Capilla mudéjar de la Iglesia de San Bartolomé, a joia da Judería de Córdoba.


Como dito no titulo, essa capela, em Córdoba, é uma verdadeira joia do estilo mudéjar.

Etimologicamente, mudéjar vem de "Mudayyan" (aquele que foi autorizado a permanecer), ou seja, o muçulmano que permanece em sua terra após a chegada dos cristãos, preservando sua religião, língua e costumes. Já, arte mudéjar é uma expressão usada para se referir a um movimento artístico que combina características hispano-muçulmanas com outros estilos contemporâneos. É o resultado da coexistência das três culturas que formaram a sociedade da Espanha medieval: a cristã, a muçulmana e a dos judeus. 

Um pouco da história da capela: 


Em 1391, como resultado do ataque ao bairro judeu, ou bairro Malburguet, ocorreu uma grande conversão dos mesmos ao cristianismo. Assim, surgiu o bairro cristão San Bartolomë. Nele foi construída, no século XIV, a pequena igreja de São Bartolomeu, que não chegou a ser concluída. A ela foi acrescentada, entre 1399 e 1410, esta capela de estilo mudéjar, que era, então, uma capela fúnebre.

A igreja funcionou até o século XVII. Ficou abandonada por anos, e depois passou por várias restaurações, de forma que apresenta o atual aspecto desde 2008. No momento, ela faz parte da Faculdade de Artes, localizada no antigo Hospital del Cardenal Salazar, que por sua vez possui um dos mais interessantes exemplos da arquitetura civil do século XVIII, na cidade.


Na visita a Iglesia de San Bartolomë, podemos apreciar: a capela, espetacularmente decorada; seu rico pórtico de entrada; e o pátio interno.






No pátio, podemos ler nesta tela sobre a arquitetura e história da capela.






No interior da capela, nossos olhos vão de um canto ao outro, a fim de não perder nada. Do piso original do século XV, com tijolos de vidro e olambrillas, aos rodapés de azulejos geométricos. E, o olhar encalha, a boca se abre e a respiração se prende ao contemplar as paredes com rico repertório mudéjar, que consiste em padrões rendilhados, no escudo da Orden de la Banda, e nas inscrições em louvor a Alá.













Endereço: Plaza del Cardenal Salazar, pertinho do Museu Taurino.






Horário: de 15 de Setembro até 14 de Junho das 10:30-13:30h e das 15:30-18:30h; de 15 de Junho até 14 de Setembro das 10-14h. Não abre domingo a tarde e segunda pela manhã.

Entrada: de segunda a sexta = 1,50€; aos sábados = 2€.

Em tempos em que ouvimos tanto falar de "multiculturalismo" e "intolerância religiosa e étnica", uma vista a Córdoba nos faz pensar que é realmente difícil o convívio de pessoas com hábitos e dogmas tão distinto. No entanto, ao passear pelas ruas da Judería percebemos, e podemos apreciar, a riqueza cultural advinda da coexistência entre os diversos povos. E,é mesmo por isso, que lhes aconselho a vistar todos os lugares nessa região. Continuem acompanhando o blog, que contarei mais...

Abração!

Comentários

Postar um comentário