Um guia (grátis) de visita ao Museu do Prado, em Madri
Caros amigos, todos sabem que o Prado é um dos museus com o melhor acervo do mundo. No entanto, ele é enorme e está sempre bastante cheio. Desta forma, lhes digo que para aproveitar totalmente essa experiência (sua visita, claro), você precisará de uma certa astúcia. Neste post, pretendo lhes dar o "pulo do gato".
Antes de tudo, reserve sua entrada pelo site quando ainda estiver em casa. Se quiser conhecer os 3 grandes museus de Madri (Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza) compre no site o ticket chamado Abono Paseo del Arte (25,60€). É um combo para visitar os 3 grandes que lhes garante a economia de um "par de euros". Mas atenção: na hora da compra, no site do Prado, há uma pergunta. Que dia você pretende ir ao Prado? Cuidado, caso pretenda visitar um dos outros em data antecedente. O dia escolhido será aquele a partir do qual o seu combo passa a valer. Eu marquei a data de visita ao Prado, mas antes queria ir ao Thyssen. Rolou uma certa confusão, mas no final tudo se resolveu. No entanto, para evitar estresse fique atento a esse detalhe.
Bem, feita a compra, o ingresso vai para o seu email. Você vai imprimi-lo, mas esse não é o papel final com o qual terá acesso. Com esse papel, você deve se dirigir ao museu em cujo site fez a compra, e realizar a troca pelo ingresso verdadeiro. Parece confuso, mas na prática o processo é simples. Só fique atento: as filas para compra de ingressos para o Prado, na hora, são enormes. Todavia, há guinches próprios (quase vazios) para você realizar a sua troca.
Sugiro, que você visite o museu na parte da manhã. Vá até a Porta de Goya (em frente ao Hotel Ritz), as 9:30h, pegue seu ingresso, e se dirija a Porta de Jeronimos (ao lado). As 10 horas, você entrará, passará pelo sistema de segurança, guardará sua bolsa (não é locker, ela fica sob "custódia", portanto leve sua carteira no bolso), pegará seu audioguia, e então a festa vai começar.
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| Porta de Goya |
O Prado tem um acervo mega completo e lindíssimo, todavia dentre os seus grandes masterpieces estão as obras de Goya e Velásquez. Desnecessário dizer que é aí que a multidão se concentra. E, consequentemente, essas são as obras que devemos checar antes do museu lotar.
Com isso em mente, siga esse roteiro, lhes garanto que foi praticamente Goya e eu. Ou, Velasquez e euzinha! Um luxo!!
Da entrada, dobre a direita e siga para o segundo andar, você estará praticamente na "cara do gol". A sala 12 , ou a grande sala de Velasquez, estará na sua frente. Corra para ela. E babe pelo tempo que achar necessário em frente "As Meninas".
Nesta sala, repare também em obras como: Los Borrachos, La Fragua, El Conde Duque de Olivares a caballo, Felipe IV cazador .
Agora 2 apartes: não vou falar das obras em si neste post. Não sou especialista, ademais já inventaram o audioguia (e deixe de pão duragem, é absolutamente necessário pega-lo). Segundo: antes da visita a está sala, e ao Prado, sugiro que conheçam o Palácio Real. Isso, porque na sessão de armamentos (que é esplêndida) do palácio, você verá as armaduras de Felipe IV e outros aqui retratados por Velasquez.
Continuando.
Siga a esquerda até a sala 8A onde destaca-se: Sánchez Cotán, Juan - Still Life with Game, Vegetables and Fruit
Na sala 9A:
The Surrender of Breda or The Lances
e Maíno, Fray Juan Bautista - The Recapture of Bahia de Todos los Santos
Na 10A:
Zurbarán, Francisco de - Agnus Dei
Na 11:
The Drinkers, or The Triumph of Bacchus
Passe novamente pela sala 12, e veja mais Velásquez nas salas 15A e 16.
Na 15:
Na 15A: Las Hilanderas
Nas salas 16 e 17, o destaque são as obras de Murillo
Murillo, Bartolomé Esteban - The Foundation of Santa Maria Maggiore in Rome: I. The Patrician's Dream
Na 16B, estão os
Atenção a Ártemis de Rembrandt e Judith at the banquet of Holofernes de Rembrandt.
Há ainda diversos, e divinos quadros, de Van Dyck. O destaque: Sir Endymion Porter and Anton van Dyck
E, chegou a hora dos primeiros quadros de Goya. Sala 32.
La Familia de Carlos IV
Nas salas 34 a 38, você verá mais Goya. Na 36 as grandes: La Maja desnuda e a La Maja vestida.
Na 38: os retratos de Carlos IV e Maria Luisa.
