A Igreja de Santa Ana, na Cracóvia
Os poloneses são um povo muito católico, e não faltam igrejas nas suas cidades. Na Cracóvia, vi mais do que uma por esquina, exageros à parte. Algumas são meio sem graças, outras Maravilhosas! Assim mesmo, com letra maiúscula. A Catedral do Castelo Wawel é, por exemplo, uma das mais belas catedrais que já visitei. Ela ficou, coladinha na minha lista, das TOPs com a de Estrasburgo e a da Siena. Além de enorme, suas últimas (na ordem da visita) capelas possuem afrescos deslumbrantes. Uma pena, não podermos fotografar no seu interior. Outra Maravilha é a Basílica de Santa Maria, mas sobre ela falo em outra ocasião.
Hoje, falarei sobre a Igreja de Santa Ana. Ao contrário das duas anteriores que fazem parte de todos guias, posts, etc, sobre a Cracóvia, a Igreja de Santa Ana é pouco divulgada. Acho isso uma grande falha. Ela é deslumbrante.
Há relatos da sua existência que datam desde o século XIV, mas sua aparência mudou ao longo do tempo. Atualmente, é um perfeito exemplar do barroco polonês. Já se fica de queixo caído ao entrar e se deparar com as colunas maciças! E, as pinturas no teto?!? Ohhhh!!!
Seu interior foi decorado em estucos requintados pelo artista italiano Baldassare Fontana no final do século XVII.
Túmulo de São João Câncio, o padroeiro da Universidade Jaguelônica.
Endereço: św. Anny 11.
Abre das 13:30-19h; terça, quinta e sábado das 9-19h; domingo das 14-19h.
Byby!!
Comentários
Postar um comentário