O que experimentar nos Mercados de Natal da Alsácia


Olá! Confesso que achei os quitutes e enfeites mais interessantes nos Mercados de Natal da Alemanha, mas ok. Vamos ver o que comer, beber e comprar nos Mercados da Alsácia.






Em todos os mercados e lojas da Alsácia vocês encontrarão as Mannala (homem)/Schnakala (mulher), que são os pequenos pães em formato humano.



Kouglof também é figurinha fácil no Natal da Alsácia. É uma espécie de bolo em forma de coroa. Feito com uvas e amêndoas, eles são meio secos e devem ser comidos com café.




Há também a berawecka que é uma especie de pão de cereais.




Os bretzels. Bem, menos gostosos que os pretzels alemães.




No entanto, são tão populares que estão até no décor.



Pain d`épices e foie gras.






Beignets são uma espécie de sonho ou bolinho de chuva com açúcar em volta. Há, ainda, alguns recheados com geleia ou chocolate. Esses eu comi na na Alemanha.


Um conselho: experimentem as baghettes torradas cobertas com queijo Munster e bacon. Muiito bom!! 

Comprinhas de guloseimas para trazer para casa: Foie gras, salames e afins, geleias finas e, claaaro, vinhos!!





Para beber, a vedete é o vin chaud com especiarias que, como já contei aqui, achei muito mais gostoso na Alemanha. Todavia, bebê-lo é quase obrigatório, já que eles esquentam até a alma.

Apesar de ter comido muita coisa boa nos mercados, fiquei com a impressão que os melhores quitutes são vendidos na lojas, sobretudo os doces e pães.




Nesta viagem, também, visitei outras Mercados de Natal franceses em Paris e Lille. E, reparei que em ambas as cidades as barracas com quitutes da Alsácia são os mais procurados.

Em Paris, é possível se encontrar comidinhas de toda a Franca, e lhes aconselho a provar as da Bretanha. Delícia!!








Em Lille, as comidas que se destacam são semelhantes as encontradas na Bélgica. Mas, optamos por uma sopinha com espumante. 

E, não deixem de provar as cervejas, com destaque para: a Abbaye de Lille, a Saint-Landelin e muito boa Goudale.







Para comprar nas barraquinhas alsacianas, além dos itens gastronômicos típicos e dos vinhos, há itens de decoração natalinos muito fofos, sabonetes, casinhas de madeira tipo as de enxamel da região, bonecas, tolhas, artesanatos em geral, e muito mais. Tudo original, e na Alsácia, diferente de Paris e de alguns estandes da Bélgica, não há itens made in China. Li, inclusive, que nesta região e na Alemanha a maioria dos mercados só permite a venda de itens artesanais.



Essas lanternas estão espalhadas por todos os mercados da Europa que visitei.



Assim como essas luminárias estranhas.


Agora, a minha dica é: se você quiser comprar enfeites de Natal, procure nas cidades da Alsácia pelas lojas Féerie de Noel, que são da famosa (e linda) käthe Wohlfahrt alemã.



Beijocas!!

Comentários

Postagens mais visitadas