Agora pegue o elevador e suba. Essas salas, a seguir, mostram uma série de quadros de Goya, todos alegres e coloridos. Essas pinturas foram feitas para serem tapeçarias. Retratam a sociedade da época. Para mim, de longe, o que há de melhor neste museu. Passei um tempão nesta área (salas 85, 90-94).
Na sala 85, você verá as 4 estações do ano e:
Na 94: La gallina ciega
Antes de descer passe nas salas 88 e 89, com belíssimas obras. Destaque (na 88):
Agora, desça até a "planta 0" do museu, e de novo estará na "cara do gol". As salas 64 a 67 apresentam as sinistras pinturas de Goya conhecidas como as "pinturas negras".
Na sala 67: Saturno devorando a su hijo
Na 65, os grande, em tamanho e importância, trabalhos de Goya: El dos de mayo e Los fusilamientos del 3 de mayo de 1808 en Madrid.
Praticamente checado as grandes obras do museu, é hora de uma pausa para um descanso no café do museu (os petiscos e café são bons, mas carinhos).
Continuando... Hora dos italianos. Já na sala 49, você encontrará quadros adoráveis do meu amado Raphael, com destaques para:
Seguindo para a sala 57B, veja: Berruguete, Pedro - Saint Dominic Guzmán presiding over an Auto-da-fe
Entre na 56B e repare em:
Correggio - Noli me tangere
Nela há ainda um quadro da Monalisa do ateliê de Leonardo. Acredita-se tratar-se do melhor ensaio para a obra definitiva do Louvre.
Saia desta sala, e na 57, veja: Flandes, Juan de - Crucifixion
Na 58:
Na 58A:
Retorne para a sala 56:
Siga para a 56A onde está a outra grande obra do museu: Bosch, Hieronymus - The Garden of Earthly Delights
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| descreve a história do Mundo a partir da criação, apresentando o paraíso terrestre e o Inferno nas asas laterais |
Interessantíssima! Parece ter inspirado os surrealistas, anos mais tarde.Repare em:
Já na sala 55B, a minha paixão: Dürer
Retornando a sala 49, seguimos para a direita. Hora de explorar os outros espanhóis.
Na sala 60A, estão as obras de Joaquín Sorolla:
Na 61B, Rosales:
De volta ao elevador, desça e siga para a sala 23. Um belo Tiepolo lhe aguarda:
Agora, siga o fantástico corredor que compreende da sala 29 a 24.
Na 28 e 29, há Rubens:
Adoration of the Magi = 28
The Three Graces = 29
Na 27, uma das grandes obras do museu: o Imperador Carlos V montado a cavalo, de Titian. Amei demais!! Aliás, Titian é o meu veneziano do coração, e no Prado, eu me regalei com belas de suas obras.
Na 26:
Gentileschi, Orazio Lomi de - The Finding of Moses
e Veronese, Paolo - Venus and Adonis
Na 25:
Adentrando agora as galerias 40-44, você vai enlouquecer. Diversos Titian.
Do outro lado do "corredor", visite as sala 3 e 6.
Na sala 3: Poussin, Nicholas - Parnassus
Na 6: Caravaggio - David Victorious over Goliath
Retorne, entre na salas 7-9 para ver José Ribera:
Nas salas 8B-10B, magníficos El Greco:
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| The Trinity = 8B |
Siga até a sala 51A:
Bermejo, Bartholomew - Saint Dominic of Silos enthroned as Bishop
E, 51C: Anonymous - Hare Hunting. San Baudelio in Casillas de Berlanga
Antes de sair do museu, como um bônus, visite:
Era isso! Abraços!
PS: essa visita, feita com toda a calma do mundo, dura cerca de 4 horas. Mais um motivo para você ir de manhã, bem descansado.
PS2: a ordem dessa visita não se relaciona a temas, nem cronologia, trata-se de uma forma de poupar tempo e "perninhas". Já as obras em destaques são aquelas descritas como as melhores pelos especialistas.



















































































Eu simplesmente amei o seu post e agradeço muito pelas dicas, vou segui-las à risca!! É muito dificil encontrar um roteiro de um meuseu que nos diga o caminho a seguir para ver os highlights como voce fez. Parabéns!!!
ResponderExcluirObrigado, Lilia. Preparei esse roteiro para otimizar minha visita e decidi dividir c/ vcs. Chegue cedo e boa viagem!!
ExcluirVou seguir suas dicas! Muito obrigada!
ResponderExcluirSiga sim, voltei em 2020 e fiz tudo igual. Que museu!!! Boa viagem!
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