Roteiro de vigem a Portugal e impressões gerais
Olá, pessoal! A viagem a Portugal acabou e, hoje, vou dividir com vocês como foi o meu roteiro e algumas impressões deste belo país.
O roteiro (todo feito de trem):
Lisboa - 4 dias
Confesso que conheci lugares muito legais em Lisboa, mas a cidade me decepcionou um pouco. Peguei dias muitos quentes, e os achei meio despreparados para recepcionar tantos turistas. Por exemplo, foram 2 horas na imigração e mais 2 na fila para entrar no Mosteiro dos Jerônimos. Um detalhe: mesmo com o Lisboa Card, não há esquemas de fura-filas nas atrações... Achei um absurdo! Não gostei de Belém! Em linhas gerais, posso dizer que a cidade é divertida, porém "acontece" bem longe dos pontos turísticos tradicionais.
Bate e voltas desde Lisboa - Évora e Cascais/Estoril
Cascais
Achei a cidade muito fofa, mas por demais lotada de turistas e com poucas indicações da localização das principais atrações. Na minha opinião, o melhor de Cascais é a Praia do Guincho.
Évora
Uma bela, porém quentíssima cidade. Na minha visita, infelizmente, o Templo Romano estava em restauração. As demais atrações são interessantes, mas... Sei lá, esperava um pouco mais dessa cidade. O que mais gostei? Da visita a universidade e da refeição no Fialho. Quanto as pessoas da cidade: são atenciosas e cordiais.
Na segunda semana da viagem, comecei a me dirigir em direção ao norte do país.
Primeira parada: 2 dias em Sintra
Na Serra de Sintra, essa cidade sempre foi o refúgio da realeza e dos "endinheirados". Não por outro motivo, a pequena cidade tem castelos e mansões lindíssimas para conhecermos. E, por tal motivo, ela foi descrita como a Disney dos adultos. Acho essa descrição muito adequada, já que embarcamos em um dos dois ônibuszinhos que sobem a serra, e vamos visitando lugares que são cada um mais incrível que o outro!
Como na própria Disney, visitar Sintra é muito cansativo, apesar de delicioso. Um detalhe: a cidade merece no mínimo, no minimo, dois dias de estadia.
De Sintra, peguei um trem de transporte local pequenininho, e onde só haviam portugueses do interior, até Óbidos. Nada, nada turístico. Não havia ar condicionado, mas com as janelas abertas, ficou fresquinho. Fui sentada, com minha mala, e até que achei a viagem bastante "curiosa". E, a estação de trem de Óbidos? Micro, e deserta... Quando cheguei às 19:30h não havia ninguém lá, e estava tudo fechado. Como ela fica no meio do nada, o esquema é o seguinte: agende com um taxista para te pegar lá.
Óbidos
A pequena e formosa cidade medieval é linda, linda!! Merece um noite e um dia de passeio.
| jantar no castelo, hoje uma luxuosa pousada da rede Pestana |
De Óbidos a Coimbra
Coimbra
Coimbra foi uma cidade que me marcou profundamente! Linda, acolhedora, gostosa, e cheia de vida! O plano era passar 2 dias e fazer um bate-volta a Batalha e Alcobaça (de ônibus) para conhecer os mosteiros. Todavia, descobri que a Festa das Latas esperava por mim. A Festa das Latas é uma especie de desfile dos universitários que ocorre no inicio de um período letivo. É como um Carnaval de rua, onde os calouros vão fantasiados, e com latas amarradas aos pés, e os veteranos com seus tradicionais uniformes pretos com as capas "Harry Potter like". Pura tradição, com direito a manifestações politicas! Amei, e depois farei um post próprio sobre ela.
Fado da Turma de Medicina de 1957-58: "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida..." Pura verdade!
Festa das Latas
Chegou a hora do Porto. Aqui, o esquema foi o seguinte: fiquei 3 dias, quando fiz bate-voltas a Viana do Castelo, Braga, e Aveiro. As três cidades são imperdíveis!
Viana do Castelo
A rica e chique Braga
Praia da Costa Nova, Aveiro
Depois o fim de semana foi no Douro Vinhateiro (Régua-Pinhão). Delícia!!
Passeio no Comboio Histórico
Por fim, três dias no Porto, de que gostei muito mais do que de Lisboa.
Em suma; foi uma viagem gostosa e relaxante! E, já devem ter percebido que tenho muitas histórias para contar.
Impressão geral:
1. as cidades do norte do país são mais bonitas e mais agradáveis.
2. os portugueses, em geral, são simpáticos e acolhedores. Todavia, achei que são meio lentos. Ou seja, o ritmo de vida em Portugal é devagar, devagarzinho...
3. por esse fato, os serviços são meio irritantes. Espere, cerca de 20 minutos para conseguir pagar a conta dos restaurante. E, conte com cerca de 1h:30 min para as refeições. Há quem ache isso legal. Eu não, mas no fim me acostumei.
4. Como se bem, muito bem. Todavia, acho que esperava um pouco mais dos famosos doces conventuais e do bacalhau português.
Para por aqui. Nos próximos posts dicas e outras avaliações.
Abraços!
Olá, gostei de suas dicas, mas como reclamou do calor, fiquei curiosa, em que mês que viajou? Obrigada!
ResponderExcluirOlá,Marina. Setembro.
Excluir