Porto: concerto na Igreja dos Clérigos
A Torre dos Clérigos é um dos pontos turísticos mais visitados no Porto. E, hoje, eu gostaria de falar mais um pouco sobre a Igreja dos Clérigos, e lhes dar uma dica para planejar a sua visita a esse complexo.
De fato, esse conjunto tardo-barroco, do século XVIII, é composto pela igreja, a torre, e a Casa da Irmandade. Ele é obra do famoso arquiteto português Nicolau Nasoni, que, diga-se, está enterrado na cripta da igreja.
Esquema do conjunto com a Igreja (à esquerda), a Casa da Irmandade, e a Torre (à direita).
A rebuscada fachada da Igreja com elementos do rococó.
Na visita ao complexo, você pega um elevador e passeia no entorno da igreja, tendo belas vistas dela do alto. Uma ótima oportunidade para apreciar o barroco rico em dourado. Não deixe de verificar como os dois lados da igreja são simétricos, como o cadeiral de jacarandá e os órgão ibéricos de talha barroca (1774-9). A seguir, visita- se o museu, e, então, é hora de encarar os 240 degraus até o topo da torre.
| Painel de Nossa Senhora da Assunção |
N. Nasoni, Urna do Santíssimo Sacramento
Altar-mor em mármore de várias cores, de inspiração rococó
Brasão da Irmandade
A minha dica de hoje diz respeito ao concerto grátis que ocorre diariamente na igreja ao meio-dia. Assim, programe a sua visita para as 10:30 horas, de forma para ao final entrar na igreja e curtir o concerto.
Altar-mor com risco de Manuel dos Santos Porto (executado entre 1767-80) e com a imagem de Nossa Senhora da Assunção.
Altar do Senhor Morto e Púlpito
Altar do Santíssimo
Outro conselho é que comprem suas entradas online aqui, e assim evitar as longas filas. O voucher vai para o seu e-mail, e basta mostrá-lo no celular quando da sua visita.
O concerto é simples, mas recomendo.
Aquele abraço!!!


Comentários
Postar um comentário