A Região do Douro: post índice e roteiro de um fim de semana
O Vale do Rio Douro, no norte de Portugal, além de ser uma região muito cênica, é onde estão os vinhedos das principais marcas portuguesas. Tal qual a Toscana, na Itália, é um lugar onde o tempo parece passar lentamente. Um local onde se hospedar bem, e comer/beber tudo que de melhor o mundo pode nos oferecer, Dito isso, o ideal é conhecer o Douro sem pressa. Sugiro que passem 10 dias na região, o que possibilita se hospedar, e relaxar, em Quintas confortáveis e aconchegantes. E, ainda, visitar Amarante, a região produtora de vinho verde.
![]() |
| os trechos em verde são das regiões de Melgaço e Monção, Ponte de Lima e Amarante, que fazem parte da Zona produtora do vinho verde. O trecho em vermelho é a região do Douro |
Todavia, se só te restar um fim de semana, a dica é escolher qual dessas regiões, você deseja explorar.
![]() |
| o
Douro Vinhateiro: Douro Superior (região
de Foz Côa), Cima Corgo (região do Pinhão) e Baixo Corgo (região da Régua) |
O melhor é visitar o vale do Douro de carro, mas no meu caso, por falta de tempo e grana, fiz a viagem de trem (saindo/retornando do Porto). Assim, resolvi me hospedar na maior cidade da região: Peso da Régua, que possui várias atracões próximas e ótimos bares/restaurantes. Daqui, é possível fazer tudo a pé, de trem ou táxi.
Do Porto são cerca de 2 horas de comboio até Peso da Régua. Trata-se de um trem lento, mas a paisagem é muito bonita. Sugiro que peguem no sábado o comboio da 7 horas para que se possa aproveitar bem o dia.
Para hospedagem indico o Hotel Régua Douro que, apesar de bem turístico, fica em frente a estação de trem e oferece boas acomodações e café da manhã.
Da varanda:
Café da manhã
Depois de se hospedar, vá passear em Régua e conhecer o Museu do Douro.
Pouco antes de meio-dia, pegue um táxi até a Quinta do Vallado. Em cinco minutos, chegará ao seu belo destino, onde fará o tour da adega.
Non tour conhecemos todas as fases de transformação pelas quais passam as uvas, desde a vinha até à garrafa.
Tecnologia moderna é empregada.
A visita inclui também uma passagem pela deslumbrante cave de barricas, onde os melhores vinhos são envelhecidos.
Na loja: vinhos com ótimos preços.
No fim, a melhor parte, há a degustação de vinhos brancos, tintos e um vinho do Porto.
As visitas em Português ocorrem às 12 e 15:45h, com duração aproximada de 1:30h (reservas: enoturismo@quintadovallado.com). Na Quinta há quartos para hospedagem e um bom restaurante, então quem desejar pode almoçar nela. Ou, no restaurante "A Companhia", no museu.
A tarde, embarque no Comboio Histórico, que funciona do finzinho de junho até outubro.
Na volta, vá tomar um vinho no Wine Bar e Esplanada no Jardim. Mais tarde, pegue um táxi (cerca de 15 minutos) e vá jantar no DOC Douro um dos restaurantes do badalado Chef Rui Paula.
No dia seguinte, siga para a estação e aproveite para comprar os “Rebuçados da Régua”, que são balas que levam um pouco de limão, as “Falachas”, feitas com farinha de castanha amassada e levada ao forno em folhas de castanheiro, e as “Ferreirinhas”, feitas com pinhão, uva passa, chila, amêndoa e Vinho do Porto.
Pegue o trem comum até a linda Estação de Pinhão.
Em Régua
Hora de se fazer um passeio, de uma hora, em um Barco Rabelo. Serviço oferecido pela Magnífico Douro (às 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17h; não se realiza de novembro a março).
Azeitonas também são cultivadas nas margens do Douro.
O almoço de Domingo será, com toda a calma do mundo, no The Vintage House Hotel.
A tarde, você pode fazer o passeio de barco "Pinhão-Romaneira-Pinhão" ou ir conhecer a Quinta das Carvalhas, do outro lado do rio.
De volte a Régua, que tal um mergulho na piscina seguido de uma taça de Porto Tawny?
O jantar será no Castas & Pratos. Termine a noite no seu wine bar que fica aberto até a meia-noite.
Posts no blog:
A Série Lugares Secretos que Indico visita o Museu do Douro
A Série Lugares Secretos que Indico apresenta o Comboio Histórico do Douro
O comboio passa por pontes de pedra centenárias, diversas vinhas e oferece vistas esplendidas do Douro enfurecido ou domado.
Um almoço de Domingo VIP no Douro, Portugal
The Vintage House Hotel
Simone Indica Casta e Pasto no Douro Vinhateiro
O melhor restaurante que fui em Portugal: Tasca da Quinta, em Peso da Régua
Isso está longe de ser tudo que essa região tem a oferecer, mas seguindo esse roteiro, garanto um fim de semana magnifico.
No mapa:
Abraços!!!










Comentários
Postar um comentário