Camogli é a atração de hoje na Série Lugares Secretas que Indico


Camogli é uma pequena e colorida cidade a beira mar, na Riviera di Levante, na Liguria. Camogli vem de Ca’moglie, ou “casa das mulheres”, isso porque nessa pequena vila pesqueira os homens passavam mais tempo no mar do que em terra firme...



  


No século XVII, para se proteger dos piratas muçulmanos que ameaçavam a costa italiana, Camogli se uniu a Gênova, Foi nesta ocasião que as famosas casinhas coloridas foram construídas nas encostas, de frente para o mar. A ideia desta "muralha colorida" era a proteção.






A cidadezinha possui uma atmosfera especial, especialmente no  cais do século XVII na baía chamada de Golfo del Paradiso. Camogli vive hoje mais do turismo do que da pesca, e, principalmente nos fins de semana, suas praias e o charmoso centro histórico ficam bem cheios.




O centro histórico, com suas casas altas e roupas nas janelas, é repleto de becos e arcos que leva, ao porto. Já o lado moderno, de Camogli, encontra-se ao longo da encosta subindo em direção às colinas. Trata-se de Ruta que tem numerosas casinhas espalhadas ao longo da rua Aurélia e na encosta abaixo, Daqui pode-se ver Protofino.



As lindas pinturas Trompe l'oeil!!







Entre as atrações da cidade estão: a Basílica Minore di Santa Maria Assunta, (século XII); o Castello della Dragonara, (século XV) com um pequeno aquário, o museu marítimo.















Desde Gênova, chega-se a Camogli de trem em cerca de 40 minutos. De Abril à Outubro, pode-se ir de barco. De Cinque Terre e La Spezia (pouco mais de uma hora) também é possível se ir de trem sem baldeações.












Para almoço indico o Ostaia da ö Sigù (Via Giuseppe Garibaldi 82) ou o Pasta Fresca Fiorella. Não dexemi também de provar os sorvetes artesanais da La Cremeria del Paradiso (Piazza Cristoforo Colombo 4/5).




Após passar a manhã aqui, sugiro que embarquem até San Frutoso. Mas, essa história conto em outro post.





O embarque é em frente a Guarda Costeira.



Bom domingo!

Comentários