Revestimento – a moda do concreto aparente e do cimento queimando


Mega tendência, o concreto aparente e o cimento queimado devem seu sucesso a sua simplicidade, versatilidade, beleza, fácil limpeza e baixo custo. Sobra esse tipo acabamento nas revistas de décor. ADORO!!!

 

Concreto aparente

Esse tipo de “revestimento” é utilizadohá séculos,mas está agora super em voga entre os decoradores.O custo é um dos principais fatores que o faz tão popular. No entanto, também, permite a construção de ambientes modernos, seja com aspecto clean, seja rústico.

Como já dizia Oscar Niemeyer: “o concreto armado nos dá tudo”. Com essa declaração, ele fazia referência à plasticidade do concreto, que uma vez moldado, pode assumir qualquer forma.

Concreto armado: concreto (areia, pedra e cimento) + estrutura de aço (armadura de ferro). Se for usado sem acabamentos é denominado concreto aparente. Ou seja, ele não é apenas um acabamento, mas a própria viga, pilar, parede, laje ou piso da construção. Além disso, é possível utilizá-lo na confecção de alguns móveis, como bancos e bancadas.

viga sem polimento exposta, mega usada no estilo industrial

 

bancada e piso de concreto com acabamento

 



O custo material é “baixo”, pois dispensa outras etapas de obra, como emboço e reboco, e não é preciso se gastar com outros revestimentos.

O concreto leva uns 21 dias para secar, o que é chamado processo de cura. Como é poroso, ele precisa da proteção de vernizes ou resinas para não manchar. Existem diversos tipos: brilhantes, foscos e uns que alteram a cor do concreto.

A manutenção é simples, mas não use sabão ou detergentes, limpe com água sob pressão.

Veja detalhes da “obra” aqui.

 

PacMan, lembra?


o piso de concreto aparente não trinca
como o de cimento queimado


Cimento queimando
 
Diferente do concreto aparente, que é um método construtivo, o cimento queimado é um tipo de acabamento. Por sua flexibilidade e durabilidade, baixo custo e pelas várias alternativas de cores, o cimento queimado é visto das mais simples casas rurais (= vermelhão), até e as mais descoladas moradias.
 
 
O cimento queimado é produzido a partir de uma argamassa feita com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Após a aplicação da argamassa, deve-se nivelá-lo e queimá-lo. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado. “Queimar o cimento” é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida.
 
O cimento queimado, nos quartos, pode gerar muito frio no inverno, e ele não é recomendado no interior dos boxes, porque o material pode reagir com xampu, sabonetes e outros produtos. A limpeza é simples e basta lavar com água e sabão neutro. Em ambientes como salas de estar, fica bom aplicar-se cera.
 
Problema– trincas, por isso ele necessita de juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal, que devem ser aplicadas a cada dois metros. Na prática cada junta é uma trinca proposital.
 
Solução – cimento polimérico, que nada mais é que a evolução do cimento queimado. Ele tem uma aparência mais sofisticada, não necessita de juntas de dilatação, proporciona maior uniformidade na coloração, sua secagem é mais rápida e a manutenção simples. Os principais fabricantes são: Tecnocimento da NS Brazil, MicroCemento da Edfan e Cimento Queimado Pronto da MSET. He, He, claro é mais caro!!
 
 
 

O cimento queimado pode ser feito em varias cores, geralmente tendendo para os tons pastel, ou ainda pode se aproximar bastante da cor branca, se for executado com cimento branco e se o pó de mármore for aplicado na argamassa.
amo de paixão!!
 
 
Uma técnica usada para dar esse efeito é o estuque veneziano, técnica artesanal dos tempos do Renascimento italiano, mescla de mármore e calcário.
 
 


Cimento queimado ou concreto aparente, ambos requerem obras e tempo de cura. Ah, mas há novas opções menos trabalhosas!
 
O já citado cimento polimérico ou texturas cimentícias que não requer mão de obra especializada.

 
massa Eco da Terracor, disponível em 16 cores

Placas cimentícias e porcelanatos

by Mr Cryl



Tintas que reproduzem a cor do concreto, ideais para APs alugados.
 
1 – Cinza Alpino da Coral, 2 – Concreto da Suvinil
 
Inspirem-se!!!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 


amei esse robô da Hocdie

 
 

Fonte principal de pesquisa –Revista Casa Claudia

Comentários

  1. Parabéns pelo seu post, achei ele muito completo. Isso prova a sua dedicação e o quanto vc gosta do que faz!
    Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Simone, está de parabéns!!! Gostei do seu blog porque tem conteúdo de verdade. Isso faz toda a diferença. Continuarei seguindo o seu trabalho! Se puder visite meu blog designitblogit.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, primeiramente parabéns pela publicação, muito bacana.
    Preciso executar uma parede igual a de uma de suas fotos (a 5ª de cima para baixo), você conhece mão de obra que possa realizar esse serviço?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas