Nikolaiviertel, uma volta no tempo em Berlim


Berlim é uma cidade incrível!! E, esses foi um dos cantinhos de que mais gostei. Nikolaiviertel é a região mais antiga da cidade. Como fica às margens do rio Spree (próxima à Rotes Rathaus) era, na Idade Média, uma rota de comércio. Assim, séculos atrás ai se estabeleceram comerciantes e artesãos, dando início ao que hoje chamamos Berlim.


Por anos, a arquitetura do lugar foi preservada, mas, como quase toda a cidade, se transformou em ruínas após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. No pós guerra, estando no lado oriental, em ruínas foi mantido por bastante tempo. Em 1981, o governo comunista da Alemanha Oriental resolveu reconstruí-lo, por ocasião do aniversario de 750 anos de Berlim. Prédios originais foram reparados e novas casas construídas com base nos modelos históricos. A reconstrução acabou em 1987. Hoje, andar entre suas ruas com diversas lojinhas, bares, cafés, e restaurante é como voltar no tempo.






















  










No centro de tudo, temos a a Nikolaikirche, ou Igreja de São Nicolau, que é a mais antiga de Berlim. Ela, atualmente, funciona como um museu (entrada incluída no Museum Pass) onde se aborda o papel da igreja no desenvolvimento da cidade. Havendo um audioguia, é possível entender um pouco dos fatos ocorridos na mesma e em toda a cidade. Destaque para os trabalhos de arte medieval coletados de cidadãos berlinenses entre 1514 e 1734. Apesar, de interessante acho que só vale a pena para quem tem o Pass. De mais, pode-se entrar na igreja só para vê-la da porta.




A igreja foi reconstruída  a partir da fachada que foi apenas o que restou após os bombardeios

















Abre das 10-18h. Entrada = 5 Euros.

Para almoço, recomendo o Zum Nussbaum, não pela comida (alemã típica) que é boa.com, mas pelo ambiente. Esse restaurante era originalmente uma estalagem que ficava na Ilha Fischer e cujo prédio original data de 1507. Após ser destruída, ele foi reconstruído na esquina da Am Nussbaum. Gente, experiência única aquelas janelas com cortininha e interior aconchegante todo de madeira. Amei!!










Endereço: Am Nußbaum 3. Horário: das 12–00h.


Na região atentem, ainda, para duas construções originais:


Knoblauchhaus, uma casa barroca construída entre 1759-60 para a família Knoblauch. Após reforma em 1835, ganhou a aparência neoclássica que podemos ver atualmente.





Ephraim-Palais foi originalmente construído entre 1762 e 69 para o banqueiro judeu Veitel Heine Ephraim que financiava o rei Frederich II. Foi reconstruído a 12m de distância do local inicial e foram utilizadas partes originais da sua fachada.


No seu entorno, reparem em dois belos prédios:


A Altes Stafhaus




A prefeitura toda em tijolos vermelhos que foi construída entre 1861-69, com características renascentista.





Veja no mapa as localizações:




Abraços!!!

Comentários