A Série Lugares Secretos que Indico te leva às localizações em York relacionadas a Harry Potter



Ahh, vamos começar bem a série em 2020! Tem coisa melhor do que falarmos sobre o famoso bruxinho?!? Para muitos fãs, que rodam o mundo atrás das locações do filme, definidamente não. E como poderíamos supor, a Grã Bretanha é sítio de muitas dessas locações dos filmes e também de locais que inspiraram a autora J. K. Rowling, que afinal é britânica.

Hoje, vamos a York...

Como não poderia ser diferente, começaremos na The Shambles que foi a inspiração da autora para criar o “Diagon Alley” (Beco Diagonal).







"Harry Potter and the Philosopher's Stone"






Shambles e sua história

Shambles é o termo utilizado para descrever um labirinto de ruelas estreitas e sinuosas no centro de York. No seu coração está a chamada The Shambles, a viela medieval mais antiga da Europa. Antiga mesmo, veja que o Livro Domesday de William, o Conquistador, já a mencionava em 1086.

Com edifícios que datam de 1350-1475, essa rua no passado sediava vários açougues. Não açougues como conhecemos, de fato, havia verdadeiros “matadouros” nos fundos dos estabelecimentos, onde carnes "caseiras" eram preparadas. Essas carnes eram, então, penduradas do lado de fora e colocadas à venda no que agora são as vitrines. Até hoje, se podem ver alguns ganchos de carne dos açougueiros originais presos nas fachadas das lojas.


Duas curiosidades:

1. Imaginem a sujeira na rua, hem? Pois, resolveram erguer as calçadas, de ambos os lados, formando uma espécie de canaleta que podia ser lavada com baldes de água algumas vezes por semana.

2. Em algumas partes, se você abrir os braços pode tocar os edifícios de ambos os lados da rua. Eles quase se “beijam”. Sabe o porquê dessa curiosa arquitetura? Primeiro, para proteger os materiais que compunham a cobertura externa dos edifícios. E principalmente, para manter as carnes longe da luz solar direta, permitindo, assim, que elas durassem mais tempo sem refrigeração.










The Shambles foi nomeada a rua mais pitoresca da Grã-Bretanha no Google Street View Awards!


Acredita-se que o termo Shambles deriva de "Shammel", uma palavra anglo-saxônica para prateleiras ou vitrines de lojas no estilo de estandes. A outra teoria é que ele vem da palavra “flesshammel”, que significa carne.




Evidentemente, que com tamanha ligação às historias do bruxinho, The Shambles tem diversas lojas relacionadas a ele, como:


1. The Shop That Must Not be Named (A loja que não deve ser pronunciada)




Estacione sua vassoura e entre para comprar varinhas de Ollivander!





Inaugurada em Maio de 2017, nela há tudo (itens oficiais) que um verdadeiro Potterhead necessita, como: capas, varinhas, livros de feitiços, chapéus de mago, pôsteres, canecas, roupas de quadribol, e muito mais.




Essa loja parece de fato estar no Beco Diagonal dos livros/filmes.




Não parece?!?



Todos os funcionários estão vestidos como bruxos!





Há músicas de Harry Potter tocando ao fundo.










Endereço: 30 Shambles. Horário de funcionamento: diariamente, das 10-18h.

2. World of Wizardry (O Mundo da Magia)



Nessa loja, abarrotada de mercadoria de Harry Potter, você encontrará o aluno de Hogwarts lhe esperando na porta. Aproveite para comprar uma cerveja amanteigada. Escondidinho nos fundos, há algumas outras mercadorias para fãs de séries famosas, como, por exemplo, Game of Thrones.



Endereço: 27 Shambles. Horário de Funcionamento: das 9 às 17h, de segunda a sexta-feira; das 11 às 15h, aos sábados; fechada aos domingos.

3. The Boy Wizard

Com lojas em Edimburgo, Londres e York, é aqui que você encontrará as mercadorias mais baratas. Todavia, elas, apesar de serem oficiais, são antigas.



Endereço: 23 Shambles. Horário de Funcionamento: diariamente, das 9 às 17; aos sábados, fecha às 9:30h.

4. The Potions Cauldron (O Caldeirão de Poções)

Aberta em 2019, essa é a minha loja preferida. Nela podemos preparar as nossas próprias poções mágicas ou experimentar as antigas receitas de Agnes de Molay, uma bruxa francesa do século XIV. Há as poções: Serpents Venom, Basilisk Blood, Unicorn Essence, Lions Roar Elixir e Dragon's Breath. Na parte de trás da loja, encontra-se, ainda, uma parede mágica (esta área é onde os bruxos costumavam se esconder quando a magia era proibida em York) e um Castelo de Hogwarts feito com 6000 peças de Lego.





Lá dentro você pode tomar um Shot of Magic (café expresso) que acompanha um sapo de chocolate.












Endereço: 9¾ Shambles. Horário de Funcionamento: diariamente, das 10 às 19h.

Reparem em um micro porta logo abaixo do Caldeirão de Poções. Será um elfo que reside no número 9 ¾?

Outros lugares relacionados ao bruxinho na cidade medieval:


1. Museu Ferroviário Nacional

Embora não haja um trem Hogwart's Express no museu, você ainda pode encontrar uma pitada de magia escondidinha no seu interior. Como assim? Quando você entra no North Shed, onde o Flying Scotsman está localizado, siga em direção à parte de trás. Se você olhar para o teto, verá todos os tipos de sinais de trem numerados. Bem atrás, depois do número 9, você encontrará a Plataforma 9 ¾!

A entrada é gratuita e ele funciona diariamente, das 10 às 18h.

2. Estação de trem de York





Todo Potterhead sabe que o Hogwarts Express sai da Estação King's Cross, em Londres, no dia 1º de setembro de cada ano. Certo? De fato, não é bem assim. Algumas das cenas ferroviárias foram na realidade filmadas em York. A ponte para pedestres sobre as plataformas da Estação de York foi usada como local de filmagem de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Hoje, ela parece bastante diferente, já que suas laterais agora são feitas de plástico, em vez de grossas vigas de metal.


Esta é a lista completa dos points relacionados ao bruxinho presentes no centro da cidade de York. Mas, em Yorkshire há outros lugares para se visitar, caso você queira mais magia, tais como: Malham Cove onde se podem ver as rochas naturais de calcário do filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1".

Sabe a Estação Hogsmeade onde Harry e outros alunos foram deixados pelo Hogwart's Express para começar o ano letivo? Essa cena foi filmada na Estação Ferroviária Goathland que fica no Parque Nacional North York Moors, localizado a cerca de duas horas do centro de York. Para viver uma grande aventura, faça assim: pegue um dos trens a vapor tradicionais da North Yorkshire Moors Railway (NYMR), linha de Grosmont a Pickering. Desça então em Goathland. Esses trens são todos mantidos e operados por voluntários. Um bilhete de ida e volta para Whitby/Goathland custa £ 23/adulto.


No mapa:





Por hoje era isso, Potterhead.

Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas