A Série Lugares Secretos que Indico apresenta a Casa do Alentejo, em Lisboa
Olá, pessoal!! Hoje, eu gostaria de conversar com vocês sobre a Casa do Alentejo, um dos lugares incríveis que visitei em Lisboa. Infelizmente, e não consigo imaginar o porquê, essa atração turística, que é gratuita, é muito pouco divulgada.
A Casa do Alentejo foi fundada, pela “colônia alentejana de Lisboa”, em 10 de Junho de 1923. Na verdade, nesta ocasião se chamava Grêmio, tendo adquirido o nome atual em 1939, por força da legislação. De uma forma ou de outra, desde de sempre se tratou de um centro cultural dedicado a divulgação da cultura alentejana, na forma de shows, exposições, literatura, etc. Possui, ainda, um restaurante de comida tipicas da região, e um bar.
Ela fica instalada em um edifício que foi possivelmente construído nos finais do século XVII. Entre as décadas de 1920 e 30, esse mesmo espaço recebeu o primeiro cassino de Lisboa. Desta forma, atualmente ainda se pode vistar aquele que foi o famoso Salão dos Espelhos. Todavia, como vocês sabem a região do Alentejo fica próxima a Andaluzia, na Espanha, e também sofreu bastante influência árabe. Assim, o estilo neo-árabe predomina no ambiente, com destaque para o pátio central e a escadaria.
A vista da varanda. A Casa do Alentejo fica em frente a sede do Benfica, que também merece a visita.
Particularmente, fiquei admirada com as belas coleções de azulejos.
É certo que quem conhece os palácios da Andaluzia não ficará assim tão impressionado com essa atração. Mas ainda vale a visita, afinal ela é gratuita e bem localizada.
Endereço: R. das Portas de Santo Antão 58. Fica entre a Praça dos Restauradores e o Largo São Domingos.
Abre diariamente das 10 às 23 horas.
Dica dada. Aquele abraço!!

Comentários
Postar um comentário