Hoje na Série Viagens: Lugares Secretos que Indico, vamos subir a cúpula da Basílica da Sacré Coeur


Bora ver Paris do alto de novo?

 

Todo mundo conhece a Basílica de Sacré Coeur, e ela é avistada de quase todos os lugares altos de Paris. Onipresente em sua formosura, parece um grande bolo branco, uns a amam, mas a maioria dos parisienses implica com a sua arquitetura. By the way, o que poucos turistas fazem é subir a sua cúpula.

La Basilique du Sacré Coeur de Montmartre -
arquitetura romana e bizantina

A Basílica de Sacré-Coeur tem origem na guerra Franco-Prussiana, durante a qual dois empresários católicos franceses, Hubert Rohault de Fleury e Alexandre Legentil, prometeram construir um templo dedicado ao Sagrado Coração caso a França fosse poupada. Como ambos sobreviveram à guerra, deram início as obras deste grande templo. O Arcebispo de Paris, Guibert, embarcou no projeto, e o mestre das obras foi Paul Abadie, que inspirou-se na impressionante igreja românica de Saint Front de Périgueux. Sua construção durou 46 anos, e ela só foi concluída em 1914, embora a consagração tenha ocorrido apenas após o final da Primeira Guerra Mundial.

Eh bien, eu resolvi subir até a cúpula, que é o segundo ponto mais alto de Paris, depois da Torre Eiffel. A vista panorâmica é incrível!! O ticket de acesso custa 8 € e dá direito a visitar a cripta também.

O início da escada que sobe ao domo fica junto com a que desce à cripta, a esquerda da entrada da basílica, onde você compra seu ingresso. São 234 degraus, íngremes e finos, em espiral. A subida é cansativa e meio claustrofóbica, pois não existem lâmpadas ao longo do caminho. Mas tudo bem, pare nos vários pontos intermediários, onde há pequenas janelinhas, e observe a vista da cidade e os detalhes arquitetônicos e decorativos de Sacré-Coeur.

Ufa, enfim no domo! O espaço é aberto e redondo. Venta demais e dá um certo medinho, pelo menos deu em mim que tenho pavor de altura.


Ah, mas que visual!!



Torre Eiffel a esquerda e Montparnasse a direta


Hôtel des Invalides, Torre de Montparnasse e La Madeleine

Arco do Triunfo

Montmartre

La Défense

escadaria da Sacré-Coeur

O Marche Saint Pierre, aos pés da basílica, ótimo para comprar tecidos, aviamento e almofadas.

 
Gárgula para escoamento de água no formato de um bode, que simboliza a luxúria, um dos pecados capitais.
 

 
Montmartrobus, o trenzinho branco que percorre Montmartre
 
 
Place du Tertre - reduto dos artistas
 

Gente, eu adoro os telhados vermelhos de Montmartre!!
Os detalhes arquitetônicos e decorativos da Sacré-Coeur.
 

 











A cripta é bem maneira e misteriosa, com várias imagens sacras preenchendo os corredores em formato de arco romano. Em uma capela encontramos o coração de Alexandre Legentil. Existe ainda um pequeno altar reservado às missas privativas. 

 
 
Funcionamento: todos os dias das 9 às 19h (18h no inverno)
 
Endereço: 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018 Paris
 
Metrô: estações Anvers ou Abbesses
 
 
Não deixem de visitar, muito mais legal que a vista de Notre Dame.


Comentários