A Série Lugares Secretos que Indico vai ao Restaurante Aifur, em Estocolmo
Pessoal, há poucas semanas escrevi sobre os Vikings e o quanto a sua história se relaciona com os países escandinavos. Então, que tal um jantar como na Era Viking em plena Estocolmo atual?!? Ah, você acha muito turístico? E, é mesmo, mas deixe de ser arrogante, relaxe, e se deixe teletransportar.
Estou falando do Restaurante Aifur que não é só um restaurante temático, e sim uma experiência gastronômica digna de outros tempos.
Localizado na zona histórica da capital sueca, Gamla Stan, uma portinha nos leva ao subsolo onde toda a magia Viking acontece. Todo o restaurante é ambientado nesta atmosfera, ou seja, os garçons, as músicas, a iluminação, a decoração, a comida, a bebida, tudo foi pensado para se vivenciar uma experiência completa.
Quando entramos no Aifur, uma espécie de trombeta é tocada e nome/país de origem dos recém-chegados comensais é anunciado. Então, somos encaminhados para grandes mesas de madeira comunitárias. Ótimo para conhecer outras pessoas.
No nosso caso, conhecemos um casal de um diplomata chileno e um Chef brasileiro, acompanhados de dois franceses. Foi bem interessante, já que eles moravam em Estocolmo e nos introduziram no dia-a-dia da cidade. Papeamos sobre economia, saúde, arte, culinária e outros temas...
O menu ofertado é em si uma "viagem"... Tudo oferecido é para lembrar a época dos Viking, e os pratos contem uma breve descrição da comida e da sua história. A cerveja, ah a cerveja!! É forte e deliciosa!
Deliciosos também são os pratos e as sobremesas. Logo, atenção: espere um local cheio de turistas, mas com uma comida que não é nadinha "caça turista otário". Garanto: qualidade, elaboração e temperos nota mil.
Claro que neste ambiente à luz de velas, onde se degustam carnes de caça com um garfo que mais parece um espeto de churrasco, não poderia faltar música. Ela rola, ao vivo, de segunda a sábado das 18:30h até o encerramento.
O som é uma mistura de música tradicional escandinava, um pouco de música celta, e até mesmo música do mundo árabe, já que os Vikings viajaram até Miklagård (hoje Istambul).
Em resumo: uma experiencia para se guardar na mente e no coração.
Endereço: Västerlånggatan 68b, Gamla Stan.
Não percam!
PS: aproveite que está em Gamla Stan para encerrar a noite no bar Pharmarium (Stortorget 7), onde o primeiro químico sueco abriu seu estabelecimento em 1575. Os drinques são inspirados, claro, nas farmácias, a decoração do ambiente é bem legal, e a frequência animada e interessante.

Comentários
Postar um comentário