Cadeiras Thonet

 
Michael Thonet (1796-1871), nasceu em Boppart am Rhein, na Áustria, e viveu no auge da Revolução Industrial. Designer de mão cheia trabalhava perfeitamente as formas curvas por meio de um processo de aquecimento e molde da madeira, sua matéria-prima padrão. Em 1819, fundou a empresa Thonet para produção de seus próprios projetos. Em 1842, registrou sua primeira patente para moldagem de madeira laminada.

 
 
Em 1859, Michael Thonet criou a cadeira modelo 214, seu maior sucesso. Com design simples e funcional e com a beleza dos traços suaves, ela resistiu ao tempo e continua na moda. A peça, que já foi desenvolvida com o objetivo de produção em massa, conquistou, além de casas, muitos bares e restaurantes. Por volta de 1930 já tinham sido vendidos mais de 50 milhões de cadeiras em todo mundo.
Bentwood chairs
 
propaganda na época do lançamento

 

O assento era originalmente feito de palha entrelaçada e elas são desmontáveis.

“… elegância de concepção, pureza de execução e eficácia de utilização, nada melhor foi feito até hoje”
Le Corbusier
 
 
 
Atualmente existem variações do modelo 214. Há aquelas com assento de madeira ou de tecido e adaptação em diversas cores, como dourado, amarelo, vermelho e azul.
com braço
com encosto de palha

novela Morde & Assopra
 
 
Spool chair de Keisuke Fujiwara
 
Mas, Thonet construiu uma grande quantidade de cadeiras com altos padrões estéticos e a produção em série permitiu vender as unidades por preços acessíveis.
 

Bentwood clássica
minha preferida, a Era Chair
 
 
 
A empresa, também cresceu e por lá passaram ícones do design mundial como Josef Hoffmann, Marcel Breuer, Mies van der Rohe e Le Corbusier. Atualmente, ela é dirigida pela quinta geração dos Thonet, com sede em Frankenberg, na Alemanha, onde mantém um museu.

Gente, adoro essas cadeiras...

Inspirações
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
  
 
 
  
 
com Bertoia Diamond
  
 
sensacional essa brincadeira com as cores
 
 
 
Bom Sábado!!

Comentários

Postagens mais visitadas