A Série Lugares Secretos que Indico visita o Museu da Farmácia, em Lisboa
Olá, pessoal!! Como vocês já devem saber essa série apresenta lugares que são injustamente subestimado pela maioria dos turista. E, o meu objetivo é "abrir os seus olhos" para atrações que certamente merecem a visita.
Bem, hoje, vou lhes apresentar o Museu da Farmácia de Lisboa.
Relativamente a outros países da Europa, o museu lisboeta foi inaugurado tardiamente, apenas em 1996. As primeiras peças que deram origem a coleção foram doadas à Associação Nacional de Farmácias, pelo Dr. Salgueiro Basso à qual se seguiram outras doações de diversos farmacêuticos associados. Entre 1997 e 2010, o museu foi reunindo em leilões nacionais e internacionais uma ampla coleção que atualmente é uma referência internacional, contando com cerca de 5.000 peças.
Por lá, itens sobre a farmácia, e a saúde, de todo o mundo podem ser vistos. Há peças da Mesopotâmia, do Egito, da Grécia e da Roma antiga, dos Incas, dos Astecas, do Islão, do Tibete, da China, do Japão e, finalmente, a Farmácia Europeia desde a Idade Média até 1929.
Ampolas com solutos corados.
Olha a anestesia, aí!!
A história em Portugal pode ser apreciada através das reconstituições de autênticas farmácias portuguesas desde a antiga botica do século XVIII, até à Farmácia Liberal do início do século XX. Muito interessante!
Uma das partes de que mais gostei foi da reconstituição de uma autêntica farmácia tradicional chinesa, oriunda de Macau do final do século XIX.
A exposição continua com as grandes descobertas e avanços científicos no século XX, como a descoberta da penicilina e a nova era dos antibióticos, além da descoberta da sequência da estrutura molecular do DNA. Ela termina com uma área dedicada à farmacêutica no espaço, com os kits de medicamentos que foram a bordo do Space Shuttle Endeavour na missão STS-97, em dezembro de 2001.
Amei as placas antigas!!
Enfim, uma visita relativamente rápida, esclarecedora, e muito interessante. Ademais, a localização desse museu é excelente. Ele fica na Rua Marechal Saldanha 1, muito próximo ao Miradouro de Santa Catarina (ou Adamastor).
A entrada custa 5 euros. Abre de segunda à sexta das 10-19h; aos sábados das 14-18 horas.
Bom domingo!
Comentários
Postar um comentário