Os doces típicos de Braga e onde come-los
Em Portugal, a boa gastronomia é quase uma especie de religião. Alias, religião e comida se misturam nos doces conventuais. Assim, não é de se espantar que, em Braga, exista uma lenda relacionada a um doce. E, esse doce é o pudim abade de Priscos. A tal lenda conta que, em 1887, Manuel Joaquim Machado Rebelo, mais conhecido por Abade de Priscos, foi convidado para cozinhar para a família real e D. Luís I. Foi quando surgiu a mística receita do pudim, que é uma espécie de bolo com toucinho. O rei gostou do resultado, e, consequentemente, chamou o cozinheiro para lhe parabenizar. Aproveitou e quis saber qual era o segredo do prato. O Abade sorridente e misterioso informou: "Era palha, Real Senhor!". "Palha!?", disse o Rei. "Então dás palha ao teu Rei!?" O Abade fingiu-se de envergonhado e, com sorriso maroto, esclareceu: "Real Senhor! Todos comem palha, a questão é sabê-la dar… ” Espertinho este Abade, não? O fato é que a receita original até hoje é encoberta de mistérios.
Mas, não é só por essa curiosa história que os turistas querem conhecer o famoso pudim. Ele é bom, muito bom!! E, o melhor lugar para comer essa quitute típica de Braga é na Pastelaria Ferreira Capa, uma das mais antigas da cidade.
Doce na medida certa!
Nos finais de semana, também, há brunch.
Endereço: Rua dos Capelistas 45. Abre diariamente das 8-20h.
Outro doce relevante na cidade é a Tíbia de Braga, com seu formato fálico e sabor único. O lugar para prová-la e na Pastelaria Tíbias de Braga, que fica coladinha no Arco da Porta Nova.
É nesta elegante loja, aberta em 2015, que o chefe pasteleiro João Benjamim Araújo serve diversos doces, como: fidalguinhos, biscainhos, regalados, Pudim Abade Priscos, Toucinho do Céu, Bolo Mil Folhas Misto, Charlotte de Morangos e até macaron. Mas, são as Tíbias a sua especialidade, inclusive quando João morava na França foi por ela premiado.
Eu provei a tradicional, e amei! Todavia, há outros sabores, como framboesa, avelã, e capuchino.
Endereço: Praça Conde São Joaquim 30/34. Abre diariamente das 07:30-21h.
Em ambas o atendimento é rápido e simpático. E, o melhor: esses doces são bem baratinhos (< de 5 euros).
Não percam!!! São clássicos!
Abraços!





Comentários
Postar um comentário