Uma viagem, uma cidade, uma ponte: Alte Mainbrücke, Würzburg
A cidade de hoje é Würzburg, que é a primeira, ou última, cidade da Rota Romântica alemã. É também uma das mais bonitas e importantes, sendo a capital do vinho da Francônia. E, é lá que fica a fantástica Alte Mainbrücke.
Essa é a belíssima ponte, sobre o Rio Main (Meno), que liga a cidade velha, na margem direita, à Fortaleza Marienberg, na margem oposta. Alte Mainbrücke significa Ponte Velha, já que ela é a mais antiga de Würzburg.
A primeira ponte neste ponto foi construída por volta de 1120, todavia por ser de madeira a mesma foi parcialmente destruída durante as cheias de 1342 e 1442. Assim como pela ação das chamadas "tribos holandesas", troncos que eram transportados no rio. Ao longo dos anos, ela passou, então, por vários reparos, e foi somente em 1476 que Príncipe-Bispo Rudolf von Scherenberg ordenou a construção da atual ponte de pedra. No entanto, pela falta constante de verbas, a ponte só foi concluída em 1703.
Você deve estar se perguntando "mas, o que essa ponte tem de tão especial?" Ocorre que no final da década de 1720, após a morte do Príncipe-Bispo Christoph Franz von Hutten, mandou-se erguer seis estátuas na ponte, para que ela se assemelhasse a Ponte Carlos (Karlův most), de Praga.
Inicialmente, as estátuas barrocas de santos foram erguidas no lado sul da ponte. Em 1729, Friedrich Karl von Schönborn liderou a continuação do projeto, e assim mais estátuas de santos e governantes com destaque na historia de Würzburg foram adicionadas ao lado norte.
Infelizmente, em 2 de abril de 1945, às 16:45h, o quarto e o quinto arco da ponte foram explodidos pelos alemães afim de se atrasar os avanços das tropas americanas. Como sabemos, esses não foram contidos, pois rapidamente os Aliados construíram uma ponte de viga de aço sobre o Rio Main. Triste, né? Mas, para o nosso prazer, a Alte Mainbrücke foi reconstruída de abril a julho de 1950, e em 1978 todas as estátuas, minunciosamente restauradas, foram recoladas em seus lugares.
Em junho de 1990, ela foi fechada aos automóveis. E, no verão de 2010, a Alte Mainbrücke serviu como local de filmagem do filme de aventura "Os Três Mosqueteiros", depois de já ter aparecido na comédia "Lammbock - Alles in Handarbeit", de 2001.
Atualmente, a ponte para pedestres e bicicletas tem 8 arcos de pedra, comprimento de 185 metros, e 7,5 metros de largura. Mas, como falei seu maior chamariz são as estátuas barrocas com cerca de 4,5 metros de altura e figuras de arenito. No lado sul, seus pilares são adornados com o emblema do Príncipe-Bispo Christoph Franz von Hutten. Já no lado norte, há cinco bases de estátuas que suportam o brasão do Príncipe-Bispo Friedrich Karl von Schönborn. Ademais, o seu monograma está presente na estátua de São José.
As estátuas do lado norte:
- Rei franco Pippin, o Jovem, pai de Carlos Magno
- St. Friedrich, um bispo pouco conhecido e um dos santos padroeiros do Príncipe-Bispo Friedrich Carl von Schönborn
- São José, representado com um jovem Jesus
- São João de Nepomuceno
- São Carlos Borromeo, um dos mais importantes representantes da Reforma Católica e o segundo padroeiro do Príncipe-Bispo von Schönborn
- Imperador Carlos Magno
As estátuas do lado sul:
- São Totnan, (nascido na Irlanda e martirizado em Würzburg em 689), foi junto com Kolonat o companheiro de missão do Bispo Kilian. Ele é co-padroeiro da diocese de Würzburg
- São Kilian, por excelência o apóstolo da Francônia
- A Santa Virgem Maria, descrita como Patrona Franconiae (Herzogin von Franken – Duquesa da Francônia)
- São Kolonat, um dos apóstolos franciscanos
- O Santo Burkard, primeiro Bispo de Würzburg
- São Bruno, Bispo de Würzburg e construtor da Catedral de Würzburg
Entretanto, não são só as estátuas que aproximam a Alte Mainbrücke da Karlův most... Ambas estão sempre cheias de turistas, há pessoas tocando músicas, e há belas vistas. No caso da Alte Mainbrücke, de um lado temos a Domstraße com a Catedral ao fundo. Do outro lado, sobre a colina atrai o nosso olhar a Festung Marienberg, que serviu de residência aos Príncipes-Bispos de Würzburg no período de 1253 até 1719, e a bela Wallfahrtskirche Käppele.
Todavia, diferentemente da Karlův most, a Alte Mainbrücke tem uma atração para lá de especial: o Alte Mainmühle. O Alte Mainmühle (Moinho Velho) é um restaurante que fica debruçado na ponte. Sua varanda encantadora oferece vistas de tirar o fôlego da fortaleza rodeada por vinhedos e da própria ponte. O lugar mais romântico para se assistir ao pôr-do-sol em Würzburg (reservas são super recomendadas, se quiser um lugar na varanda).
O velho moinho que dá nome ao restaurante
Logo na entrada da ponte, o Alte Mainmühle tem também uma espécie de portinha onde você pode comprar o seu vinho e degustá-lo sentado na muralha ou mesmo dando um voltinha na Mainkai, o boulevard ao longo do rio.
E, então, já tá pronto para embarcar?!?


Comentários
Postar um comentário