A Catedral de Estrasburgo: “um prodígio do gigantesco e do delicado”.
Olá! Até hoje a minha catedral preferida no mundo é a Catedral de Siena, mas a Cathédrale Notre-Dame de Strasbourg com certeza entrou para as TOP 10.
Nas palavras de Victor Hugo: “um prodígio do gigantesco e do delicado”. Gigantesca com certeza, inclusive até o século XIX era a o edifício mais alto do mundo católico. Delicada? Demais, reparem no aspecto de renda da sua fachada.
São muitas esculturas e todas super detalhadas.
Uma característica das esculturas da Catedral de Estrasburgo, é a expressividade das suas feições, que são bem-humoradas, as vezes até debochadas.
E, como tudo que é belo, pode ficar magnífico, recentemente a sua fachada teve a iluminação aperfeiçoada. O resultado, para o Natal 2016, ficou de cair o queixo!
Um pouco de história:
Desde os tempos de Clovis (primeiro rei da França), já havia neste local uma igreja. Mais tarde, em 1015, construiu-se uma basílica no estilo românico. Alguns anos depois, ela foi destruída por um incêndio. Decidiu-se, então, construir outra no seu lugar. A obra durou de 1176 até 1439. Ou seja, foi quase 300 anos de construção, o que explica que haja nela uma discreta influência românica, além do predominante gótico.
A visita:
A nave
Foi construída entre 1240 e 1275, em estilo gótico, inspirada na Basílica de Saint-Denis.
Ela tem 64 metros de comprimento e 32 metros de largura.
Quase todos os vitrais da catedral são originais, sendo que os mais antigos datam do Século XIII.
| La Vierge de Strasbourg, o mais recente vitral, de
1957, doação do Conseil de l’Europe |
Tudo muito bem preservado.
As esculturas.
A rosácea foi colocada entre 1284 e 1318.
A Pia batismal de 1453.
gótico flamejante
|
Há um misto de estilos na catedral, gótico e românico, que pode ser observado na altura do transepto: ao norte, estão os vitrais mais antigos da catedral (do final do século XII) que são românicos, e a parte sul do transepto é gótica, marcada pelo relógio astronômico e o Pilier des Anges.
O Pilier des Anges
Ele foi construído entre 1225-30, e é uma das obras-primas góticas da catedral. No pilier está representado o Julgamento Final com uma enorme riqueza de detalhes. Mérito dos operários de Chartres que foram trabalhar em Estrasburgo.
Ao lado, o grande destaque da cidade: o Horloge Astronomique (Relógio Astronômico).
Em uma palavra: fantástico!!
Ele é tão grande que fica difícil fotografá-lo por inteiro.
Foi construído em 1570 pelo matemático Conrad Dasypodius, mas ficou fora de uso durante a Revolução Francesa. Só voltou a funcionar em 1842.
O relógio entra em movimento às 12:30h, quando os 12 apóstolos desfilam diante de Jesus, que os abençoa três vezes, antes de abençoar os espectadores.. Mais cedo, ao meio-dia, um filme mostra a história do relógio em diversos idiomas.
A entrada para ver o desfile dos apóstolos começa 11:20h, pelo portão norte. Tarifa: 2 euros, e são vendidas das 9-11:30h no estande de venda de cartões postais. E no caixa no lado sul das 11:50-12:20h.
Eu fiquei satisfeita só de vê-lo parado, e resolvi não ir na hora do "show", já que falam que o filme é meio chato.
Depois do relógio o que mais gostei foi do órgão: magnífico!!!!
Ele data de 1385, e foi restaurado em 1714. Mas,
o que o diferencia de todos os outros é a sua caixa que, além das cores
fantásticas, tem os “bonecos”. Eles eram usados nos dias de Pentecostes. Na Idade
Média, uma pessoa se escondia dentro do instrumento e manipulava os bonecos: um
tocava a trombeta; o do meio, Samson, fazia rugir o leão; e o último era o Rohraffe, que cantava, gritava e provocava a multidão no meio do sermão.
Como eu fui em Dezembro, durante o Mercado de Natal, tive um bônus. Apenas nesta época, ficam expostas várias, e lindas, tapeçarias super antigas.
E, há, ainda, o presépio de 1907 com 5 cenas: a Anunciação, a Visita, a Natividade, a Adoração dos Rei, e a Apresentação do Templo.
A entrada não é paga; a catedral abre diariamente das 7-11:20h e das 12:40-19h. É possível, também visitar a plataforma que fica na torre octogonal. Esse espaço foi construído em 1384, e separa duas torres quadradas (de 1340 e 1365).
São 332 degraus, e uma altura de 66 metros. Não tive vontade de encarar, mas as fotos da vista que já vi são lindas. Ela abre de Abril à Setembro, todos os dias, de 9:30-20h; de Outubro à Março das 9-19:15h. Tarifa: €5.
Na Place du Château, fica o modelo da catedral de bronze em 3D. Ele é obra do escultor alemão Egbert Broerken.
Bem, como imagens valem mais que mil palavras, fico por aqui, Tenho certeza que na sua viagem a Estrasburgo, você não vai deixá-la de fora. Só mais uma dica: vá assim que ela abre para pegá-la mais vazia.
Abraços!!


Comentários
Postar um comentário