Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Um passeio de barco pelo Rio Tâmisa até Greenwich



Cheio de atrações Greenwich é um dos lugares mais legais de Londres... Você tem que incluí-lo em seu roteiro. Mas, essa história é para o próximo post. Uma das formas mais divertidas, e turística, de se chegar a Greenwich é de barco. Esse passeio de barco pelo Rio Tâmisa já é, per si, uma atração turística. E, é sobre ele que vou falar nesse post. 




Mas, primeiro: vocês sabem como se pronuncia o nome Thames? A pronúncia britânica correta é “TÉMZ”. Segundo: nesse tour se aprende muito sobre a arquitetura e a história de Londres, além disso é a forma mais fácil de se localizar espacialmente na cidade, portando recomendo que o façam em um dos seus primeiros dias de viagem.

Muitas empresas oferecem um cruzeiro pelo histórico rio de Londres, passando por diversos ícones da cidade em seu caminho para Maritime Greenwich. Há, por exemplo, City Cruises, o Thames River Sightseeing e o Thames River Services. Eu escolhi essa última companhia e paguei na ocasião £17.50 ida e volta (o preço depende da época do ano). O esquema  hop-on and hop-off custa pouco mais de £20. Você pode usar os créditos do seu Oyster Card (pré-pago) para comprar um bilhete em papel desses serviços. Basta apresentar um cartão válido na bilheteria.







A dica é comprar um passe para o dia todo, o que permite o esquema hop-on and hop-off em diversos píeres para explorar as atrações. Os barcos são bem confortáveis. Dispõem de poltronas grandes e um bar que oferece cafés, vinhos, cervejas, refrigerantes e petiscos diversos. O legal é se sentar na parte da frente, onde o janelão nos permite apreciar o histórico Rio Tâmisa, o grande atrativo que levou os romanos a ancorarem por ali há 2 mil anos atrás. Se o tempo permitir, sugiro que viagem na parte externa do barco.









Durante o passeio de ida, a voz de um guia vai "apontando" os diversos ícones às margens do rio e dando as devidas explicações históricas, em várias línguas.




Ícones da cidade vistos sob um prisma diferente.










Uma forma mais barata de se fazer esse passeio é pegar o catamarã que cruza a cidade de oeste a leste (e vice-versa) e transporta os moradores entre diversos pontos. Diria que é assim tipo um ônibus comum, enquanto as empresas acima são uma espécie de ônibus de turismo. Quem opera esse ônibus fluvial é a Thames ClippersAs passagens podem ser adquiridas nos barcos, nos píeres ou online com desconto. Os barcos operam a cada 20 minutos a partir das 9 horas.

Há diversos píeres em que você pode embarcar nesse ônibus fluvial, mas atenção: se estiver indo para Greenwich, vá para o leste (“Eastbound”). Os principais píeres são os: da London Eye, estação de metrô Westminster (linhas Jubilee, District e Circle) ou estação Bakerloo (linhas Waterloo e Bakerloo & City); da London Bridge (linhas Northern e Jubilee) e Embankment (linha Central).














Os píeres London Eye e London Bridge situam-se no lado sul do rio (South bank). O píer Embankment no lado norte (North bank). Isso quer dizer que, se você estiver saindo da estação de Westminster, deve atravessar a ponte e pegar os barcos que saem do píer ao lado da London Eye. Na saída da estação de Westminster, há um ancoradouro de onde partem os barcos turísticos, que como falei são mais caros. Se a sua ideia for embarcar/desembarcar em vários píeres, compre o passe para o dia todo (“River Roamer“). O ticket single custa £4.90, return £9.30, River Roamers £19.90. Do píer da London Eye, em Westminster, são cerca de 40 minutos de viagem até Greenwich. Já saindo-se do píer de London Bridge, são apenas 25 minutos.




O que ver durante o passeio:








  • Westminster Bridge de 1862


  • Parlamento
Desenhado por Charles Barry e decorado por Pugin, ele foi construído onde antes ficava o Palácio de Westminster que incendiou em 1834. Nele o que mais chama atenção é a torre o relógio, conhecida como “Big Ben”. Todavia, “Big Ben” é de fato o nome do sino de 16 toneladas que fica no topo da torre.







  • Old Scotland Yard...aquela das historias do Sherlock Homes
  • Country Hall que hoje alberga o Aquário de Londres



  • London Eye
Inaugurada em 31 de dezembro de 1999, ela é a maior roda gigante da Europa.








  • Ministério da Defesa
  • Hungerford Bridge e Golden Jubilee Bridges



  • Royal Festival Hall
Inaugurado em 1951 para o Festival of Britain, hoje é parte do South Bank Centre.







  • Cleopatra`s Needle
Esse obelisco foi construído no Egito em torno de 1500 BC. Ele foi doado ao povo britânico em 1819 como forma de comemoração da vitória na Batalha do Nilo.


  • Savoy Hotel
Aberto em 1889, foi o primeiro hotel de luxo de Londres a possuir luz elétrica e banheiros em todos os quartos.


  • Queen Elizabeth Concert Hall

  • Waterloo Bridge
Conhecida como a ponte das mulheres, ela foi construída graças ao trabalho dessas durante a Segunda Guerra Mundial. Aberta em 1945, Georgi Markov, o dissidente búlgaro, foi nela assassinado pela KGB em 1978.






  • Royal National Theater

  • Somerset House
Esse prédio, em estilo paladino, foi construído em 1786 quando as águas do rio chegavam aos seus muros. Hoje, alberga a Courtauld Gallery.


  • Temple Arch
Construído em 1868, na sua parte da frente é narrada a historia do Velho Padre Thames. A direita, dois grifos prateados marcam o limite entre a cidade de Londres e a de Westminster.

  • OXO Tower
OXO, o nome desse edifício, que já foi uma central elétrica e um frigorífero, se refere a um cubo de carne para fazer molhos.





  • The Temple
Inclui dois dos quatro Inns Judiciais (tipo uma OAB).No Middle Temple se encontra o Elizabeth Hall onde foi interpretado Twelfth Night de Shakespeare em 1601.


  • HMS President
O Presidente HMS é uma "fragata de pedra", ou estabelecimento em terra da Reserva Naval Real, perto da Tower Bridge, em Wapping.





  • Sion College and Library
Um edifício em estilo gótico com tijolinhos vermelhos, de 1624.





  • Doggett's Coat and Badge Pub
Esse é nome do prêmio e da corrida de remo mais antiga do mundo, que tem sido realizada todos os anos desde 1715. O prêmio do vencedor é um casaco vermelho tradicional de um homem de água com um emblema de prata adicionado, exibindo o cavalo da Casa de Hanover e a palavra "Liberdade", em homenagem à ascensão de Jorge I ao trono. Além disso, cada competidor que conclui o percurso recebe uma miniatura de uma insígnia de Doggett para sua lapela em uma cerimônia no Watermen's Hall, em prata para o vencedor e em bronze para os demais.







  • Blackfriars Bridge de 1869
É uma ponte rodoviária obre o rio Tamisa, localizada entre a Waterloo Bridge e a Blackfriars Railway Bridge. Seus pilares de pedra tem o formato do púlpito da igreja do Monastério Beneditino, do século XII, cujos monges de habito negro dão nome a esta região.







  • St Paul`s Cathedral
O edifício atual, projetada por Christopher Wren, data do século XVII e geralmente considerada é como a quinta Catedral de São Paulo, embora o número possa ser maior se todas as reconstruções medievais forem contadas como uma nova catedral. Foi nela catedral que Charles, Príncipe de Gales, casou-se com Lady Diana Spencer, em 1981. A cúpula da catedral, com 110m, é a segunda maior do mundo, só sendo ultrapassada pela Basílica de São Pedro.





  • Millenium Foot Bridge
Inaugurada em 2000, Milênio é uma ponte pedonal suspensa. Fabricada em aço, ela une a zona de Bankside com a City de Londres. Situa-se entre a Ponte de Southwark e a Ponte de Blackfriars. Ela é a ponte que foi destruída pelos Comensais da Morte no filme Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de 2009.






  • Tate Modern Gallery


  • Cardinals Wharf
Destacando-se entre os três altos edifícios está o mais alto há um pequeno grupo de casas do século XVII. Há placa de cerâmica ligando-as a um inglês famoso - Sir Christopher Wren (1632-1723). Ele foi o arquiteto da Catedral de São Paulo, do Royal Naval College de Greenwich e de muitas das igrejas da cidade de Londres. A placa afirma: "Aqui viveu Sir Christopher Wren durante a construção da Catedral de São Paulo”.

  • Shakespeare Globe
Ele é uma reconstrução fiel do teatro do período elizabetano em que Shakespeare atuou e construiu sua fama.







  • Vintners' Hall
The Worshipful Company of Vintners é uma das mais antigas empresas de libré de Londres, datando do século XII.





  • Southwark Bridge
Em forma de arco, ela foi desenhada e projetada por Ernest George e Basil Mott e, então, aberta ao trânsito em 1921.





  • Anchor Tavern
Da era Tudor, ela esta ligada a historia de Shakespeare.





  • Clink Prision Museum
O Clink foi uma prisão em Southwark, que funcioua do século XII até 1780. A prisão serviu a Liberty of the Clink, uma área de propriedade local pertencente ao bispo de Winchester e não ao monarca reinante.

  • The Shard
Shard London Bridge é um arranha-céu em forma de pirâmide inaugurado em 5 de julho de 2012. Com mais de 310 metros de altura, é o edifício mais alto na Europa Ocidental.




O prédio esquisito em forma de capacete é a prefeitura de Londres.



  • Southwark Cathedral
Com mais de 1400 anos de história , é catedral em estilo gótico mais antiga de Londres.

  • Fishmongers Hall
O Fishmongers 'Hall é um edifício listado como Grade II cujo salão está situado na Ponte Ward. Ele é a sede da Worshipful Company of Fishmongers, uma das 110 empresas de libré de Londres.

  • The Monument
Entre 1672 a 1677 foi construído o The Monument to the Great Fire of London (O Monumento ao Grande Incêndio de Londres). Trata-se de uma coluna de 62 metros de altura em estilo dórico romano. Como diz o nome, ela foi construída em memória do Grande Incêndio de 2 de setembro 1666 que devastou a cidade. No topo, há uma urna dourada que representa o fogo.

  • Old Billingsgate
Old Billingsgate Market foi o maior mercado de peixes do mundo no século XIX. Hoje, esse é um local de hospitalidade e eventos.






  • Custom House
A Alfândega, do século XIV, é um edifício que anteriormente era usado para a cobrança de taxas alfandegárias.

  • HMS Belfast
Ancorado permanentemente neste trecho do rio chamado Pool of London, o HMS Belfast é um navio que participou da Segunda Guerra Mundial. Em 1943, participou de operações no Ártico para escolta de navios soviéticos. No ano seguinte, participou de operações apoiando desembarques de tropas na região da Normandia (ação conhecida como Dia D). Hoje, é aberto para visitação como parte do Museu Imperial da Guerra e reproduz a vida a bordo quando fazia parte da marinha britânica.









  • Tower of London
O ponto turístico mais famoso de Londres.




  • Tower Bridge
Aberta em 1894, na própria ponte há uma exibição sobre a sua construção e uma plataforma de vidro onde os visitantes podem subir para ver a cidade do alto. No filme “Harry Potter e a Ordem do Fênix” a Tower Bridge aparece como cenário para um dos voos de Harry Potter pelo rio Tâmisa na sua vassoura.








  • Butler's Wharf Pier
O Butler's Wharf é um edifício histórico inglês em Shad Thames, a leste da Tower Bridge de Londres, que agora abriga apartamentos e restaurantes de luxo. Tem vista para a ponte e para as docas de St. Katharine, no lado norte do rio.





  • St. Katharine’s dock
Inaugurada em 1828, essa doca fazia parte do Porto de Londres, que já foi considerado o maior do mundo. Porém, com o passar dos anos, ficou pequena demais para os navios maiores e foi fechada em 1968. No início dos anos 70 começou a ser reconstruída e foi o primeiro projeto de renovação da área conhecida como “London Docklands”. A marina foi finalizada nos anos 90 e hoje é cheia de bares, pubs, cafés e restaurantes.



  • St Saviours dock
É um pequeno cais na margem sul do rio Tamisa, a 420 metros a leste da Tower Bridge. Ele forma o extremo leste do aterro pitoresco conhecido como Shad Thames. O lado leste da doca é a ilha de Jacob.

  • The Town of Ramsgate
A casa pública da cidade de Ramsgate está localizada no centro da antiga vila de Wapping. Ela aparece em vários livros sobre pousadas em Londres, onde é classificada como "um exemplar notável da taberna de um homem de água".

  • The Mayflower and St Mary's Church, Rotherhithe
O Mayflower ancorou aqui antes de partir em sua viagem para o “Novo Mundo” em Julho de 1620. O capitão do Mayflower esta enterrado na St Mary's Church.





  • Prospect of Whitby
Frequentada por Charles Dickens, a Prospect of Whitby reivindica ser o local da taberna ribeirinha mais antiga, datada de cerca de 1520.

  • St Anne's Limehouse
É uma igreja Anglicana que foi consagrada em 1730, uma das doze igrejas construídas através da Lei do Parlamento de 1711.






  • Canary Wharf
O Canary Wharf é um complexo de edifícios comerciais que inclui o One Canada Square, 8 Canada Square e Citigroup Centre, que já tiveram o título de três maiores edifícios do Reino Unido. Canary Wharf pertence ao grupo de mesmo nome que tem quase metade de todo o espaço imobiliário da região. Um milhão de pessoas trabalham ali, a grande maioria em conglomerados bancários e conglomerados de mídia.







  • Deptford Dockyard
Era um importante estaleiro naval e base em Deptford, no que é hoje o bairro londrino de Lewisham, operado pela Marinha Real entre os séculos XVI e XIX. Ele construiu e manteve navios de guerra por 350 anos, e muitos eventos e navios significativos foram associados a ele.

  • Burrells Wharf
Retangular e adjacente em um lado mais curto do rio Tâmisa (de frente para Deptford) Burrells Wharf fica em Millwall, na Ilha dos Cães. O conjunto residencial é um dos 18 edifícios ou grupos de edifícios na península a serem classificados arquitetonicamente como edifícios de especial interesse ou importância.



Greenwich









No mapa:





Até o próximo post em Greenwich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário