Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

48 horas na descoladíssima Bucareste


Bucareste é uma cidade que definitivamente surpreende. Tradicional e ao mesmo tempo descoladíssima. Espere encontrar bares, restaurantes e lojas que não devem nada aos hipsters estabelecimentos de NYC, Londres e Berlim.

É fato que o transporte público não é “lá essas coisas”, nem todo mundo fala inglês, mas a vibe é fantástica... Há turistas de todo o mundo no seu centro histórico.








Vamos a um bom roteiro:

Dia um

9:30h - Comece bem o dia tomando café da manhã no colorido Bistro "Acuarela" (Strada Polonă 40).





10:30h - Se você conseguiu reservar previamente (por telefone, 48 horas antes), faça o tour completo no Palácio do Parlamento que é o maior prédio público do mundo, o que comprova a megalomania do ditador Ceausescu. Se você não conseguiu fazer a reserva, visite o Museu ao Céu Aberto Nacional da Aldeia (Muzeul Satului) que possui 272 casas, igrejas, tavernas e fazendas de várias regiões do país, todas em perfeita harmonia com a natureza.





13h – Almoce na cervejaria mais famosa da cidade, o Caru' cu Bere (detalhes neste post). Reserve uma mesa no segundo andar para poder assistir ao show folclórico “de camarote”.


Passeie pelo centro histórico e caminhe até a belíssima Nova Igreja de São Jorge (Strada Lipscani) projetada pelo italiano Vaseleli e decorada pelo grandes mestres romenos da época: o pintor Parvu Mutu, o carpinteiro Istrate e o escultor Caragea. Em 1847, sofreu um incêndio, sendo reformada de 1852-3 pelo arquiteto espanhol Villacrosse quando foram adicionados lindos murais de Marian Popp. Os restos mortais do rei Constantin Brancoveanu estão em exibição.

















Pegue o ônibus 381, direção Piata Victoriei, e desça no ponto Povernei (4 paragens).

16h – Visite o interessante Museu de Arte "Frederic Storck and Cecilia-Cuţescu", localizado no antigo, e neoclássico, Palácio Real. O museu exibe mais de 100.000 obras, tendo obras dos principais artistas romenos, uma sala cheia de esculturas antigas de Brancusi, além de quadros pouco conhecidos de nomes como El Greco, Monet, Rembrandt, Renoir, Breughels (pai e filho) Cézanne e Rubens.

17h – Caminhe uns 15 minutos, e pare no lindo Gradina Eden (Calea Victoriei 107) para descansar um pouco e tomar uma cerveja importada.




Agora, visite a descolada livraria Cărturești Verona (Strada Pictor Arthur Verona 13-15). Detalhes aqui.

Siga até o entorno do Ateneu Romeno. Visite-o, assim como a Igreja Kretzulescu e o Hotel Athenee Palace-Hilton. Não deixe de conhecer os lugares que cito neste post. E, pare para uma pausa doce no Chocolat (Strada Episcopiei 6).




Vá até a Piata Revolutiei (Praça da Revolução), o local de onde o ditador Ceausescu deu seu último discurso numa varanda do antigo prédio do Comitê Central do Partido Comunista (hoje é o prédio do Ministério Interior).

Memorial do Renascimento, um estranho obelisco branco com uma espécie de coroa negra.



Percorra a Calea Victoriei, a mais importante da cidade, cheia de prédios históricos.

Entre na linda Pasajul Victoria, famosa pelos guarda-chuvas coloridos.



Piața Odeon

 



Hora de ver algumas lojinhas:

1. Demmers TeeHaus (Strada Academiei 9), uma loja de que sobreviveu até mesmo ao regime comunista.

2. Mesteshukar ButiQ (Strada Edgar Quinet 7) com itens artesanais que são uma colaboração entre designers, artesãos e mulheres ciganas.

20h – Vá ver o pôr-do-sol no rooftop bar Linea Closer to the Moon (Strada Lipscani 17) no topo da loja de departamento Victoria.




21:30h – Jantar no The ARTIST Restaurant (Calea Victoriei 147) do Chef holandês Paul Oppenkamp. Ele descreve os seus pratos como lúdicos, e claro, o visual é bem artístico. Seus menus de degustação são servidos em colheres individuais e custam cerca de 55 lei para aperitivos, 76 lei para pratos principais e 38 lei para sobremesas.



23h – Termine a noite com um drinque no Journey Pub (Strada George Enescu 250), com uma decoração que encanta os viajantes. Há bússolas, mapas, cardápios em formato de maletas, lanternas chinesas, balões de ar quente que flutuam sob o teto de nuvens, entre outros. Se quiser gastar menos do que um jantar no The ARTIST, a comida aqui também é boa, com: tapas espanholas, falafel oriental, quesadillas mexicanas, rolinhos primavera chineses...




