Um fim de semana na Veneza que não está nos guias de turismo


Veneza é o tipo de cidade que desperta suspiro e faz sonhar quem não a conhece. No entanto, visitá-la muitas vezes acaba por ser frustrante para alguns. Compreensível, a cidade vive lotada e em alguns lugares possui um ar meio decadente. Mas, o fato é que é possível tornar essa A viagem dos seus sonhos. Querem ver? Me acompanhem...




SEXTA-FEIRA

16h - Chegando na estação de trem Santa Lucia, embarque no vaporetto 1 na Piazzale Roma. Faça um passeio completo no Gran Canal, pois não há melhor forma para apreciar a arquitetura de Veneza.




























Esse tour pelo canal à noite é ainda mais bonito, não apenas pela cidade iluminada, como pelo ar misterioso que nos faz lembrar de tantas histórias passadas na Sereníssima.




17:30h - Dê uma passada na Piazza San Marco, tire as fotos clássicas e tome um café no Ristorante Quadri ou no Caffè Florian. Passe no histórico Harry's Bar para tomar um Bellini no exato lugar onde o famoso drinque foi inventado.












19h - Agora que você já colocou no Instagram as fotos na zona turística de Veneza, e todos seus amigos já acreditaram que você está na romântica cidade, é hora de fugir desse pedaço nada romântico de Veneza. Romântico mesmo será o seu primeiro pôr do sol visto do Skyline Bar do fantástico Hilton Molino Stucky Venice, na ilha Giudecca. Entre no site para ver se no dia da sua visita haverá eventos, pois há ocasiões em que rolam DJ`s. Ademais, para quem faz reservas prévias, o hotel fornece um shuttle free.

23h - Siga para Cannaregio onde rola a melhor balada de Veneza. Faça um tour pelos bacaros que são uma espécie de bares de tapas e vinhos, que em Veneza se chamam cichettis. Destaco: o Vecia Carbonera e La vedova. Termine a noite no Profondo Rosso para punk/rock ou no Al Timon com jazz.

SÁBADO

8:30h - Comece o sábado com um café da manhã gostosinho na Tonolo Pastry ou, se preferir um ambiente mais clean, vá ao Impronta Cafe Restaurant.

9h - Visite a gótica Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari com obras de Titian, Bellini, e Donatello. Além, do monumento funerário de Antonio Canova.





9:30h - Encantem-se com o famoso teto pintado por Tintoretto na Scuola Grande di San Rocco. Na saída, passe na Chiesa di San Pantalon.

10:30h - Aprecie o familiar Campo San Barnaba, onde pode tomar um gelato na Grom e fotografar a encantadora Ponte dei Pugni. Siga para a lendária Cà Macana, onde foram feitas as máscaras do filme "De Olhos bem Fechados". Aproveite para fazer a sua própria máscara em um workshop de uma hora de duração. Não é necessário pré agenda-lo.















12h - Vá perder-se no Mercado do Rialto. Essa região exala charme e animação. Não deixe de passar em todas as ruelas como: a Ruga del Oricifi (Rua dos Ourives),a Ruga Speziali (Ruas das Especiarias), a Riva dell Olio (Cais do Oléo), e o Campo della Pescheria (Praça do Mercado de Peixes). Passe na loja Attombri, e parta para os bacaros, como: Al Merca, Osteria Ai Promessi Sposi, Osteria Alla Ciurma, All'Arco, e Cantina Do Mori. Se ao invés de cichettis, você preferir algo mais exótico, prove o espaguete com tinta de lula, na Trattoria la Madonna. 



Iigreja de San Giácomo del Rialto, a mais antiga de Veneza, fundada em 421
seu relógio é famoso por marcar a hora errada desde sua instalação em 1410






14h - Atravesse a Ponte di Rialto, e conheça a luxuosa loja de departamento T Fondaco dei Tedeschi by DFS. Agende com o concierge sua subida ao topo da loja, de onde as vistas são exuberantes. Ao sair da loja, não deixe de provar os gelatos da Heladeria Suso. 








15h - É hora de visitar o melhor museu de Veneza: o Palazzo Mocenigo, um palácio gótico lindíssimo que alberga o museu de tecidos e trajes. Há, ainda, uma exibição sobre a historia dos perfumes, já que na Idade Média Veneza era considerada a capital dos perfumes.

16h - Da Punta della Dogana, caminhe sem compromisso pela  Fondamenta delle Zattere até a Gelateria Nico. Visite a Santa Maria della Visitazione e Chiesa dei Gesuati. Visite o Squero di San Trovaso. Pare na Cantinone già Schiavi para experimentar os famosos cichettis de Sandra de Respinis, Rainha dos Cichetti.











17hAtravesse a Ponte dell'Accademia e passeie em San Marco, uma região cheia de lojas fantásticas, sobretudo na Calle Larga XXII Marzo, na Salita San Moise, e na Calle Vallaresso. Ccm destaque para: De Marchi Livio, a loja de esculturas de Livio (que faz botas e casacos de madeira que parecem couro); Trois, com veludos e brocado suntuosos; as lingeries de Cristina Linassi; Bevilacqua Mario (brechó); The Merchant Of Venice, uma loja de perfume que fica em antiga farmácia do século XVII; Marina e Susanna Sent que vende joias de vidro murano.















18:30h - O pôr-do-sol pode ser assistido no terraço de um desse hotéis: The Westin Europa & Regina, Hotel Monaco & Grand Canal, ou no Hotel Danieli, cenário de tantos filmes hollywoodianos.







21h – Você pode agendar um jantar/aula de culinária para o seu grupo com a Enrica Rocca, ou ir ao Ristorante Local do chef Matteo Tagliapietra.

23h - Encerre a noite no Campo Stanta Margherita, onde deve parar no The Caffe Rosso e na Osteria Alla Bifora para o último prosecco ou spritz.



DOMINGO

Para o seu último dia na Sereníssima, você terá que escolher entre dois programas:

1. Faça um cruzeiro de um dia com Mauro Stoppa no Eolo, um bragozzo (tradicional veleiro de madeira). Mas, não um cruzeiro qualquer, um que começa com compras de mantimentos no Mercado do Rialto e que inclui uma aula de culinária. As propostas de Mauro são basicamente duas: um cruzeiro acompanhado de vinho e cicheti ou cruzeiro para um almoço/jantar de 3 ou 4 pratos.

2. Vá cedo para Burano, e dá lá para Torcello. Na volta a Burano, atravesse a ponte que a liga a Mazzorbo. Chegando lá, conheça a vincula de Gianluca Bisol. Passeie no vinhedo, desfrute do bar de vinhos, e almoce no belo restaurante que fica em um velho galpão. Nele a chef Paola Budel oferece o melhor da culinária local. Venissa Ristorante.




16h - De volta a Veneza, tome um café no simpático Dodo Caffe, e siga para o Museo Ebraico di Venezia. Faça um tour guiado pelos Ghetto Vecchio e Nuovo. Visite as sinagogas. No verão o ultimo tour ocorre às 17:30h, no inverno às 16:30h. Ao fim do tour, caminhe até a Ponte de Chiodo. Tire belas fotos na única ponte de Veneza que não possui parapeito.

18:30h - Vá tomar um drinque no Pg's Bar - Palazzina G, seja, ou não, você fã de Philippe Starck.

19:30-21:30h - Faça o "Chocolate workshop" da adorável VizioVirtù Cioccolateria. Reservas prévias são necessárias.

22h - O último, e inesquecível, jantar será no The GLAM Restaurant and Bar do chef Enrico Bartolin, que possui 2 estrelas Michelin.

23:30h - Faça o tour noturno no Gran Canal e diga addio a Veneza.

Mapa com as diversas localizações:



Buona Domenica!!!

Comentários

Postagens mais visitadas