Um dia em Rüdesheim am Rhein



Rüdesheim am Rhein, no Vale do Reno, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e não à toa. A cidade é encantadora, uma verdadeira pérola. Na minha opinião, um bate-volta desde Frankfurt que você tem que incluir no seu roteiro.


Um pouco de história...

Com registro que remota a 2500 a.C, já foi domínio dos Celtas, Romanos, Francos, e tantos outros. A cidade desde o final do século XVIII atrai muitos turistas, locais e estrangeiros. 

Apesar de ter sido muito destruída na Segunda Guerra Mundial, Rüdesheim  foi reconstruída e hoje é muito fofa.

No meio da famosa região vinícola alemã, Rheingau, desde os seus primórdios, Rüdesheim teve uma forte conexão com o cultivo de uvas e a fabricação de vinhos. Muitas vinícolas oferecem degustações e vendas diretas, portanto se prepare para provar deliciosos vinhos feitos das uvas Riesling e Spätburgunder.


A melhor forma de se chegar a Rüdesheim é de trem. Saindo da estação central de Frankfurt são 1:13h até lá. Como a cidade é pequena, pode-se conhecê-la em um dia tranquilamente, com tempo inclusive para um passeio de barco no Reno até a cidade do outro lado, Bingem am Rhein.




Atrações:


Roteiro:

Aconselho que acordem cedo, peguem, em Frankfurt,  o trem das 7:53h, e ao chegar na estação, sigam pela bela Rheinstraße, que beira o rio. Logo, ao chegar a cidade, vocês verão duas construções muito interessantes:


Brömserburg (Niederburg), com grossas paredes de pedras, que foi, do século X até o início do século XIX, posse dos arcebispos de Mainz. E, foram esses arcebispos que transformaram a fortificação em um castelo residencial, no século XIIEle foi habitado até 1937, sendo, então, adquirido em 1941 pela prefeitura. Hoje, hospeda o Museu do Vinho do Vale do Reno (Rheingauer Weinmuseum).


Acima da colina do Castelo Brömserburg, chama-nos a atenção a torre fortificada românica do Castelo Boosenburg. Com 38 metros de altura, ela é o edifício mais alto da cidade, datando do século IX. Atualmente, é a sede da vinícola Carl Jung, e não é aberta ao público.


Siga até a Drosselgasse, considerada um dos becos mais charmosos do mundo, e por onde passam que cerca de 3 milhões de pessoas por ano!?!









Mais ou menos, no meio da rua fica o  Breuer's Rüdesheimer Schloss, o belo hotel onde rola um maravilhoso café-da-manhã. Detalhes neste post. Não deixe de observar a sua torre com vários sinos de porcelana Meissen, conhecida como Glockenspiel. O mesmo toca a cada meia hora, das 9:30-22h.









Suba Drosselgasse até a Oberstraße, paralela ao rio, com construções de outras épocas super lindas como:a Frankensteiner Hof, a Ritter‘sche Hof, e a Bassenheimer Hof.




A mais linda é a Brömserhof, antiga residência da família Brömser, construída em 1542.. No seu interior fica o fantástico Gabinete de Instrumentos Musical Mecânicos (detalhes aqui).



Após essa visita, retorne para conhecer o Museu do Vinho, que conta a história do vinho na Alemanha, sua preparação, rolhas, rótulos, etc. Além de oferecer degustações.


Caminhe pela encantadora Rheinstraße (que no fim da tarde, me lembrou uma cena de filme), e vá até a Marktplatz. Na na curva da Marktstrasse, não deixe de reparar na Klunkhardshof, uma belíssima casa de dois andares em eixamel que data do século XVI.




Na praça, a maior atração é a Igreja de St. Jakobus que foi construída pelo cavaleiro Johann Brömser, do século XIV. Sua torre apresenta um cata-vento com uma lua crescente e uma estrela em memória das Cruzadas, da qual Brömser participou.



Pela margem do Reno, siga até a Adlerturm (Torre do Gavião)Com 20,5 metros de altura, essa torre gótica fazia parte da antiga fortificação da cidade que foi construída no século XV.

Depois deste passeio, já é hora de almoçar, dar um rolê de barco, ou voltar para a Oberstraße onde se pode embarcar no teleférico para conhecer a Niederwalddenkmal. Ela é uma estátua de Germânia com 11 metros de altura, erguida para comemorar a vitória na guerra franco-prussiana (1870) que levou a unificação da Alemanha.







Da montanha onde se localiza a Niederwalddenkmal, pode-se fazer um passeio super legal até a cidade vizinha, e mesmo visitar um castelo incrível! Mas, isso é papo para outro post...



Abraços!!

Comentários

Postagens mais visitadas