Dia 2

8h – Café da manhã no M60 (Strada D. I. Mendeleev 2) que é considerado o melhor da cidade. Ou no The Urbanist (Strada Căldărari 3) que se gaba de ter os melhores baristas da cidade.



9h – Visite as igrejas próximas a Piața Unirii, a Domniţa Bălaşa (Strada Sfinții Apostoli 60) e a Catedral Patriarcal dos Santos Constantino e Helena (Aleea Dealul Mitropoliei 2) que está localizada no terreno do antigo Mosteiro Voivode Constantin Serban Basarab, no Morro Patriarcal. O complexo inclui ainda o Palácio do Patriarca que é um exemplo de arquitetura ortodoxa. Aos domingos, tem missa ortodoxa às 9 horas.

10:30h – Faça um tour guiado grátis pelos principais pontos turísticos da cidade. Quem preferir pode realizá-lo por conta própria (veja um post que farei a seguir). Outro tour interessante que se pode fazer é pelos edifícios históricos abandonados e fábricas pós-industriais da cidade. Quem o realiza é o Interesting Times. Há ainda a opção de explorar as Street Art de Bucareste (veja esse mapa ou feche esse tour).

Quem quiser pode passar a manhã relaxando no Therme Bucuresti que com 30.000 m², abriga 8 piscinas (abertas e fechadas), saunas temáticas e uma área para crianças.



13:30h – Hora de curtir o ótimo brunch do Simbio (Strada Negustori 26)





15h – Visite a Casa de Ceausescu (Bulevardul Primăverii 50). Até cinema tinha na casa do ditador.




Percorra o belo Bulevardul Aviatorilor repleto de vilas modernistas e Art Déco espetaculares, muitas das quais agora abrigam embaixadas. Graças a essa arquitetura, no passado, Bucareste recebeu o apelido de "Paris do Oriente". Atravesse o Parque King Mihai I até o Arco do Triunfo.

16:30h – Hora de relaxar em um dos diversos parques da cidade, como o Cișmigiu que tem um lago e uma área com 12 estátuas dos escritores mais importantes do país, além do Palácio Cotroceni (residência oficial do Presidente da Romênia).


17:30h – Café na concept store Beans & Dots (Strada Ion Brezoianu 27)

Passeie na Macca - Vilacrosse Passage, uma arcada de butiques com claraboia dourada. Siga sua forma de U de volta à Calea Victoriei.






Passe no Bazar (Strada Doamnei 11) para ver se acha algo interessante no antiquário.




19:30h – Hoje, o pôr-do-sol é no Pura Vida Sky Bar & Hostel (Strada Smârdan 7)



20:30h – Visite a linda livraria Cărturești Carusel (Strada Lipscani 55). Detalhes aqui.




22:30h – Jantar no Pâine și Vin (Strada Ion Brezoianu 4)

No Pâine şi Vin servem-se pizzas, burrata de búfalo e várias charcutarias. A carta de vinhos é sensacional!






00h – O último drinque na cidade é no Nomad Skybar (Strada Smârdan 30)

De domingo a quinta-feira, o bar tem um ambiente descontraído. Já nos fins de semana, a festa rola solta.




PS: peguei dias de muita chuva na cidade, logo, nem todas as fotos são minhas. Muitas são promocionais e outras do Pinterst.

Atrações no Centro Histórico:

Biserica Sfântul Anton (Strada Franceză 33)

É a igreja mais antiga da cidade, de 1559. Nela os príncipes romenos eram coroados. Dentro da igreja ortodoxa, cuja entrada é gratuita, há afrescos do século XVI.




Monastério Stavropoleos (Strada Stavropoleos 4,)

Este convento cristão ortodoxo foi construído em 1724 em estilo Brâncovenesc (uma mistura de arquitetura bizantina, renascentista, otomana e barroca). Lindíssimo, ele é famoso por seu coro. Possui um pátio acolhedor cercado por gerânios vermelhos, além de uma grande coleção com mais de 8.000 livros religiosos e musicais.






















Hanul lui Manuc ou “hospedagem do Manuc”, uma hospedagem construída por um rico comerciante armênio em 1804, Emanuel Marzaian (conhecido pelos turcos como "Manuc Bey"), que está preservada no mesmo estilo e hoje funciona como um hotel/restaurante. Curiosidade: foi ali que começou a ser discutido o Tratado de Paz que colocaria fim na guerra entre Turquia e Rússia (1806-1812).



Atrações:





Minha recomendação de hotel é o tradicional Europa Royale Bucharest Hotel super bem localizado na Piața Unirii. Não espere algo descolado, mas o atendimento e o conforto são irrepressíveis. O café da manhã também é bem interessante e as acomodações são enormes.














No mapa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário