Era uma vez: um fim de semana hipster em Madri


Olá!! Vocês já viram o inicio do programa de viagem Anota Aí quando a Titi fala "Hoje em dia, está todo mundo atrás de dicas de viagens. E, você, meu amigo está com sorte...". Pois bem, eu diria "Hoje em dia, está todo mundo atrás de dicas de viagens hipsters. E, você, meu amigo está com sorte porque eu tenho obsessão em pesquisar por tais dicas, e agora resolvi dividi-las com vocês". Então, vamos embarcar para a Madri que não está nos guias de viagem.




Para ouvir:


  SEXTA-FEIRA

17h - Comece a sua estada com "chave de ouro" tomando umas e provando umas tapas no El Jardín Secreto de Salvador Bachille.


18h - Pouco antes da hora do pô-do-sol, caminhe pela Gran Via até o Bar Tartán Roof do Círculo de Bellas Artes (Calle de Alcalá, 42). Gente jovem, bonita, animada, e descolada te fará companhia. E, se isso não bastasse as vistas da cidade são estupendas.








20:30h - Vá se divertir um pouco no Micro Teatro Por Dinero, onde ocorrem peças de teatrais com duração de 15 minutos.


23:30h - Faça como os locais e jante bem tarde. Onde? No Taxi a Manhattan. Garanto que irá se deslumbrar com a comida e com a decoração.


00:30h - Siga para o bairro boêmio Malasaña e vá parando de bar em bar. Meus destaques são: o O ‘V Manneken’, que é um antiquário de dia e uma coquetelaria à noite; o Café de la Luz que possui ares berlinês; o belo Coconut Bar; o neogrunge Amor de Madre; o Kikekeller que durante o dia é apenas uma loja fashion de decoração; o The Passenger, onde você pode tomar um drinque em algo tipo um vagão de trem; o bar praiano Ojalá de Andrés; e o  GYMAGE Lounge Resort de onde pode-se desfrutar uma vista privilegiada do bairro.


Mapa com os points de Malasaña:





SÁBADO

9.30h - Comece o novo dia no charmosinho Matilda Café.


10h - Faça um tour pelo "El Retiro", onde não deve deixar de conhecer Los Jardines de Cecilio Rodríguez, o Palácio de Velásquez, e o Palacio de Cristal que alberga exposições já que trata-se de um "braço" do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. Veja detalhes deste passeio aqui. Contemple as "duas faces" do Puerta de Acolá e siga para a Plaza Cibeles.








11h - Faça o tour guiado da Casa de América (Palacio de Linares). Caso não queira pagar pelo tour, conheça ao menos o jardim que é gratuito. Não perca a casa de bonecas onde a enteada dos marqueses brincava.


12h - Na Plaza de las Cortes, pare em frente ao Edificio de Seguros Groupama (Plus Ultra). Ao meio-dia, poderá assistir o seu relógio em movimento.  Ou seja, aos personagens, que representam figuras históricas importantes na cidade como Duquesa de Alba e Goya, fazerem uma dancinha graciosa.


12:15h - Vá comer as melhores croquetas da cidade na tradicional Casa Manolo. Detalhes aqui.


12:35h - Se for o primeiro sábado do mês, não perca um passeio pelo bairro Las Letras., pois poderá desfrutar o Mercado de las Ranas. Neste caso, aproveite para ir de bar em bar, comendo ótimas tapas e bebendo vinhos/carvas. Veja tudo sobre esse passeio neste post.


Em dias de mercado há artistas nas ruas enfeitadas, desconto nas lojas, e a possibilidade de se visitar diversos ateliês dos artistas locais.















Mapa com os pontos de interesse em Las Letras:




12h - Se não for o primeiro sábado do mês, vale mais a pena "mergulhar" na Madri moderna. Logo, siga para o bairro mais chique de Madri: Salamanca. São muitas lojas, cafés, e galerias de artes interessantíssimas para se ver. Não deixe de parar em duas pastelarias: La Mejor Tarta de Chocolate del Mundo e Fonty Madrid (com inspiração francesa). E, almoce, ou melhor, vá tapear no elegante centro gastronômico Platea, localizado em um antigo cinema. Veja neste post uma sugestão de percurso em Salamanca. E, leia aqui sobre o Platea.











13:30h - Conheça a Iglesia  San Fermín de los Navarros em estilo neomudejar. E, visite duas lojas fantástica: a sapataria Un pie en Versalles inspirada na "casa" de Maria Antonieta (fecha às 14h, nos sábados) e a Mantequería Ultramarinos José Gascón, de 1931 e totalmente Art Decó.


14h - Visite o Museo Sorolla instalado em seu antigo estúdio. Detalhes neste post.


15h - Passeie ao longo da Calle de Zurbano que com seus palacetes da Belle Époque é considerada por Andrew Ferren, do New York Times, uma das mais interessantes ruas da Europa. Admire: o eclético Palacio del Marqués de la Oliva; a Embaixada da Suécia, em estilo nacionalista; o  Ministerio de Fomento (antigo Palacio de los Marqueses de Casa Riera); a Academia de las Artes y de las Ciencias Cinematográficas. Siga até o Paseo de Recoleto, pare, então, no Pabellón del Cafe del Espejoinaugurado no Séc. XX, que possui uma decoração em ferro, azulejos, e espelhos do chão ao teto.  Em frente, está o seu restaurante Art Nouveau.


16hVisite Fundación Mapfre onde são exibidas gratuitamente mostras de fotografias, esculturas, pinturas, e moda. Não se esqueça de entrar na sua fofa lojinha La Central.

17h - Depois desta tarde cultural, chegou a hora de comer e beber em lugares bastante cool no bairro Chuenca. Partiu?? A primeira parada é no Dray Martina que se autodefine como um restrôbar de "Gastronomía de calidad en un entorno de diseño". Uma pausa doce na Mamá Framboise.  E, outra pausa doce na divina La Duquesita.



Mama Framboise
La Duquesita

18h - Conheça o Museo Nacional del Romanticismo e seu adorável Café Jardín. Veja como é a visita ao museu aqui.



19h - Vá conhecer o trendy Mercado de San Antón. Dê uma volta pelos seus stands e depois suba para último andar onde fica a La Cocina de San Antón. O curioso aqui é que se pode pode comprar, por exemplo, um peixe no mercado e prepará-lo no La Cocina. Todavia, essa não é a melhor parte. A melhor parte são as vistas e a vibe deste bar/restaurante. Na Happy Hour, seja no descolado espaço fechado, seja na varanda, a frequência é excelente e a animação contagiante.











Veja todo o tour no bairro de Chuenca neste post.

22h - Parta para La Latina. Então, se dirija para o La Taranta, um restaurante/bar onde no subsolo rolam apresentações de flamenco todos os sábados a partir das 23 horas. Quando digo rolam apresentações, não me refiro a nada formal. Ao contrário, lá a atmosfera é descontraída, e a galera levanta e dança. Detalhes neste post.

01:30h - A saideira pode ser no La Lola cóctel bar ou na azotea do ME Madrid Reina Victoria.




DOMINGO

8:30h - O último café da manhã em Madri será em grande estilo, lá no La Rotonda hotel Westin Palace.





10h - Visite o Palacio-Museo Lázaro Galdiano onde poderá ver Goya, El Greco, Velázquez, Murillo, e outros. Além de uma biblioteca com mais de 20 mil livros, e peças decorativas fantásticas.

11h - E, Domingo é dia da feira do Mercado "El Rastro" (das 9 às 15h) e de "latinear". Latinear?!? Sim, beber e tapear em La Latina. Veja o tour completo neste post.









Não deixe de conhecer: o Jardín de las Vistillas; o Jardim do Príncipe de Anglona; a  Real Basílica de San Francisco el Grande que possui a quarta maior cúpula da Europa, perdendo apenas para a basílica de São Pedro e o Panteão de Agripa (ambos em Roma) e para Santa Maria del Fiore, em Florença; a Dalieda de San Francisco, ou seja os jardins no entorno da basílica de onde se tem lindas vistas.




Mapa com as localizações em La Latina:



16h - À tarde, se estiver em Madri na época de temporada de touradas, por favor, lembre-se que um bom viajante não cai nessa de "não conheço, mas não gosto". Vá sim, nem que seja para dizer que não curte. É uma experiencia única, que confesso amei. Veja a minha impressão (e como assistir) aqui. Outra experiencia impar é assistir a um jogo do Madrid no Estádio Santiago Bernabéu. Eu tive a sorte de assistir, neste estádio, a um dos maiores clássicos mundiais: Madrid x Atlético. Foi quase tão bom quanto ao jogo do Barça no Camp Nou, quase... O Wanda  Metropolitano é o novo estádio do Atlético de Madrid e, claro, também merece a visita.

Mas, se você der pouca sorte e na sua visita não houver tourada, nem um bom jogo de futebol, não fique triste... Você pode ir ver a Torre Eiffel, ou quem sabe a Fontana de Trevi, ou mesmo o Muro de Berlim. Calma, calma, eu não pirei, ainda. No Parque Europa há imitações de todos esses monumentos. Quanto ao Muro de Berlim há, mesmo, um pedaço do original. Ele fica na cidade vizinha Torrejón de Ardoz, e lá se chega com o ônibus 224-A (Madrid Avenida de América – Mancha Amarilla), que você pode pegar na Avenida America. A entrada é grátis. Horários: aqui.



19h - O seu último sol poente será no descolado e bem frequentado The Principal Madrid Hotel Terraza.

22h - Jante na hipster Plaza de Mutate, especificamente, no Mutate 12. E, termine a sua estada na cidade no louco bar El Imperfecto.






É isso, pessoal, como Berlim, Paris, Lisboa, e outras, Madri é uma dessas cidades que nunca se esgotam. Então, sempre serão perfeitas para um stopover

Abraços!!!

Comentários

Postagens mais visitadas