A Série Lugares Secretos que Indico passeia em Santa Margherita Ligure


Olá!! Nestes últimos posts desta série, tenho falado sobre a encantadora Riviera di Levante, também conhecida como “A Costa do Sol Nascente” ,um destino popular entre os turistas desde a época de Byron e Shelley. Para quem ainda não viu já dei várias dicas sobre a bela costa do Golfo do Tigullio. Vimos Camogli, San FruttuosoParaggi. Hoje, falarei um pouco sobre a pequena e deliciosa Santa Margherita Ligure.





Santa Margherita Ligure começou a florescer no século XVII quando a aristocracia genovesa construiu maravilhosas vilas lá. Depois, ela se tornou um destino turístico popular após a Segunda Guerra Mundial. Menos lotada que Rapallo, e bem mais barata que Portofino, é o lugar perfeito para se hospedar e, então, conhecer Costa do Sol Nascente. Ou mesmo, passar apenas uma agradável tarde.




A cidade é brilhante e elegante. Muito elegante! Os edifícios coloridos em estilo Liberty com vista para o mar, o calçadão com cabines coloridas e vintage, e as palmeiras balançando ao vento são simplesmente encantadores. O mar é repleto de barcos coloridos e as pessoas de várias idades passeiam no fim da tarde sem compromisso. Todas vestidas com muito "chiquê". Acho que por isso muitos dizem que ela lembra Nice na Côte d’Azur (França).








A cidade velha, uma zona pedonal com lojas e restaurantes, é fofa com sua igreja barroca e algumas adoráveis praças. A principal delas é a Piazza Vittorio Veneto onde fica o escritório de informações turísticas.










As principais atrações turísticas de Santa Margherita Ligure incluem o Castelo construído pela República de Gênova em 1550 (projetado pelo mesmo arquiteto por trás de Rapallo), a Villa Durazzo Centurione e seus jardins do século XVII (Salita San Giacomo, 3), e a estátua de mármore de Cristóvão Colombo, aparentemente apontando para o Novo Mundo. Entre os edifícios religiosos, os destaques são a Abbazia della Cervara di San Girolamo (Via Cervara 10), cujos jardins também podem ser visitados com reservas antecipadas, e o Santuario di Nostra Signora della Rosa (1658), também conhecido como  basílica de Santa Margherita di Antiochia (Piazza Caprera).



As melhores excursões desde a cidade são: Nozarego, um espetacular terraço natural sobre o Golfo do Tigullio; a Abadia de Cervara, na estrada para Portofino, e, claro, a maravilhosa Baía de Paraggi.

Depois de passear na orla e assistir ao pôr-do-sol sobre Rapallo, sugiro que passeiem entre os caruggi, os típicos becos entre os edifícios coloridos. 

Para comer e beber experimentem a famosa focaccia ligure na Panificio Pinamonti (Via dell´Arco, 23) ou na Panificio Fiordiponti (Via Jacopo Ruffini, 26). Pra comprar produtos típicos vá a Antica Drogheria Seghezzo (Via Cavour, 1). Para um jatnar gostoso e romantiquinho, recomendo o DuCoq Bar à Huîtres (Via Cairoli, 11).




Como chegar:

A melhor maneira é de trem. Da estação La Spezia Centrale até Santa Margherita Ligure, as passagens custam entre 6,60 e 10 euros (cada "perna") e a viagem dura em torno de 1 hora. De Genova Piazza Principe até Santa Margherita o percurso pode durar de 35 a 60 minutos e as tarifas são entre 3,60 e 8,50 euros.



Enfim, pessoal, um lugar SUPER para vocês incluírem em seu roteiro. Em um próximo post, darei um roteiro para vocês explorarem a Riviera di Levante em um ou mais dias.

Hoje, encerro...

Abraços!!

Comentários