A Série Lugares Secretos que Indico apresenta a Bodega La Puntual, em Barcelona


Bodegas (adegas) são lugares na Catalunha onde se podem beber bons vinhos e comer embutidos. No bairro Born, em Barcelona, há muitas delas, todavia algumas são decepcionantes. Definitivamente, esse não é o caso da Bodega La Puntual.

Localizado em um edifício que remonta a 1872, ao olhar pelo lado de fora, você não lhe dará nada. Mas, aoo passar da porta, nos deparamos com barris de vinho como mesas, bancos altos e presuntos pendurados por todos os lados. Essa parte do estabelecimento funciona como uma espécie de bar, ideal para tapear. E, sobre esse quesito é importante se destacar que a Bodega La Puntual é famosa por oferecer o melhor jamón da Espanha. Uma explicação rápida: nem todo presunto é criado da mesma forma na Espanha. Existem vários estilos e níveis de qualidade, mas os nomes básicos que você precisa conhecer são: serrano, ibérico e ibérico de bellota. Serrano é o mais barato, com menos idade e não é do famoso porco preto ibérico. Das variedades de presunto ibérico, o bellota (alimentado com bolota) é o melhor. Ele é um presunto envelhecido por um período mínimo de três anos, e é feito exclusivamente de porcos que devoraram bolotas selvagens nos últimos meses de suas vidas nas florestas montanhosas de carvalho do sudoeste da Espanha. A Bodega La Puntual serve o jamón bellota produzido pela famosa marca Maldonado da Extremadura. Huuummm, delícia!




Aqueles que querem ir além devem ir para fundo do estabelecimento onde há um amplo salão, com pé direito alto e tijolinhos aparentes. Há barris de madeira, garrafas de vinho de exposição, murais e pinturas da cultura catalã, poltronas de couro, diferentes tipos de mesas e uma cozinha aberta de onde saem pratos cheirosos e muito gostosos.



O atendimento é excelente e todos são super simpáticos. Trata-se de um lugar para ir sem pressa e curtir lentamente uma excelente refeição. Por refeição, entendem-se pratos e mais pratos de tapas para compartilhar, ou não. Mas, vamos por parte...

Eles oferecem a possibilidade de se escolher entre cerca de 100 tipos de vinhos, garrafas clássicas e exclusivas, dentre as quais "uma dúzia pode ser degustada em copo". Sem contar as melhores cavas da região...



Nós começamos com pratos de "Jamón ibérico Maldonado” e "Chorizo ibérico Joselito”. E depois, resolvemos experimentar as especialidades do chef Felipe Fernández... Gostamos tanto dos sabores que retornarmos à Bodega La Puntual para o almoço do dia seguinte.

Ao todo provamos vários pratos do menu: "Calamares a la plancha con su tinta y all i oli de ajo escalivado”, “Steak tartar de rubia gallega montado sobre el hueso”, “Entrecot fileteado de rubia gallega con patata confitada”, “Bacalao a la Barcelonesa”, “Arroz de pluma ibérica”(com aspargos verdes, fantástico!), “Mejillones al vapor o cabreados” e “Pulpo a la plancha con parmentier de patata” (inesquecível!). De sobremesa a “Tarta de Queso Casera” feita com três tipos distintos de queijo, morango e avelã por cima.




Ao todo gastamos cerca de 35 a 40 euros/pessoa com bebidas. Ou seja, um custo/beneficio ímpar.

A Bodega La Puntual está Localizada na rua Montcada 22, a apenas 50 metros o museu Picasso. Ela fica “coladinha” no bar Xampanyet, que junto com o Quimet i Quimet e com o Can Paixano (detalhes neste post) são os melhores lugares para “encher a cara” de boas, e baratas, cavas.




Endereço: Carrer de Montcada, 22.

Horário de funcionamento: diariamente, das 12:30 a meia-noite.

Dica dada… Bom domingo!!

Comentários

Postagens mais visitadas