Simone indica La Pineda em Barcelona


Em Barcelona, comi bem em diversos restaurantes moderninhos que misturam a culinária clássica com toques contemporâneos. Mas, o que gostei mesmo foi de conhecer cantinhos históricos. Quanto mais velho, melhor! Assim, andando no Barri Gòtic me deparei com o La Pineda. Entrei e comprei diversas charcuterias que se provaram divinas. Curioso foi que, ao pesquisar para o post, descobri que La Pineda hoje vive de turistas que pensam como eu, já que, em Barcelona, os estabelecimentos tradicionais e de qualidade têm sofrido com a concorrência das novas deli.


La Pineda foi fundada por Francisco Mir, que contratou José Segovia como gerente. Graças à qualidade de seus produtos, aos seus pros, e ambiente agradável ela fez sucesso e era frequentada, entre outros, por artistas como Mario Cabre, Ferran Adrià e Manolo García. Em 73, Francis morreu, e desde então José Segovia e seu sobrinho se tornam os proprietários de La Pineda.


Lá você vai encontrar o sabor tradicional espanhol, com uma variedade de conservas enlatadas, um bom presunto ibérico, pata negra, anchovas, etc. No entanto, a charcutaria é notável, também, pela sua decoração natural desordenada e colorida. Uma parcela do teto é em arco, com ganchos, a fim de pendurar vários tipos de carnes curadas. A luz brilha através dos presuntos pendurados. Há enlatados de azeitonas verdes empilhadas umas sobre as outras e garrafas de vários licores formando uma pirâmide. Um esplendor!


Calle del Pi, 16. Bairro Gótico de Barcelona

Indico demais para comprar charcuterias e “tapear”.

Comentários

Postagens mais visitadas