Oito super programas grátis para você fazer em Berlim no inverno
Bora viajar de graça? Bem, não exatamente viajar de graça, mas turistar de graça em Berlim. Poucas cidades no mundo tem tantas opções de atrações 0800 como a capital da Alemanha.
1. Vou começar com o Reichstag, não apenas porque é uma das melhores atarantes da cidade, mas porque, dado o seu caráter instrutivo, deve ser a sua primeira parada na cidade. Sobre ele, dei detalhes aqui.
2. O Mauerpark, onde aos domingos rola um mercado de pulgas e uma feira gourmet. Para mim, o melhor programa de fim de semana da cidade. Detalhes neste post. Mas, por falar em feiras, também merecem destaque a comilança no Maybachufer Market e na Boxhagener Platz em Friedrichshain. O Maybachufer Market é o mercado turco onde se vendem diversos produtos, alimentos, têxteis, e vestuários. Ela ocorre as terças e sextas-feiras ao longo de um trecho do Canal Landwehr no bairro "Kreuzkölln", que é a transição entre o antigo distrito esquerdista-boêmio de Kreuzberg e Neukölln. Uma área há muito povoada por imigrantes turcos, curdos e árabes. Abre das 11 às 18:30h. Na Boxhagener Platz ocorre semanalmente aos sábados um mercado de produtores, bem como um mercado de pulgas aos domingos.
3. Já no entorno do Mauerpark, em toda a Bernauer Straße, por onde passava o Muro, há hoje diversos pontos que ressaltam a sua memória. Adiante, fica o Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer) que inclui a Capela da Reconciliação, um trecho de 60 metros do muro original, e o Centro de Documentação. Neste, há uma loja, banheiros, e diversos documentos e vídeos que nos contam detalhes da vida à época em ambas as "Berlins". Além, claro, de diversos dados históricos e pessoais muito interessantes. Endereço: Bernauer Str. 111. Abre diariamente das 8-22h.
4. A Wilhelmstrasse é uma rua que concentrava vários prédios nazis, e onde ainda podemos ver o antigo prédio da Luftwaffe (Wilhelmstraße 97), além das plaquinhas espalhadas por todo o trajeto. Pertinho, fica a Topografia do Terror que fica no edifício onde uma vez esteve a Gestapo, o comando da SS (organização paramilitar ligada ao partido nazista), o serviço de segurança nazista, e a central de segurança do Reich. De arrepiar!! Entre para ao menos tentar entender ” Porque eles fizeram isso?”, “Como faziam?”, “Porque as pessoas aceitavam?”. Endereço: Niederkirchnerstraße 8. Abre diariamente das 10-20h.
5. Passear pelas ruas de Nikolaiviertel. Detalhes aqui.
6. Tirar uma foto com o "Charlie" e carimbar o passaporte no Checkpoint Charlie. Neste ponto há o Wall Museum - MuseumHaus am Checkpoint Charlie que é pago. Como este retrata um história semelhante ao Memorial do Muro de Berlim, acho que não valia pena entrar.
7. "Comer, comer, é o melhor para poder crescer".... Imperdível são o Bikini Berlin, o andar gourmet da KaDeWe, e o mercado de Street Food no Kulturbrauerei aos domingos.
8. Por fim, o incontornável East Side Gallery, goste você ou não de Street Art. Afinal, se você não tiver uma foto destas no Insta, ninguém acreditaria que está em Berlim.
Outra opção, mas nesta não fui, é o espetáculo grátis na Filarmônica às terças-feira na hora do almoço.
E, aí, já embarcou?!?!
Beijos!
Comentários
Postar um comentário