Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Post Índice: Transilvânia, Romênia


A Transilvânia é um desse lugares únicos, recheada de castelos, cidadezinhas medievais com casas coloridas e muitas lendas. O melhor? Ao contrário do que muitos pensam, é possível visitar as cidades mais importantes, as grandes atrações e observar as belas montanhas dos Cárpatos de transporte público. O único programa no qual alugar um carro se faz necessário é o passeio pela sensacional Transfăgărășan (DN7C), a estrada que corta o sul da cordilheira.


Castelo de Bran




Vamos ver o que eu fiz e as minhas dicas...

SINAIA

Sinaia é o local perfeito para uma viagem de um dia desde Brasov ou Bucareste, onde a forma mais comum de se chegar é de trem. Ela fica a cerca de uma hora de Brasov e duas horas de Bucareste. Uma vez na estação de Sinaia, recomendo que subam de táxi até ao castelo e, no regresso, ao descer, façam o percurso a pé. Outra opção inteligente é fazer um pit-stop em Sinaia no caminho entre Bucareste e Brasov. Há na estação de trens um guarda volumes coletivo. Para achá-lo, procure a moça responsável pela limpeza do banheiro feminino.

Atrações:

Castelo de Peleş, o mais impressionante e famoso da Romênia (Parte 1)




Castelo de Peleş, o mais impressionante e famoso da Romênia (Parte 2)


A Série Lugares Secretos que Indico visita o Castelo de Pelişor, em Sinaia, Romênia



BRASOV


Explorando Brașov, na Roménia






Comendo e bebendo muito bem em Braşov


Bate-voltas nos arredores:

1. O mais famoso, e imperdível, é ao Castelo de Bran, associado à memória de Vlad Tepes, o Empalador, que inspirou o Drácula de Bram Stoker. Para lá, há diversos ônibus diários que saem da Autogara 2 (a que fica próxima à estação de trem). Horários aqui.





2. A Cidadela de Râșnov é uma aldeia fortificada do século XIII que desempenhou uma papel importante na defesa contra as invasões de tártaros e otomanos. Sua visita pode, e deve, ser feita no mesmo dia da ida ao Castelo de Bran. O mesmo ônibus que te leva ao castelo pode te deixar lá na ida ou na volta (Autogara 2, Brașov - Bran - Brașov). Outra opção são os trens de Brașov para Rașnov. Eu fiz essas duas atrações com um tour da Viator (no passeio passamos na igreja abaixo e almoçamos no D.O.R).

A Série Lugares Secretos que Indico visita a Cidadela Medieval de Râșnov, na Romênia





A Série Lugares Secretos que Indico apresenta a Igreja Fortificada de Cristian,Romênia


A Série Lugares Secretos que Indico vai ao Restaurante D.O.R. em Bran, naTransilvânia




3. Fortaleza de Prejmer, construída pelos Cavaleiros Teutônicos no século XIII. A sua principal atração é sua igreja fortificada, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Detalhes aqui.


4. Igreja fortificada de Harman. Essas duas ultimas atrações também podem ser feitas no mesmo dia. Pode-se ir de ônibus ou trem.


SIGHISOARA


Apesar de seu pequenino centro histórico, Sighisoara é a cidade mais fofa da Transilvânia.


A Série Lugares Secretos que Indico visita a terra natal do Conde Drácula


Eu fui de ônibus desde Brasov com a empresa Balint Trans. E, fui depois para Sibiu de trem (cerca de 3 horas). Detalhes sobre o transporte no post acima.




 

SIBIU


Dessa lista é a cidade mais legal, pois além de linda, tem uma infraestrutura melhor. São várias atrações, ótimos cafés/bares e restaurantes. O clima não é tão "moderninho" e hipster como em Bucareste, todavia Sibiu está sempre cheia de turistas e o astral é dez.





Vinte e quatro horas em Sibiu, na Romênia. A cidade onde a ponte tem ouvidos e as casas têm olhos


Onde comer e beber muito bem em Sibiu, Transilvânia, Romênia


A Série Lugares Secretos que Indico vai ao Crama Sibiul Vechi, na Transilvânia





Eu fiquei dois dias em Sibiu e dediquei o segundo a visita ao Complexo do Museu Nacional de Astra que é o maior museu ao ar livre de toda a Europa. São mais de 400 monumentos, incluindo moinhos, igrejas de madeira e propriedades tradicionais para preservar e educar os visitantes sobre a cultura romena. Para chegar lá, pegue o ônibus 13 no Bulevardul Corneliu Coposu, sentido Muzeul Astra e desça no ponto final.


De trem até Bucareste são mais de 5 horas, então a melhor opção é fazer esse trecho de de avião.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário