Roteiro de um dia em Viana do Castelo


Viana do Castelo, na região do Minho, fica no Norte de Portugal, e trata-se de uma das mais belas cidades costeira deste país. Todavia, está já foi uma cidade muito rica, sobretudo nos tempos das Grandes Navegações, logo é também rica em história. A cidade que apresenta uma bela arquitetura é super conhecida pelas suas tradições, ourives e trajes principalmente. Mas, é ainda limpa, florida, alegre, e com uma excelente culinária.





Dito tudo isso, é claro que era uma das cidades que tinha maior expectativa de conhecer... O que me leva aos versos cantados por Amália Rodrigues: " Ó meu amor de algum dia/Havemos de ir a Viana".



Viana não me decepcionou, e nem vai decepcioná-los. Então, vamos ver um roteiro de um dia na cidade?

Para conhecer o Norte de Portugal, sugiro que façam base no Porto, já que o transporte é excelente e a maioria das cidades, como Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Aveiro, ficam a menos de duas de viagem. Ótimos bate-voltas.

Como chegar a Viana do Castelo desde o Porto:


  • De ônibus: com a Rede Expressos, sai-se da Rodoviária do Campo 24 de Agosto e chega-se ao centro de Viana (a rodoviária fica ao lado da estação de trem), em 1:30h.
  • De trem: a viagem demora 1:25h, e é mais barato que de ônibus.
Partam cedo do Porto, e da estação caminhem direto para o Museu do Traje, que vocês já viram neste post.




Praça da República





A seguir, percorram a Rua Manuel Espregueira, onde se destacam o casario com fachada azulejada. Essa é uma parte agitada da cidade, cheia de lojas bonitinhas, com destaque para a Ourivesaria Amor d´Viana Joias e para a .







No fim da rua fica o Museu de Arte e Arqueologia, cuja maioria do espólio veio da Casa Manuel Espregueira e Oliveira. Gostei demais das diversas louças de Viana expostas, das pinturas e móveis portugueses do século XVIII. Todavia, o que me fez babar foi a azulejaria portuguesa e hispano-árabe do museu. Infelizmente, não se pode fotografá-lo. Abre das 10-18 horas, e a entrada do Museu do Traje permite que vocês o visitem também.



Mais à frente está a Igreja de São Domingos, construída no século XVI. Siga, agora para o Castelo de Santiago, onde hoje funciona uma escola de hotelaria.










Caminhe pelo agradável calçadão a beira do Rio Lima até chegar ao Navio Hospital Gil Eannes, cujos detalhes contei neste post. Em frente à este fica o Coliseu, obra do arquiteto Eduardo Souto Moura. O curioso desta obra é que para evitar atrapalhar as vistas da região, o arquiteto construiu um prédio meio enterrado, com o primeiro piso todo em vidro. Nele, ocorrem concertos, congressos e exposições.









Seguindo o caminho na marginal de Viana, outras obras arquitetônicas chamam a atenção, como a Biblioteca Municipal, desenhada pelo arquiteto Siza Vieira, e a a Praça da Liberdade, obra do arquiteto Fernando Távora, onde há vários cafés, bares, e restaurantes.





Nesta hora, vocês já devem estar com fome, então parem para almoçar em udos restaurantes que mostrei neste post. Claro, escolham peixes ou frutos do mar, já que Viana é uma cidade praiana.

Depois do almoço, caminhem mais um pouquinho pela região e apreciem a bela Ponte Eiffel que foi inaugurada em 30 de Junho de 1879, e por onde já passaram ao entrar na cidade, seja de ônibus ou trem.




Agora, parem para fotos para o Instagram da famosa Estatua de Viana, criada em 1774. Essas figura feminina segura uma caravela que simboliza Viana e sua vocação marítima. Já os pés simbolizam o continente europeu, asiático, africano, e americano, fazendo, assim, uma alusão aos "quatro cantos do mundo".





A seguir, não deixem de dar uma olhada na Casa dos Costas Barro, de meados do século XVI, onde se destaca a bela janela renascentista com motivos decorativos manuelinos e do plateresco.




A próxima parada é na Sé, ou Igreja da Matriz, construída entre 1400-1439.



Igreja da Matriz







De volta à Praça da Republica, com sua arquitetura medieval e renascentista, além da fonte, construída em 1559. Fotografem a Estátua de Caramuru, apelido de Diogo Álvares Correia, um navegador de Viana que ando aqui pelo Brasil. Na praça, não deixem de conferir:
  • Antigo Paços do Concelho, construído no século XVI
  • Edifício da Misericórdia e Igreja (Séc. XVI). Detalhes aqui.












Neste momento, vá verificar o Hospital Velho, uma antiga pousada para os peregrinos de Santiago. Reparem nas janelas manuelinas, na pedra de armas e no ninho sobre a porta do século XVII.



Na rua Aurora do Lima, visite a rococó Capela das Malheiras. Na Av. Conde Carreira, repare na Casa Melo Alvim, do início do século XVI, e mais adiante a Casa Carreira, onde funcionava Câmara Municipal de Viana.







Hora de seguir para o Elevador de Santa Luzia (Av 25 de Abril), seja via Viana Shopping, seja através de um elevador na estação de trem (neste caso é preciso atravessar uma ponte).



Embarque no funicular até a basílica. Nele cabem 12 pessoas, e o trajeto é feito em 7 minutos. Como se vê nos vídeos abaixo, ele balança e faz muito barulho. Como o trajeto é bem inclinado, chega a dar um certo "medinho". Ademais, não há ar condicionado. Horário de Funcionamento: Janeiro, Fevereiro, Novembro e Dezembro, de terça a sexta das 10 às 12h e das 13 às 17h; sábado e domingo das 10 às 17h. Março, Abril, Maio e Outubro:, de segunda a sexta das 10 às 12h e das 13 às 17h; sábado e domingo das 9 às 18h. Junho, Julho, Agosto e Setembro, de segunda a domingo das 9 às 20h.







Sentem-se e relaxem no mirante de frente à basílica, e querendo podem subir ao Zimbório (de elevador). Horários: no inverno das 8-17h, no verão das 8-19h.





Santuário de Santa Luzia




Lembra um pouco a Sacré Coeur, não??















Chegou a hora da "cereja do bolo" deste dia: um drinque na Pousada Viana do Castelo. Detalhes aqui.







Depois desse inesquecível pôr-do-sol, peça um táxi até a estação e volte para o Porto já com saudades de Viana do Castelo. Quem quiser dormir na cidade, saiba que há um Hotel de Chocolate. Isso mesmo!!

No mapa abaixo endereços e percurso desse roteiro;



Abraços, galera! E, como já sabem, qualquer dúvida é só deixar um recadinho.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas