As melhores vistas de Lisboa: Miradouro da Senhora do Monte
Tem muita gente que considera que as melhores vistas de Lisboa são as do Castelo de São Jorge. Eu, não. Dentre tantos miradouros que há na cidade, acredito que, de longe, o mais bonito é o Miradouro da Senhora do Monte que encontra-se na freguesia de São Vicente (Graça).
A maioria dos lisboetas, eu sabia, considera o Senhora do Monte o mirante mais interessante da cidade. Todavia, eu tinha resolvido não visitá-lo, a fim de encurtar o passeio no bairro. Acontece, que por engano, ao invés de descer do elétrico 28E na parada Graça, desci na parada R. Graça. Então, resolvi pegar a Rua da Senhora do Monte para conhecer o mirante. Excelente decisão, fiquei encantada!
Nele, há um painel de azulejos indicando os pontos visíveis. Pontos que são: para o sul, o mar da Palha, o Castelo de São Jorge, parte da Baixa de Lisboa e o estuário do rio Tejo; para o poente, do Bairro Alto até ao Parque Florestal de Monsanto; e para o norte, o vale da Avenida Almirante Reis.
A famosa Ponte 25 de Abril
O Cristo Rei
O Castelo
O mirante fica de frente para um jardim com bancos onde se pode sentar para apreciar a paisagem. Ao lado, encontra-se a pequena Ermida de Nossa Senhora do Monte, fundada em 1147 e consagrada a São Gens, bispo que segunda a tradição ali foi martirizado. Foi neste antigo Monte de São Gens que D. Afonso Henriques instalou o acampamento para a conquista da cidade.
A curiosa história:
Frades agostinhos que cuidavam da capela decidiram colocar lá dentro a cadeira de pedra que pertencera ao São Gens, que foi um dos primeiros bispos de Lisboa, na época da dominação romana. Como a mãe do bispo morreu durante o parto, as as grávidas da cidade passaram a acreditar que se sentassem na cadeira teriam um parto seguro. A lenda ganhou tanta força que a mulher de D. João V, D. Maria Ana de Áustria, sentou-se nela quando estava grávida do herdeiro do trono.
Ao lado da capela, repare numa parede, onde há uns azulejos que relembram um país de descobridores, emigrantes, e soldados, verbalizando sentimentos transmitidos àqueles que partiam: “Boa viagem. Lisboa espera por ti”.
Enfim , pessoal uma passeio imperdível.
Abraços!!
Comentários
Postar um comentário