El Nacional, em Barcelona: para os amantes do design e da boa gastronomia


Autodenominado o maior espaço gastronômico da Espanha, o El Nacional abriu sua portas ao publico em 2014. Na minha última estadia a Barcelona, tive a chance de conhecê-lo e super recomendo.

Localizado em um dos endereços mais charmosos da cidade, o Passeig de Gràcia, a decoração do espaço já merece, per si, a visita. Longe do espirito Hipster Chic típico da cidade, o El Nacional é glamouroso, sem ser brega. Sua decoração, em estilo Art Deco, tenta recriar a Barcelona dos anos 30 e 40 do século passado e é um projeto do designer Lázaro Rosa Violán.



Definitivamente um lugar-espetáculo.



Quem entra no bequinho que lhe dá acesso não espera encontrar o que vemos lá dentro. Localizado em um espaço, com pé direito altíssimo e diversas claraboias, o El Nacional possui quatro restaurantes e quatro bares em um espaço de 2 400 metros quadrados. Ao todo tem capacidade para receber 770 comensais ao mesmo tempo, mas não se iluda, ele lota. Procure ir fora dos horários de pico.









No El Nacional, todos os estabelecimentos operam sob a mesma marca, com raízes na culinária da Espanha, e têm direção de Carles Tejedor, chef que já contou com uma estrela Michelin, quando era responsável pelo Via Veneto.



Edifício original de 1889, que já foi de loja de automóveis a galpão para coleta de alimentos, durante a Guerra Civil.


Repare na cerâmica valenciana, nos vitrais galegos, nos lustres e cadeiras de design, muito mármore e madeira nobre.




Os quatro restaurantes, que ficam nas laterais, oferecem estilos gastronômicos diferentes:

  • La Braseria, especializado em carnes preparadas na brasa, no forno à lenha e na chapa;

  • La Llotja, que conta com um balcão que simula a peixaria de um mercado, serve peixes frescos e frutos do mar;

  • La Tapería, especializado em tapas ao estilo da Andaluzia;
  • La Paradeta é uma espécie de café onde pratos leves, tanto salgados como doces, são servidos.


No centro do espaço estão os quatro bares: a Barra de Cervezas y Conservas, Barra de Vinos y Embutidos, Barra de Ostras e Barra de Cócteles.




Que lustre!!



Barra de Ostras






Nós escolhemos La Tapería que tem uma proposta bem interessante. Bebidas e tapas quentes são escolhidas no cardápio, enquanto tapas frias são oferecidas pelos garçons. Ou seja, o sujeito “canta” a tapa servida e quem quer levanta o dedo ou grita... Parece um bingo. O que é, entre outras coisas, divertido.

Nós optamos pelos “calamares a la andaluza”, “mejillones al vapor” e “pulpo a la gallega”. Estavam bem gostosos e o serviço é excelente. Todavia, devo destacar que no El Nacional os preços são um pouco acima da média. Ou seja, o custo/benefício não é dos melhores.







Um dos destaques do local são os banheiros. Eles são mistos e vintage. Interessantemente, na saída  há uma penteadeira-camarim dentro de um aquário de vidro. Não deixe de visitar...




Endereço: Passeig de Gràcia, 24 Bis. A estação do metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia, das linhas 2 (lilás) e 3 (verde). Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 12 às 2h; sexta e sábado, das 12 às 3h.


Em resumo: como falei a decoração e a vibe do lugar merecem a visita. Mas se você está em busca de comer bem com excelente custo/benefício, acompanhe as dicas dos próximos posts.

Abração!!!

Comentários

Postagens mais visitadas