Um fim de semana hipster, e quase alternativo, em Berlim



Berlim é uma cidade alternativa, onde a imigração com real integração deu de fato certo. Portanto, além de multicultural, é um lugar onde arte, sabores, tradições e histórias estão por todos os cantos.

Como todos sabem, no passado, a cidade foi divida em duas, Berlim ocidental e oriental. E, no pós II GM foi ocupada e administrada pelas nações vencedoras: França, Inglaterra, EUA e URSS. Após a queda do Muro de Berlim, todos e tudo se tornaram um. De inicio, tinha-se a parte ocidental desenvolvida e a oriental mais decadente, de forma que quem podia morava, e abria seus negócios, no lado leste. Com o crescimento da população, houve a necessidade de expansão, e, como em todas as grandes cidades, se deu a gentrificação... quando bairros quase abandonados são “invadidos” por jovens casais e pessoas que desejam abrir locais alternativos/artísticos. No caso de Berlim, antigos galpões da DDR viraram galerias de arte, restaurantes, bares e concept stores super hipsters. Especial, muito especial a capital da Alemanha!

Idealmente, uma visita básica merece ao menos 5-7 dias, mas se você só tiver um fim de semana? Ou, se você já conhecer Berlim? Então, que tal “meter a cara” em programas, digamos assim, mais alternativos? É mais ou menos isso que verá nesse roteiro de 36 horas.


Os bairros mais hipster de Berlim, relacionados à gentrificação são vistos no mapa abaixo:


Idealmente, se hospedem em um deles. Recomendo: o The Circus Hostel (entre Mitte e Prenzlauer Berg), o Michelberger Hotel em Friedrichehain ou no 25hours Hotel Bikini Berlin em Charlottenburg.



SEXTA-FEIRA

Depois de bem alojado, é hora de dar uma voltinha e tomar “umas”...

16h - Siga direto para o Canal Landwehr, em “Kreuzkölln”, para aproveitar o finzinho do Mercado Maybachufer (terças e sextas das 11-18:30h), a feirinha turca. 

18h – Vá passear no melhor e mais transado shopping de Berlim, o Bikini Berlin, onde há diversos lugares para se comer bem e até tomar uma espumante.



19h – Siga para o C/O Berlin, a Meca da Fotografia (Hardenbergstraße 22-24; aberto das 11-20h).

21h – Vá ver Berlim do alto acompanhado de pessoas muito bonitas no
Puro Sky Lounge (Europa Center, Tauentzienstraße 9-12), cujo bar abre às 20h, e o Club com DJ`s às 22h.

22:30h - Agora, você pode jantar no Neni (no 25hours Hotel Bikini Berlin) ou partir direto para o Clärchens Ballhaus e jantar por lá. Depois do jantar, "caia no baile"...







Termine a noite em um dos melhores bares da Europa, o Buck and Breck (Brunnenstraße 177; aberto até às 4h da matina; reservas são fundamentais).



SÁBADO


10h - A Alemanha, e sobretudo Berlim, é famosa pelo seu café-da-manhã. Então, comece o dia em um dos melhores da cidade, no The Store.





11:30h - Visite a Berlinische Galerie (Alte Jakobstraße 124-128), uma das melhores galerias de arte da cidade, com obras de artistas berlinenses desde 1870, tais como: Max Liebermann, Raoul Hausmann, Otto Bartning e Naum Gabo.


13:30hHallesches Haus (Tempelhofer Ufer 1), onde ficava o antigo Postamt 61, hoje é o local onde os descolados se reúnem para desfrutar do melhor brunch da cidade (servida das 10-15h).


14:30h - Seguindo pela Mehringdamm, você passará por dois icones da gastronomia berlinense: o Mustafa's Gemüse Kebap (Mehringdamm 32) e o Curry 36 (Mehringdamm 36). Passeie pela Bergmannstraße e vá ao Marheineke Markthalle (Marheinekeplatz 15), que aos sábados (das 10 às 16h) oferece uma feirinha de antiguidades. Dê, inda, uma olhada na Chamissoplatz, com belos edif;icios do séc. XIX. Pare, também, na concept store Simon and Me (Fidicinstraße 17).


