Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Post Índice: Tallinn, na Estônia



A pequena e agradável capital estoniana, Tallinn, recebe cerca de 4 milhões de visitantes por ano. Grande parte dos seus principais atrativos concentra-se próximo à Cidade Velha, listada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. O centro medieval é composto por duas áreas: a parte alta Toompea e a cidade baixa. Boa parte deste conjunto é cercado pelas antigas muralhas defensivas que isolam a Cidade Velha dos modernos distritos da capital.

O centro da vida cívica de Tallinn é a Raekoja Plats (praça do mercado), que data do século XI e é onde se localiza o edifício da prefeitura gótica, do século XIV, e uma farmácia, a Raepteek, de 1422. Ao norte, está a torre da Igreja de São Olavo, que já foi a mais alta do mundo, com 159 metros de altura. Em Toompea, há uma alta concentração de atrações, como a catedral ortodoxa russa Alexander Nevsky, a torre Pikk Herman, a igreja luterana Toomkirk (de 1219), o Jardim do rei dinamarquês, e o castelo Toompea.

Fora da Cidade Velha os destaques são: o Seaplane Harbour of Estonian Maritime Museum, o Zoológico de Tallinn, o Museu ao Ar Livre da Estônia e o Parque Kadriorg que contém o palácio homônimo, desenhado pelo czar russo Pedro, o Grande, para sua esposa Catarina.


Viru Gate, um dos portões medievais mais famosos da cidade.








Restaurante Medieval Olde Hansa, cujo tema é a Liga Hanseática, uma confederação de guildas de comerciantes que dominaram a costa norte da Europa do século XIII ao XVII. Para recriar a atmosfera dessa época, o Olde Hansa faz apresentações musicais medievais e todos os funcionários usam roupas apropriadas para a época. Ao lado, tem uma lojinha super bacana que vende roupas de época.














Catedral Alexander Nevsky.




Museu Kiek in de Kök e as passagens dos bastiões. Esta torre de artilharia de seis andares foi construída no final do século XV. Seu nome estranho, do século XVII, é baixo alemão para "espiar a cozinha", possivelmente significando que, dos 38 metros da torre, era possível ver tudo lá em baixo, incluindo as cozinhas das casas circundantes. Na verdade, desempenhou um papel importante nas guerras e tem as "cicatrizes" para provar isso: nove balas de canhão, de 1577, ainda estão embutidas em suas paredes. O museu explora a história do edifício, bem como a dos túneis ao redor, onde as pessoas se abrigaram durante a II Guerra.






Museu da KGB





Vamos às dicas do blog...

















Como chegar

O principal aeroporto do país é o Lennart Meri Tallinn. Mas, a forma mais agradável de se chegar à Estônia é por via marítima, com ferries ligando Tallinn a Estocolmo (16h, viagem noturna) e Helsinque (de 1:30 a 3:30h). Dentre as companhias mais recomendáveis estão Viking Line, a Tallink Silja, Linda Line e Eckerö Line.

Na deixe de adquirir o Tallinn Card, que permite ao portador o uso gratuito de transporte público, entrada franca em muitos museus e descontos em lojas ou restaurantes.



No mapa:






Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário