Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

48 Horas na vibrante Oslo

A fria Oslo é uma cidade cheia de calor humano. Cara, mas altamente descolada e moderna, merece ao menos dois dias de visita. Idealmente, deixe para conhecê-la no fim de semana, pois não faltam bares e restaurantes hipsters na cidade. Vamos ver um bom roteiro?!?

Primeiro dia

9h – Café da manhã no Prince Lunchbar (Kirkegata 20)

Situado perto da estação central, o Prince LunchBar é um popular ponto de encontro entre os jovens. Trata-se de um café acolhedor com uma decoração encantadora e áreas de estar apelativas tanto no interior, como no exterior. O brunch é muito conhecido, com autênticas iguarias norueguesas. O pãozinho de canela e o café também são ótimos.

11h – Visite o Museu Norueguês da História Cultural (Museumsveien 10)

Localizado em Bygdøy, o Norsk Folkemuseum é um museu ao ar livre com 160 edifícios históricos. Sua principal atração é a Igreja Gol Stave, de cerca de 1200. Ele foca no período de 1500 até os dias atuais, e há exposições internas com trajes folclóricos noruegueses, arte popular e sobre a cultura Sami.





13h – Caminhe na Havnepromenade até a Ópera de Oslo (Kirsten Flagstads Plass 1)

Projetada para parecer uma geleira surgindo do fiorde, vale a pena andar no seu topo.




SALT (Langkaia 1), um bom lugar para tomar um drinque.




 14h – Almoce no Mercado Gourmet Vippa (Akershusstranda 25)

Inaugurado em abril de 2017, visa, em parte, integrar os imigrantes de Oslo. Inclui um quiosque de comida síria e cozinha da Eritreia. Aberto de quarta a domingo, das 11 às 22h; até 20h aos domingos.



15h – Visite a Fortaleza de Akershus

Existem três entradas para a fortaleza: pela Kongengate, pela Kirkegata e pelo caminho que segue em frente ao Pier 1. Uma boa forma de começar a visita em Akershus é procurar o Centro de Visitantes dentro do complexo e identificar o local de onde saem as visitas guiadas gratuitas (em inglês, a pé, de meados de junho a agosto, às 11, 12, 14, 15 e 16h).




Oslo é famosa por possuir excelentes baristas e, em 2004, Tim Wendelboe, do Stockfleths, ganhou o titulo de melhor barista do mundo. Portanto, antes o depois de visitar a próxima atração entre no café e peça uma xícara de Solberg & Hansen, os maiores e mais antigos torrefadores especializados em café da Noruega.

16:30h - Centro do Prêmio Nobel da Paz (Brynjulf Bulls plass 1)

A grande atração é a sala dos laureados, com tablets interativos contando as histórias de cada pessoa ou organização para ganhar o ilustre Prêmio da Paz.



Prefeitura de Oslo

Foi inaugurada em 1950 (em comemoração ao 950º aniversário da Noruega) e é onde se entrega, anualmente, o Prêmio Nobel da Paz.




17:30h -  Visite a Galeria Nacional (Universitetsgata 13) X Munchmuseet (Tøyengata 53)

18:30h – Passeie na principal avenida da cidade, a Karl Johans gate





 


Veja o Teatro Nacional da Noruega, inaugurado em 1899, e um dos mais belos da Europa.


 

Palácio



Universidade de Oslo (Karl Johans gate 47)




Grand Hotel Oslo (Karl Johans gate 31)

Seu café é o mais famoso de toda a Escandinávia, onde antigamente se encontravam os literatos e a elite artística da cidade, incluindo Munch.



19h – Pôr-do-sol no rooftop Eight (Karl Johans Gate 27)

Detalhes neste post.




Catedral de Oslo (Karl Johans gate 11)


21:30h – Jante no Restaurante Arakataka (Mariboes gate 7B)

Um bistrô elegante com pequenos pratos de inspiração nórdica (tipo tapas), serviço excelente e uma interessante seleção de vinhos naturais.

22:30h – Drinques no descolado Torggata Botaniske (Torggata 17B)




Segundo dia

8h - Café da manhã no Kaffebrenneriet avd Karl Johans gate 7, Arkaden (Karl Johans gate 7)

Perto do centro da cidade, é um ótimo lugar para saborear croissants, scones, brioches, pães de passas, pães de banana, bolos macios, iogurtes feitos na hora, além de sucos de frutas e uma variedade de chás.

Passar pela Christiania Torv, uma praça em uma área conhecida como Kvadraturen. No seu centro, há uma estátua com um dedo gigante. Após o grande incêndio de 1624, o rei dinamarquês-norueguês Christian IV decidiu reconstruir a cidade nesta área (e deu-lhe o seu nome). Ele supostamente apontou para este local e disse: "A nova cidade ficará aqui!". Alguns dos edifícios mais antigos de Oslo são encontrados ao redor desta praça, e um quarteirão abaixo fica a primeira prefeitura de Christiania (de 1641, hoje é o Restaurante Gamle Raadhus).

9h – Reserve 40 minutos para visitar a Prefeitura de Oslo (Rådhusplassen 1)

10h – Visite o Frammuseet (Bygdøynesveien 39)

Detalhes neste post.



11:30h – Visite o Vikingskipshuset (Huk Aveny 35)

Detalhes aqui.



13h – Hora de passear no bairro mais hipster de Oslo, o Grünerløkka, ou “Løkka” como falam os locais. Explore as lojas alternativas da Markveien (Lucky Buttons, Trabant, Robot, Galleri Markveien, Manillusion, Retrolykke kaffebar, o coletivo de design Skaperverket e a joalheria Hasla). No mapa no fim do post, dicas de lojas e cafés imperdíveis por todo o bairro!








Pare na Kulturkirken Jakob (Hausmanns gate 14), uma igreja com tetos neogóticos, que desde 2000 é uma casa de shows, para ver se gosta da programação noturna.

14h – Almoce no Mercado Gourmet Mathallen (Vulkan 5)

Grande e movimentado, é um ótimo lugar para comprar produtos noruegueses locais. Seus destaques são: o sanduíche de confit de pato da barraca do Ma Poule; a sopa de peixe do Vulkanfisk. Mas, não deixe de passar no Barramon Mathallen, um pequeno bar de pintxo.





 

Pare um café no Tim Wendelboe (Grüners gate 1), onde achará a melhor loja de grãos da África e América Latina.

15h – Visite o Ekebergparken

Passeie de bonde pela colina a sudeste do centro da cidade até Ekebergparken, um parque de esculturas arborizado com vistas deslumbrantes da cidade e do fiorde de Oslo. Depois de admirar a paisagem, explore as 39 esculturas, com Dalí e Rodin, e suas instalações.




17h – Visite o Parque Vigeland




21:30h – Termine a sua estadia em Oslo com uma visita ao Lekter'n (Stranden 3)

Localizado em Aker Brygge em uma barcaça convertida em restaurante e bar. É turístico e caro, mas vale a pena, pois as vistas do fiorde e da fortaleza, bem como a programação musical, com DJs descolados, compensa.



Observação: nem todas as fotos desse post são de minha autoria, muitas são do Pinterest.

Leia esse post para saber mais sobre as atrações de Oslo e onde se hospedar.





No mapa: 

 

Um comentário:

  1. Olá Simone, adorei suas dicas de Oslo. Quantos dias inteiro você acha que dá para ver tudo isso? Quantos você ficou? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir