Magia de Natal na Alsácia em 2013! O local onde nasceu a Árvore de Natal.


Esta região por anos oscilou entre pertencer à França e à Alemanha, assim, ainda hoje há um toque germânico em tudo por lá, sobretudo no Natal.

Seus mercados são uma tradição de longa data que tem uma ampla influência sobre as celebrações de Natal em toda a França. O cenário é perfeito: antigas casas em estilo enxaimel ricamente decoradas, uma abundância de luzes, concertos de música clássica nas igrejas, boa comida e biscoitos natalinos de gengibre, e, para completar, flocos de neve dão o clima tradicional de Natal!

Estrasburgo

 
 
 




Colmar


Acho difícil de imaginar uma experiência o mágica.

Riquewihr






Ribeauvillé







Estrasburgo


 


Você sabia que a Árvore de Natal nasceu na Alsácia? Na pequena cidade de Sélestat, entre Colmar e Estrasburgo? C’est vrai! E, as primeiras Árvores de Natal eram decoradas com maçãs vermelhas (símbolo da tentação) e biscoitos semelhantes hóstias (símbolo da redenção).
Estrasburgo




 
História
 
Na segunda metade do século XVI , os líderes da Reforma Protestante recusavam-se a usar presépios durante o Natal, e, então, passaram a incentivar a tradição das árvores, que não retratam personagens bíblicos. Isso explica por que elas se espalharam rapidamente por todos os estados do norte da Europa, como a Alemanha e a Escandinávia.

Assim na região da Alsácia, que no século XVI era vizinha dos ducados de Lorena e Áustria, a tradição de se montar as árvores decoradas na véspera Natal se manteve durante todo o século XVII e XVIII. Já no resto da França, essa tradição se perdeu.

Foi a partir da guerra franco-prussiana (1870-1871) que a árvore começou a se tornar popular no resto do país. Isto se deveu aos imigrantes que fugiram da Lorena e da Alsácia por recusarem-se a se tornar prussianos. Com eles veio a tradição germânica da Árvore de Natal.

Já na Inglaterra, foi só após o príncipe Albert, de origem alemã, colocar uma Árvore de Natal no Palácio de Windsor, no início da década de 1840, que esta tradição se estabeleceu.
 

Eles são os mais antigos da França, e remontam a 1570, quando a capital da Alsácia não era francesa. São conhecidos como "Christkindelsmärik", e realizados na Cidade Velha. Há cerca de 10 mercados espalhados por quase 5 km.
 
 
 
 
De 29 de Novembro a 31 de Dezembro de 2013
 
De Segunda a Sexta: 10 às 20h
Sábado: 10h às 21h
Domingo: 10h às 19h
Fechado 25 de dezembro
 
 
Em Colmar existem 5 pequenos mercados em lugares diferentes da cidade, cada um com um tema diferente: objetos de arte e livros na Place de l’Ancienne Douane (dentro do Koïfhus), brinquedos e diversões para as crianças na Petite Venise, comidas na Place Jeanne d’Arc e por aí vai.
châlets



De 22 de Novembro a de 24 de Dezembro
 
Domingo a Quinta-feira: 10h às 19h
Sexta e Sábado: 10h às 21h
 
Na pequena cidade medieval de Riquewihr tammMarché de Noë.
 
De 30 de Novembro a 29 de Dezembro
 
De 10 as 18.30h dia de semana, Sáb e Dom de 10-19.30h
 
 
Mais a viagem vale a pena para visitar uma atração em particular: La Féerie de Noël. Uma loja perto da torre com um enorme Nutcracker na entrada e a maior, e melhor, seleção de decorações de Natal da Alsácia. Em um cenário que imita um mercado de praça com pequenas casas de madeira, Árvore de Natal e neve, há de tudo: decorações em madeira, vidro, estanho, palha, uma grande variedade de enfeites de mesa, jogos americanos, portas-vela, bonecos quebra-nozes e a edição limitada" Rêve d’enfance" da Käthe Wohlfahrt.
 
 
 
 
 
 
 

Tudo um sonho!!
 
Veja mais Natal na França e pelo mundo no post anterior e em Feiras de Natal pelo mundo e Nós sempre teremos Paris.
 
Bon Voyage!





Comentários

Postagens mais visitadas