Porto: o formoso Largo de São Domingos e as fantásticas lojas no seu entorno
O Largo de São Domingo, no Porto, é um lugar que você não pode deixar de visitar. Seja pela bela arquitetura dos prédios que o compõem, seja pela sua agitação e animação, seja pelas excelentes lojas no seu entorno. Esse Largo fica no início da adorável Rua das Flores, e é onde se encontra o Palácio das Artes e o badalado Restaurante DOP do Chef Rui Paula.
O que irei destacar neste post, são as lojinhas no seu entorno que vocês devem visitar. Vou começar falando da Loja das Tábuas que fica em pleno Palácio das Artes e que abriu as portas quando eu estava na cidade. Essa loja é dos mesmos donos da agência e boutique gráfica Busílis da Comunicação (Rua de Ferreira Borges 92). Em ambas, o grande destaque são as famosas tábuas de madeira (pinho e carvalho) produzidas em Pernes. Digo famosas porque eles caíram nas graças do Chef Jamie Olivier, e consequentemente viraram uma lembrança que quase todos querem trazer do Porto. Na nova loja, da dupla Raquel Gomes e Alfredo Costa, além das tábuas, há diversos outros itens de madeira à serem utilizados na cozinha. Na verdade, há de itens de decoração até fantásticos móveis... Tudo em madeira, e que podemos pedir para serem entregues no Brasil.
Saindo do Largo, e caminhando para a Rua de Ferreira Borges, vocês encontrarão outra lojas muito legais, além da já citada Busílis. Vou destacar duas:
A Take Away Porto (no Palácio das Artes), onde encontramos no primeiro andar uma espécie de galeria de arte e no térreo uma loja com itens tipicamente portugueses. Há de decoração até roupas. Particularmente, me encantei com as t-shirts e com os cartões postais bem artísticos. Abre diariamente das 12-20 horas.
Outra loja imperdível é a Oliva&Co (no número 60) que inclusive apareceu no programa Anota Aí. Ela é uma loja especializada em produtos provenientes da oliveira. Pensem em uma grande variedade de azeites, vindos desde os Trás-os-Montes até do Ribatejo, conservas, embutidos, doces baseados em azeites, pães, azeitonas, patês, etc. Por lá podemos provar diversos desses produtos e participar de degustações, bem instrutiva, de azeites. Eu achei bem interessante a infusão de oliveira e os chocolates de azeite. A degustação é grátis, e há outras atividades, como: cursos, workshops, e até a
possibilidade de se assistir a tertúlia. Abre de segunda a sábado das 10-20 horas.
Dicas dadas. Boa viagem!!!

Comentários
Postar um comentário