15:30h - Passeie por Kreuzberg. Caminhe na Skalitzer Straße, e não deixe de conhecer o Markthalle Neun (Eisenbahnstraße 42/43), um dos mais  badalado dos mercados gourmet fechados da cidade. 


Siga a até a linda Oberbaumbrücke. Após atravessá-la, dê um rolê na East Side Gallery, mesmo que já a conheça, pois a galera só acreditará que você está realmente em Berlim quando ver as suas clássicas fotos do muro com Street Art no Insta.












17:30h - Visite o The Wall Museum (Mühlenstraße 78-80; diariamente das 10 às 19h) para aprender um pouco sobre essa triste história.


19h - Em Friedrischshain, pare para um drinque no maravilhoso bar do Michelberger Hotel. E, depois siga a muvuca até a Simon-Dach-Strasse e a Boxhagener Platz cheias de bares e lojinhas bacanas.




21h - Jante no fantástico Fame (Holzmarktstraße 25). Termine a noite no Marie-Antoinette (Holzmarktstraße 15-18) dos mesmos donos do Madame Claude em Kreuzberg. Ou siga para a região de Treptow, em cujos canais se localizam os famosos clubes m, como: o Club der Visionäre, a Arena Berlin (onde no verão funciona uma balada na piscina, o Badeschiff) e o Chalet. Se estiver numa vibe mais romântica conhecer o Fairytale Bar (Am Friedrichshain 24; fecha 2:30h) cuja decoração é lhe oferece várias surpresas...


DOMINGO


10h - Tome café no hipster Five Elephant Mitte (Alte Schönhauser Str. 14).


11h - Siga até a estação de metrô Gesundbrunnen, e faça o Tour Dark Wolrds (quartas e domingos às 11h em inglês) da Berliner Unterwelten. Um programa imperdível, onde se aprende que como era a vida em Berlim na época da II GM e como as pessoas tentavam sobreviver neste falso bunker improvisado no submundo do sistema de metrô e de esgoto.




13h - A tarde será dedicada a Prenzlauer Berg, e o almoço no The Bird (Am Falkpl. 5) que oferece uma das melhores carnes da cidade, além de ser muito bem frequentado.






14h - Passeie no Mauerpark e divirta-se como um local no Fleamarket at Mauerpark (Bernauer Str. 63-64). Se for o terceiro domingo do mês, vá berber no Brunnenmarkt Berlin (Brunnenstraße 53).





15:30h - Se perca na Oderberger Straße, Kastanienallee e arredores. Tome uma cerva no Prater Biergarten Berlin (Kastanienallee 7-9).







17h - Visitem o Kulturbrauerei, onde aos domingos rola um Mercado de Street Food. Não deixe de conhecer o Alltag in der DDR (Knaackstraße 97; das 10-18h; free).




19h - Vá tomar um chá no super original Tadschikische Teestube (Oranienburger Straße 27).


20:30h - A noite será em Neukölln, o bairro que anda mais "na modinha" em Berlim. Inicialmente, pare em alguns bares para uns aperitivos...



  • no Frollein Langner (Weisestraße 34), você pode tomar o seu drinque dentro de uma banheira;
  • Villa Neukölln (Hermannstraße 233);
  • O Tannenbaum (Hermannstraße 232), o ano todo decorado com uma árvore de Natal muito kitschy.

22h - Jante, e muito bem, no Industry Standard (Sonnenallee 83).

Na sua última noite em Berlim, vá de bar em bar:



  • o kitschy e cool Dschungel (Friedelstraße 12);
  • SilverFuture (Weserstraße 206);
  • Vater - Bar in Neukoelln (Reuterstraße 27).

No mapa: 



Berlim é tão cool que dá para se fazer vários posts como esse, mas acho que seguindo esse roteiro já dará para você se divertir muito e ficar cheio de vontade de logo retornar a cidade.

Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas