Carl Larsson e o estilo de decoração sueca


Carl Larsson (1853-1919) foi um pintor sueco a quem geralmente é creditada a popularização do estilo de decoração do país. O que o Rei Gustavo III fez pelo design interior sueco nos séculos XVIII e XIX, Carl e sua esposa Karin Larsson fizeram pela decoração do país no século XX.

Seu lema: decorar casas de uma forma simples e agradável.


Carl e Karin eram, ambos, pintores talentosos que se conheceram em uma colônia de artistas escandinavos, perto de Paris. Em 1888, o pai de Karin lhes deu uma pequena casa em Sundborn, a duas horas de carro de Estocolmo, chamada Lilla Hyttnäs que agora é um museu.

 




um conto de fadas


Carl e Karin decoraram e mobiliaram esta casa de acordo com seus gostos particulares e suas veias artísticas, além das necessidades da família que crescia (eles tiveram oito filhos). 



arte folclórica

 
Carl foi fortemente influenciado pelo estilo Gustaviano, mas sua versão foi muito menos formal, mais charmosa e familiar. Certamente, o movimento Arts and Crafts, originado na Inglaterra no final dos anos 1800, foi à fonte de suas sensibilidades.


surge o amarelo e o vermelho no estilo de decoração sueca


 
Karin usou sua habilidade e talento para criar uma casa original, desenhando moveis e criando cortinas, enquanto Carl fez toda a pintura da casa.
 
 

"A casa não está morta, mas viva, e como todas as coisas vivas devem obedecer às leis da natureza, em constante mudança."
Carl Larsson

Em 1898, Carl Larsson publicou um livro de aquarelas celebrando sua casa e família: Ett Hem (A Casa). Com mais de 300 imagens luminosas e coloridas, incluindo fotografias, textos e aquarelas, o livro alcançou leitores de todo o mundo, e serviu para popularizar seu estilo. Lilla Hyttnäs se tornou uma das casas de artistas mais famosas do mundo.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


cama no meio do quarto


Despretensioso é a palavra para esse estilo, e acolhedor. Gerânios, tapetes e mantas de lã, cestos e potes de pães, mesas cor de palha clara, ferro fundido e esmaltado no fogão a lenha, coleção de porcelana, paredes pintadas com ramos de abeto e vidoeiro...

O mundo copiou o seu estilo. Abaixo uma casa na Carolina do Norte!!
Fonte – Willow Décor

 
 
 
  
 
 
 
 
 

Se você gostou, compre o livro:

 

No próximo post, o estilo sueco mais atual e como o compor.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas