Bryggen e outras atrações em Bergen



Viajantes pensam em Bergen e logo pensam em Bryggen. Bergen, Bryggen, que confusão!?! Calma galera, nem é tão confuso. Bergen é a segunda maior cidade da Noruega. Sim, aquela das casinhas coloridas de madeira. Que casinhas coloridas de madeira? Bem, as de Bryggen.




Vou me explicar...


Bergen foi fundada pelo rei Olav Kyrre (Olavo, o Pacífico) por volta de 1070 e na ocasião tudo se resumia a Bryggen. Essa região, que foi o centro econômico da cidade durante a Idade Média, possuía algumas casas e o porto, onde atracavam os navios mercantes que vinham das Ilhas Vesterhavs, da Inglaterra e dos portos do Norte da Europa.  

Podemos dizer que entre 1360-1754, Bryggen foi “território” da Liga Hanseática, tal qual Bruges e Londres. Nesta ocasião, os alemães armazenavam e exportavam principalmente o bacalhau, já que, nos países católicos da Europa, havia uma enorme demanda pelo “peixe seco” durante a Quaresma. A Noruega, por outro lado, dependia das importações de grãos da Inglaterra e dos países bálticos. Consequentemente, por cerca de 400 anos, Bryggen, também conhecido como Tyskebryggen, serviu como um agitado porto de trocas.


Os poderosos comerciantes germânicos habitavam essas casas de madeira durante os invernos. Várias delas tinham nos fundos um pátio com uma edificação compartilhada feita de pedras para protegê-las contra incêndios.




O escritório da liga tinha jurisdição própria e sistemas de escolas particulares. Ademais, seus membros não podiam se relacionar com a população da cidade e, nem tão pouco, “namorar” as mocinhas de Bergen. Havia escritórios e alojamentos muito simples para os comerciantes e seus criados. Além de áreas comunais, como o grande salão de madeira, salas de estar e de jantar para trabalhadores. Pouco sobrou desses edifícios, já que em 1702, um incêndio dizimou tudo. Vários outros, o último ocorrido em 1955, acabaram por destruir de vez as tradicionais casas de madeira. Todavia, 61 das estruturas originais da Idade Média foram reconstruídas com fidelidade tendo como base os projetos históricos. Logo, em 1979, a UNESCO declarou Bryggen um Patrimônio Cultural do Mundo e da Humanidade.






As casas são um pouco tortas e desalinhadas, já que foram feitas sobre um terreno pouco firme





No último andar do edifício Zachariasbryggen, na Torget 2, se localiza o Taket que serve deliciosos coquetéis e lindas vistas de Bryggen e do porto. Boa opção para a Happy Hour.



Dentre suas principais atrações estão:

  • Museu Hanseático (Det Hanseatik Museum og Schotstuene) Endereço: Øvregaten 50. Horário: diariamente, das 9 às 17h; de meados de setembro a meados de maio, de terça a sábado das 11 às 15h. De junho a setembro, há visitas guiadas diárias em norueguês, alemão, inglês e francês.

Ele foi inaugurado em 1872 e conta um pouco da história da liga mercante germânica. A entrada dá direito a acessar o Schøtstuene, as salas onde os comerciantes se reuniam.




  • Museu da Lepra (Lepramuseet) Endereço: Kong Oscars gate 59. No verão, das 11 às 15h.

  • Museu Bryggen (Dreggsalm 3). Endereço: Dreggsalmenning 3. Horário: de meados de maio até agosto, das 10h às 16h; de setembro a meados de maio, de segunda a sexta das 11 às 15h, aos sábado das 12 às 15h, aos domingos das 12 às 16h.

O Museu Bryggens, no cais, foi erguido no local do ocorreu o incêndio de 1955. Durante as escavações, foram encontradas quantidades incríveis de achados da história de mil anos de Bergen e essas formam a sua exposição permanente.
  • Museu Theta

O Museu Theta recorda a importante contribuição do Thetagruppen, fundado em maio de 1940, na história do movimento de resistência na Noruega durante a Segunda Guerra Mundial. Esse grupo era formado por jovens entre 19 e 22 anos que após muitas dificuldades conseguiram um equipamento de rádio com o qual se comunicavam com a Inglaterra. Eles tiveram sucesso em mapear os movimentos navais alemães ao longo da costa norueguesa. Todavia, em 17 de outubro de 1942, os nazistas empreenderam uma grande investida no cais, a sede da Theta foi encontrada e desativada. Alguns dos seus membros foram presos e vieram a morrer em campos de concentração.


Durante a temporada de verão (junho, julho e agosto), o museu funciona terça, sábado e domingo, das 14 às 16h.

Mariakirke - Igreja de Santa Maria (Dreggsallmenningen 15). Horário de funcionamento: de fim de maio a agosto, de segunda a sexta, das 9:30 às 11h e das 13 às 16h; de fim de setembro ate o fim de maio, das 11 às 12:30h.


Centro de Visitantes de Bryggen, no fiorde de Jacob

No Bryggen Friends, visitantes e turistas podem conhecer um pouco mais sobre Bryggen, bacalhau, o trabalho de conservação arquitetônica, e possivelmente comprar livros ou cartões postais.


Abre em junho, julho e agosto todos os dias, das 09 às 17h. Em maio e setembro, das 10 às 16h. No resto do ano, está aberta terça e quinta, das 12 às 15h, e aos sábados das 11 às 14h.

Particularmente, acho que o gostoso em Bergen é dar rolé pela cidade, fazer uma caminhada no topo do Monte Fløyen e/ou um passeio de barco pelo Osterfjord ou pelo Puddefjord, almoçar no Fisketorgeti Bergen, explorar o KODE 1, 2, 3 (com a maior coleção de obra de Edvard Munch fora de Oslo) e/ou 4 (com obras de vários artistas noruegueses, como Nikolai Astrup). Quem estiver com crianças deve visitar o interessante Aquário de Bergen ou o Gamle Bergen, um museu a céu aberto com cerca de 50 casas de madeira dos séculos XVIII, XIX e começo do XX.

De uma forma ou de outra, o fim de tarde, após explorar as atrações e as lojas de lembrancinhas/butiques (como trabalhos artesanais, joias e roupas exclusivas), tem que ser um dos bares de Bryggen. A luz do sol poente sobre as casas coloridas é algo especial. Ademais, a “turistada” aqui se reúne após os passeios pelos fiordes. Muita gente bonita, de todos os lugares do mundo, com uma vibe incrível.

















BarBarista (Øvregaten 12), hipster e animado é uma ótima pedida para um último drinque antes de ir dormir. Horário de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 12 às 00h; sexta e sábado, das 12 às 01:30h.


Uma bela cidade!! Dúvidas ou outras dicas, deixem um recadinho!

Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas