Carl Larsson e o estilo de decoração sueca
Carl Larsson (1853-1919) foi um pintor sueco a quem geralmente é creditada a popularização do estilo de decoração do país. O que o Rei Gustavo III fez pelo design interior sueco nos séculos XVIII e XIX, Carl e sua esposa Karin Larsson fizeram pela decoração do país no século XX.
Seu lema: decorar casas de uma forma simples e agradável.
Carl e Karin decoraram e mobiliaram esta casa de acordo com seus gostos particulares e suas veias artísticas, além das necessidades da família que crescia (eles tiveram oito filhos).
Carl foi fortemente
influenciado pelo estilo Gustaviano, mas sua versão foi muito menos formal, mais charmosa e familiar. Certamente, o movimento Arts
and Crafts, originado na Inglaterra no final dos anos 1800,
foi à fonte de suas sensibilidades.
Karin
usou sua habilidade e talento para criar uma casa original, desenhando
moveis e criando cortinas,
enquanto Carl fez toda a pintura
da casa.
Em 1898, Carl Larsson publicou um livro de aquarelas celebrando sua casa e família: Ett Hem (A Casa). Com mais de 300 imagens luminosas e coloridas, incluindo fotografias, textos e aquarelas, o livro alcançou leitores de todo o mundo, e serviu para popularizar seu estilo. Lilla Hyttnäs se tornou uma das casas de artistas mais famosas do mundo.
Despretensioso é a palavra para esse estilo, e acolhedor. Gerânios, tapetes e mantas de lã, cestos e potes de pães, mesas cor de palha clara, ferro fundido e esmaltado no fogão a lenha, coleção de porcelana, paredes pintadas com ramos de abeto e vidoeiro...
O mundo copiou o seu estilo. Abaixo uma casa na Carolina do Norte!!
![]() |
| Fonte – Willow Décor |
Se você gostou, compre o livro:
No próximo post, o estilo sueco mais atual e como o compor.





































adoroooo maravilhoso, sem mais palavras
ResponderExcluir