A série O Mundo Visto por Lentes Cor de Rosa apresenta: uma tarde fashion em Florença!!


Bom dia amiguinhas fashion, a Série O Mundo visto por lentes cor de rosa hoje vai falar da chiquérrima Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella, que fica em Florença.
Segundo a Danuza Leão toda mulher merece ter ao menos, só para si, um sabonete daí. Pura verdade! Ainda Segundo a Danuza, agora há um lugar em São Paulo que vende os seus produtos.  Olhei na net e vi que há uma filial nos Jardins (Rua da Consolação, 3354). A loja de SP foi aberta em 2006, e é uma das 20 filiais da marca espalhadas pelo mundo. Sua decor imita a loja fiorentina.
Fonte: Veja
Loja de SP, foto da net 
A perfumaria foi fundada por monges dominicanos em torno de 1221, e é a mais antiga do mundo. Na época, eles utilizavam ervas do próprio jardim do monastério para criar medicações e bálsamos. Até o início do século XVII, a alquimia se destinava ao tratamento dos pacientes atendidos no mosteiro, dos pobres aos nobres da família Médici (poderosa dinastia da região), passando pelo poeta Dante Alighieri, aluno dos dominicanos. Mas, em 1612 a farmácia foi aberta ao publico pelo Padre Angiolo Marchissi, e desde então virou sinônimo de luxo e qualidade. Na verdade, se acredita que foram os monges que pela primeira vez trocaram o óleo por álcool na composição de colônias.

No século 19, os monges abriram mão do negócio para se focar na vida eclesiástica e a administração da marca passou as mãos da família Stefani. No entanto, até hoje alguns produtos ainda são feitos com base na fórmula original do século XVII.
Carro-chefe da marca, a Acqua di Colonia di Santa Maria Novella, utiliza a fórmula da Acqua della Regina, desenvolvida originalmente no século XVI para atender Caterina di Médici, quando esta foi coroada rainha da França.

 
A linha de produtos artesanais, com produção limitada, não se restringe a perfumes, mas há também cremes magníficos, loções e tratamento para cabelos, além de uma linha para a casa, com velas aromatizadas, pot-pourris, perfumes de ambiente, etc. O mais curioso é o refresco da casa, com teor alcoólico de 70%, à base de balsamita, menta e canela. Basta diluir duas colheres de chá num copo de água e beber. Nunca provei, mas dizem ser muito refrescante.


A entrada da loja de Florença é pela Via della Scala 16, sob um toldo azul. Ela fica no local da antiga capela de San Niccolò (de 1332), e é um belíssimo prédio em estilo neogótico.
·         Horário de funcionamento: loja – de segunda a domingo de 9.30-19.30; museu - de segunda a domingo de 10.30-19:00h
 
·         Visita guiada - Via Reginaldo Giuliani 141, de segunda a quinta de 9-18h
Na entrada ficam os balcões da loja, onde a mulherada faz a festa entre sabonetes, pot-pourri, colônias, suplementos alimentares e vitaminas. A direita fica o museu (de graça), com suas salas com mobiliário e afrescos do século XVII. Este dá passagem para o jardim onde os freis cultivavam as ervas. A segunda sala com seu chão quadriculado e lustres de cristais é fantástica, mas o que eu mais gostei foi da sala de ervas.
Mamy's na perfumaria
 
Eu no museu
 
 


A loja de Florença é linda e fica próximo a Piazza de mesmo nome.
Piazza Santa Maria Novella
Basílica de Santa Maria Novella (entrada por esse arco a direita)
Essa é uma parte chiquérrima de Florença e vale muito a pena andar pelas Via del Sole (destaque: no numero 2 uma ótima loja de departamento e no 37r você achará  bolsas muito fashion na Cellerini) e Via della Spada (destaque: Caffè Giacosa e a Faliero Sarti – loja com echarpes maravilhosas).
Giacosa com boutique Roberto Cavalli ao lado, no triângulo de ouro em frente
 ao Palazzo Strozzi. Olhem a estampa da cadeira!!
O café é da Roberto Cavalli e seus chocolates são maravilhosos e caríssimos. Ambiente frequentado pelas italianas fashion.


Por perto também fica a Via della Vigna Nuova com lojas chiques como: Gianfranco Ferre, Loro Piana, Furla, Cesare Paciotti (lindos sapatos) e a joalheria Mario Buccellati (nº 71r).
Para completar uma tarde bem mulherzinha, passeie sem compromisso pela Via de Tornabuoni, a mais chique de Florença, e não deixe de entrar na Mara Max (loja com afrescos), Gucci, Armani, etc.

Depois siga para Piazza della Repubblica pela Via degli Strozzi, onde encontrará as lojas da Escada, Louis Vuitton, Patrizia Pepe e Dolce Gabbana.

Via degli Strozzi, com o Palzzo Strozzi a direita e arco de entrada para
Piazza della Reppublica ao fundo. Fica em frente a Via della Spada.
Na entradinha logo a direita fica o Colle Bereto 

Nas redondezas da Piazza, vá a famosa Luiza Via Roma (Via Roma 19; roupas e acessórios jovens e modernos). Depois tome um cappuccino em um dos dois clássicos cafés da piazza (Caffe Gilli ou Giubbe Rosse)..

Orquestra tocando em frente ao Giubbe Rosse Caffè Letterario,
com suas mesas vermelhas (fundado em 1897)


L’Antica Giostra della Famiglia Picci

Descansada, volte para Via de Tornabuoni, e vá até a Piazza Santa Trinità. Esta tem uma forma triangular com: a igreja Santa Trinità ao norte (maneirista); o Palazzo Spini do séc. XIV com sua arquitetura medieval (hoje aí fica a loja e o museu Ferragamo); o Palazzo Buondelmonti (do início do período renascentista) com sua loggia de Baccio d'Agnolo. Há, ainda, uma coluna de granito dos tempos romanos, com uma estatua de bronze, do séc. XVI, representando a Justiça no topo. Em frente à igreja fica o Palazzo Bartolini-Salimbeni, renascentista tardio, construído na primeira década do séc. XVI por Baccio d’Agnolo.
A primavera de Pietro Francavilla na ponte Santa Trinitá e a Piazza Santa Trinità ao fundo 

Igreja de Santa Trinità
A Justiça

 
 
Eu não fui, mas para quem tiver tempo, vale a pena entrar no Museu Salvatore Ferragamo para ver sua coleção de sapatos! De uma forma ou de outra, entre na loja, o prédio é belíssimo.
As fotos abaixo são da web: 



Plataforma colorida feita para Judy Garland em 1938



Feita para Carmem Miranda em 1936
 
Daí vá assistir e aplaudir ao pôr do sol na ponte Santa Trinita, com suas belas estátuas (total de 4, 2 em cada extremidade) que representam as 4 estações. 
Da ponte Santa Trinità se assiste ao melhor pôr do sol de Florença, com toda a Ponte Vecchio espelhada no Arno. Uma emoção indescritível!
 
 

Por fim, é hora do happy hour mais fashion da cidade no Colle Bereto (amei, só gente linda!). Ele fica na Piazza Strozzi, pertinho da Louis Vuitton. Aí você escolhe uma bebida do cardápio a um preço fixo que pode variar de 10 a 15 eurosl, e tem direito a um buffet variado de saladas, patês, tartelets, frios, pizzetes e uns dois pratos quentes, independente da bebida que a pessoa escolher. Muito legal e barato esse hábito de happy hour em Florença, às vezes não se precisa nem jantar depois, e tudo pelo preço de um drink!!!
As fotos abaixo são da web, pois sem querer minha mãe, que não foi, ficou com minha câmara na hora do pôr do sol.
 
 
Tudo isso ficava pertinho do meu hotel, o Residenza Fiorentina (Via dei Fossi 12), que eu adorei e indico. Limpo, quarto claro, moderno e amplo, bom café da manhã, pessoal de recepção (24 horas) agradável, e o melhor, além da localização perfeita, muito barato!
Aproveitem as dicas mulherzinha e tenham uma tarde fashion em Firenze, afinal nós merecemos.
Boa viagem!!




Comentários