Hoje, na Série Lugares Secretos que Indico, faremos um tour no entorno do Ankeruhr, em Viena.


Não é só Praga que tem um relógio famoso, Viena também tem o seu. Hoje, na Série Lugares Secretos que Indico, faremos um tour no entorno do Ankeruhr. O tour “Vienna's Back Streets” do guia Frommer's.
Ankeruhr no Hoher Markt, onde se deu uma famosa cena
do filme “The Third Man



Fiz esse tour no meu último dia em Viena, um belo dia de sol. Curti tanto que não queria ir embora!!


Poucos turistas se aventuram a explorar essa área, que, segundo o guia Frommer's, nasceu do dinheiro pago no resgate do rei inglês Richard I (Coração de Leão), em 1192.

A região é um labirinto de ruas medievais e passagens cobertas, onde alguns dos personagens mais influentes da história andaram. Um show de arquitetura, um passeio cheio de emoções!

Vamos vê-lo ao contrário, que foi como eu o fiz. Vamos começar nos fundos da catedral.
Stephansplatz


Stephansdom


entre para o famoso chocolate Manner

 
 
Daqui seguimos até a Mozarthaus na Domgasse 5.
 
 

Quase em frente, não perca uma linda loja de marionetes.

Siga até a Dominikanerkirche na Postgasse 4.

Ela é a mais importante igreja do início do período barroco de Viena. Achei-a meio sombria, mas interessante com seus afrescos de Roettiers Françoise. Atenção ao belo altar-mor. Não confunda a Dominikanerkirche com a Igreja Ortodoxa Grega de St. Barbara, a poucos passos dela, na Postgasse 10. Beethoven viveu por cerca de um ano em um prédio ao lado da St. Barbara, na Postgasse 8.

 
 
 
Agora, caminhe para o sul da Postgasse e vire à direita no beco que se alarga e dá a Bäckerstrasse, uma rua conhecida por sua imponente arquitetura do século XVIII. Siga Bäckerstrasse até chegar aos limites do quarteirão que é conhecido pelos habitantes locais como o Universitätsplatz, mas está nos mapas como o Dr. Ignaz Seipel-Platz. O edifício rococó que domina a praça é a Aula, um precursor das grandes salas de concertos. Em 1700, as obras musicais eram apresentadas em salas como esta, casas particulares ou nos palácios dos patronos ricos. O Oratório de HaydnA Criação” teve sua estreia aqui, assim como a Sétima Sinfonia de Beethoven. Entrem na belíssima Jesuitenkirche.
 

 
 
 
Agora, se embrenhe pelas ruas medievais Bäckerstrasse, Sonnenfelsgasse e Schönlaterngasse. Na altura do número 3 da Köllnerhofgasse, vire a esquerda no beco sem saída, chamado Grashofgasse. No final, há na parede um afresco restaurado do Stift Heiligenkreuz, um mosteiro cisterciense do século XII a 24km a oeste da cidade. Aqui há uma arcada, que está geralmente aberta, que conduz ao pátio público de paralelepípedos chamado de Heiligenkreuzerhof. Ele é um complexo eclesiástico do século XVII com um aglomerado de apartamentos dos monges e a diminuta capela barroca de St. Bernard. Adorei a paz desse cantinho em pleno coração de Viena.
 


Passeie pela interessantíssima Fleischmarkt, e na Griechengasse 5 admire a Igreja Ortodoxa Grega, construída em 1805.

Jugendstil na Fleischmarkt

 
 
 
 
 

Daqui, fugi do roteiro do Frommer's e fui para o famoso Triangulo das Bermudas, cheio de bares que “bombam” à noite. Meu destino era a Igreja de São Ruperto, a mais antiga da cidade. Contam que perto dessa igreja havia uma livraria onde Hitler se iniciou no misticismo e aprendeu sobre a Lança Sagrada!

 
 
 
 

Visite então o Hoher Markt, onde você pode fazer um lanche, tomar um delicioso sorvete e ver o Ankeruhr. O Ankeruhr é um relógio de 4 metros com uma ponte de sete metros que conecta as duas partes dos edifícios. Este trabalho Art Nouveau foi criado por Franz von Matsch, entre 1911-14, e o mecanismo do relógio foi criado por Franz Morawetz. Como uma homenagem a personalidades vienenses famosas, há figuras feitas de cobre no relógio. Sobre a cabeça dessas figuras você pode ver a hora atual em algarismos romanos. E acima disso, há uma escala horizontal para mostrar os minutos. A cada hora cheia, você pode ver uma personalidade atravessar a ponte. O destaque é ao meio-dia, quando há o desfile de todas as figuras.

 

Em frente fica a fonte Vermählungsbrunnen, que foi construída por Johann Emanuel Fischer von Erlach, em 1732. Ela consiste principalmente de mármore e bronze e é dedicada ao casamento dos pais de Jesus Cristo, Maria e José.

 

Agora vá para a Judenplatz, que foi o coração do gueto judeu nos séculos XIII -XV. Ela é agora o lar de vários pontos judaicos importantes, incluindo um Memorial do Holocausto, um  Museu Judaico, e as escavações de um sinagoga do séculos XIII encontrada ao acaso em 1990.



no caminho

 
 


esculpido com prateleiras de biblioteca estilizadas para
representar a tradição acadêmica do Povo do Livro



ao redor da base do monumento estão gravados os nomes dos lugares em que os judeus austríacos foram mortos durante a era nazista, emocionante!

Daqui, você pode seguir até a Graben, ou visitar as igrejas Maria am Gestade e Am Hof, neste caso, estique até a gótica Minoritenkirche para ver a cópia da Última Ceia de Da Vinci, encomendada por Napoleão.

 
 
 
 
 
 
 

Bom Domingo!!

Comentários

Postagens mais visitadas