As tapeçarias que lhes apresentarei hoje foram
um presente dos industriais e empresários dinamarqueses para Sua Majestade a
Rainha Margarida II, da Dinamarca, em seu aniversário de 50 anos, em 1990.
Todavia, se passaram 12 anos antes que elas fossem tecidas e penduradas em seu
lugar atual, no Grande Hall do Palácio de Christiansborg. As
tapeçarias contam a história da Dinamarca desde a Era Viking até o presente,
com um olhar para o futuro.
Consideradas a maior obra de arte monumental
produzida na Dinamarca nos últimos 100 anos, o Lugar Secreto de hoje é imperdível!!
A ficha técnica:
- Onze tapeçarias são de Le Mobilier National et les Manufactures Nationales de Gobelins e de Beauvais, em Paris - comumente chamadas de les Gobelins.
- O projeto foi financiado por uma série de empresas e fundações dinamarquesas, bem como pelo Estado francês.
- O escultor Bjørn Nørgaard pintou seus esboços em tamanho real - conhecidos como desenhos animados - sobre os quais as tapeçarias foram tecidas.
- Os esboços de Bjørn Nørgaard para as Tapeçarias da Rainha estão expostos no KØS Museum of Art in Public Spaces, Køge, Dinamarca.
- Materiais - Lã, seda.
- Localização - Palácio de Christiansborg, Copenhague, Dinamarca
- Comissionado para Sua Majestade a Rainha Margarida II.
- Colaboradores - La Manufacture de Beauvais.
O Palácio de Christiansborg é uma das maiores atrações de Copenhague. Luxuoso, elegante, mas ao mesmo tempo sem opulência, eu que adoro o estilo escandinavo não poderia deixar de visitá-lo. Adorei, mas o que de fato me marcou foi essa obra de arte. E, olha que nem sabia que ela existia.
Me acompanhem...
Dezessete tapeçarias gigantes preenchem as
paredes do Grande Salão do antigo Castelo Real da Dinamarca, em Christiansborg.
Elas retratam de forma desconcertante a história, o presente e o futuro da
Dinamarca.
Grandes tapeçarias de parede, Gobelins, sempre
foram usadas nas casas dos ricaços, tanto para o isolamento, como para a
decoração.
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Essa série de Gobelins reconta a história da
Dinamarca, e do mundo, desde a Idade Viking, passando pelas Idade Média, Monarquia
Absoluta, Reforma, Segunda Guerra Mundial, chegando ao Presente e até ao Futuro.
Bjørn Nørgaard estudou, nos anos 60, na
Escola de Arte Experimental de Copenhagen e, influenciado por Joseph Beuys, criou
trabalhos de arte comunais que expressavam seus valores esquerdistas. Dentre os
mais conhecidos, e sensacionalista, está a Female Christ (1969), onde sua esposa, Lena Adler Petersen,
caminhou nua pela Bolsa de Valores de Copenhague e depois ele abateu um cavalo,
o desmembrou e distribuiu suas partes em potes de geleia. Pois é... Essa obra provocou
discussões na mídia sobre a Guerra do Vietnã e a fome em Biafra. Hoje, ele é
professor da Academia Dinamarquesa de Belas Artes.
Era Viking, 1991–97 |
Conforme se entra no Salão, uma grande história se apresenta... O tempo se move não cronologicamente. Começa na Era Viking que funciona como a imagem inicial da série. A Árvore do Mundo Yggdrasil ergue-se no meio da tapeçaria, com um pequeno Cristo crucificado pendurado em seus galhos.
A história, a partir de Yggdrasil, flui no
tempo com uma enorme avalanche de imagens, refletindo a arte e o mundo de cada
época. O tempo histórico é marcado pelo continuum
de reis dinamarqueses, mas se ramifica em uma quantidade aparentemente infinita
de eventos históricos, personagens, citações de obras de arte, símbolos e
histórias.
Pode-se vagar por dias a fim no Grande Salão
em busca de novos detalhes e lendo-se as imagens com a ajuda das anotações fornecidas.
Idade Média Precoce, 1990-93 |
Bispo Absalon, fundador de Copenhague |
A bandeira da Dinamarca cai do céu |
O rei Canuto o Santo é morto |
Idade Media Tardia, 1990-95 |
Margarida I unindo a Escandinávia |
Regras Aristocráticas, 1990-98 |
A relação da Coroa com essa obra a torna excepcional em muitos aspectos. Empresas como Danske Bank, Siemens e Volvo combinaram suas forças com fundações sem fins lucrativos e compraram esse presente de aniversário no valor de milhões. Assim, esse grupo de investidores possibilitou a elevação do artesanato tradicional e o poder da elite à arte modernista.
As tapeçarias foram tecidas por uma fábrica francesa, em atividade desde o século XVII, chamada Manufacture des Gobelins, onde se originou o termo Gobelim. A fábrica começou como uma empresa familiar, mas continua agora como uma empresa estatal. A tecelagem dos Gobelins foi feita fio por fio por 30 tecelões, o que demorou dez anos, resultando na sua exposição já quando das comemorações dos 60 anos da rainha, em 2000.
Inicio da Monarquia Absolutista, 1992-98 |
Monarquia Absolutista Tardia, 1994-99 |
Nørgaard explica por que a tecelagem foi usada em vez da pintura: “A vantagem das tapeçarias neste tipo de sala é a habilidade manual. Dá às imagens o mesmo tipo de gravidade e tempo que o próprio salão irradia.” Foi exatamente por esse motivo, para tornar a obra monumental, que Nørgaard levou tanto tempo para produzi-la. Ou seja, o fato de ela ter sido tecida ao longo de dez anos é parte integrante e é o que a torna tão performática.
Nørgaard define um monumento como uma obra de arte que cresce além de seus próprios limites e, portanto, forma um todo com seus arredores.
Os milhões de fios tecidos à mão, centenas de milhares de horas de trabalho, centenas de pessoas e vários anos construíram, per si, uma dramaturgia real que é uma parte inseparável da peça. Aliado à estrutura de produção e às metáforas dissonantes do imaginário, Nørgaard criou uma obra de arte fascinante que não se esvaziará em imaginário nem em instituição, embora seja difícil encontrar um conjunto de imagens mais institucionalizado que essas.
A Batalha de Copenhague, 1801 |
Primeiros Glücksburgers, 1993-97 |
A derrota da Dinamarca para a Prússia, 1864 |
Christian IX, o sogro dos europeus |
A história dinamarquesa se mistura cada vez mais com os eventos do resto do
mundo à medida que nos aproximamos do presente, trazendo figuras como: Rousseau,
Nietzsche, Darwin, Chaplin, Mao, Einstein, Bunuel e até o Pato Donald. Algumas
mulheres também brilham entre as presenças masculinas, tais como as escritoras
Karen Blixen e Virginia Woolf, a política Nina Bang e a sufragista Christabel
Pankhurst.
Rei Christian X |
Pato Donald é publicado na Dinamarca |
Ao chegar ao Presente, uma árvore volta ao
centro da imagem e a rainha e seu príncipe aparecem sob ela como Eva e Adão,
ainda que não vestidos como eles. O pagão Yggdrasil foi substituído pelo
paraíso cristão e, em vez do cavalo sacrificado, há bassês aos pés do casal
real.
No Gobelim do presente, a rainha governante Margarida II oferece, no meio do Paraíso, uma maçã a seu marido, o príncipe Henrik.
Na imagem do futuro, o príncipe herdeiro Frederik e seu irmão Joakim se
dissipam misticamente em uma teia de símbolos tecnológicos e científicos,
circundados por um halo no estilo da arte cristã da Idade Média. Ambas as
imagens, O Presente e o Futuro, são refletidas em três tapeçarias mais finas, colocadas
entre as janelas. A última delas é a imagem final de toda a série e retorna às
imagens mitológicas da Era Viking e à geometria cósmica, sombreando a cruz e a
coroa.
Sensacional, não? Quem desejar saber mais deve assistir a esse documentário.
O Grande Hall fica nas Salas de Recepção Real
que abrem diariamente das 10 às 17 horas.
Durante a visita use esse APP que detalha as Tapeçarias da Rainha.
Abraços!!
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