim a Rua da Vitória você verá um elevador público e gratuito, na Rua dos Fanqueiros 170/178. Suba até o 3ºB. Ao sair do elevador, vire à direita na Rua da Madalena e, à seguir, à esquerda. Você verá, então, o supermercado Pingo Doce. Nele, pegue elevador até o o último andar. É neste ponto que fica o Restaurante Zambeze, e uma belo mirante. Então, estando na Calçada Marquês de Tancos, já se verá placas indicando o castelo. Basta segui-las, numa subida leve pela Costa do Castelo, e depois pelas belas R. do Milagre de Santo António e Rua Bartolomeu de Gusmão, ao final da qual já avistará as muralhas do castelo.

Dito isso, fica a dica, ou pegue esse caminho, ou o faça ao contrário até o mirante. Você não precisa entrar/pagar no restaurante para ir ao mirante, mas aconselho que dê ao menos uma parada para tomar um copo na sua esplanada.








Quanto ao ZamBeZe:

Ele fica no antigo Mercado Chão do Loureiro, que atualmente é um estacionamento, cheio de street art, e alberga o supermercado citado acima.

Como dito, há uma esplanada, com espreguiçadeiras ideal para assistir ao pôr-do-sol. E, também, um interior que tem uma decoração interessante que inclui painéis de azulejos do artista plástico Paulo Ossião, louças e serviços Vista Alegre, e faiança Bordallo Pinheiro. Além disso, o ar condicionado é excelente, uma raridade em Lisboa. A culinária é uma fusão portuguesa e moçambicana.








Eu comi uma açorda de bacalhau que estava bem saborosa, apesar de não maravilhosa. Há uma mesa com diversas sobremesas, e dessas sim gostei demais.





Em resumo: excelentes vistas, atendimento razoável, mas um pouco carinho, todavia todos os restaurantes da região o são. Recomendo.

Endereço: Calçada Marquês de Tancos, Edifício EMEL, Mercado Chão do Loureiro.



Horário: diariamente das 10-23h.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas