U Fukiera: o restaurante predileto dos famosos em Varsóvia
Uma dica clássica de viagem é que não devemos fazer uma refeição nos restaurantes das praças centrais e simbólicas de uma cidade. Geralmente, você paga caro e come mal. Em Varsóvia, essa praça é a rynek Starego Miasta, no centro da Cidade Velha (Stare Miasto). É, você já deve ter visto, aquela com um belo casario colorido e a estátua da sereia que simboliza a cidade no centro.
A lenda da sereia: um pescador chamado Wars pescou uma jovem sereia em suas redes e acabou se apaixonando por ela. A seguir, sua amada foi capturada por um mercador rico e mau. O pescador a salvou. Então, ela se tornou humana e adotou o nome de Sawa. Os dois viveram felizes para sempre naquele lugar que veio a se chamar WarsSawa/Warsaw/Varsóvia. Sacou??
Pois bem, é quase imperativo em uma estada na cidade se percorrer a antiga Rota Real e finalizar-se com a visita ao castelo. Noves fora zero, dado que o castelo abre às 10 horas, quando se chega a rynek Starego Miasta, já é hora do almoço. Pensei, pensei "e, agora? O quê planejo". Felizmente, já inventaram o Google. Então, descobri, bem ali na praça a existência do U Fukiera. Dono de vários prêmios e recomendado ano após ano no guia Michelin, ele é o queridinho das celebridades em uma visita a Varsóvia. Por lá, já comeram:Claudia Schiffer, Roman Polanski e Naomi Campbell. E, não é que a sua dona também é uma celebridade?? Magdalena Gessler é a apresentadora do programa Kuchenne rewolucje (versão polaca do programa Kitchen Nightmares) no canal TVN.
Então, foi assim que aconteceu, literalmente, paguei para ver. Por falar em ver, a decoração de sua fachada já enche os olhos!
O prédio onde se localiza é histórico e já foi usado para a produção de vinho no XVI. Com várias salas, lareira se uma decoração acolhedora e criativa., o ambiente não poderia ser melhor.
Obras de arte, pinturas e antiguidades
No dia em que fui, faziam menos 18 graus, e a minha vontade foi cancelar o passeio da tarde e ficar até a hora do jantar.
Até o banheiro é super caprichado!!!!
Para abrir os trabalhos, pedimos vodca. Seguida de vinho tinto, um consomê, seguido de um "monstruoso porco à milanesa". Para encerrar, panqueca com calda de chocolate quente.
Geeeente, os pratos neste restaurante são gigantescos e custam todos do menu menos de 100 reais! Ai, Jesus Cristinho! Posso morar em Varsóvia?!?
O atendimento é cortês e rápido. A frequência, um misto de executivos polacos, famílias e turistas.
Super mega recomendo, sobretudo para um jantar romântico.
Endereço: Rynek Starego Miasta 27.
Abre das 12-22h.
Dicão, hem galera!!!
Abraços e beijos!!!





Comentários
Postar um comentário